Artigo, Xico Grazziano, Poder360 - O fracasso agrícola de Cuba comunista

Este artigo consta do site Poder360 de hoje. O autor é engenheiro agrônomo, doutor em administração, foi deputado federal, foi presidente do Incra e chefe de gabinete do presidente FHC.

Mais que a escuridão, Cuba está moribunda. Nada a ver com Donald Trump.  A falência do comunismo cubano reside no histórico fracasso da sua agricultura. Cuba está faminta. Play Video De acordo com o anuário agrícola da FAO/ONU (2024), tomando-se como índice-base 2014/2016 = 100, o valor bruto, real, da produção agrícola de Cuba caiu abaixo da metade, passando do índice 100 para 48,4. No Brasil, subiu de 100 para 127,2.

No início, por ¼ de século depois da tomada do poder por Fidel Castro, em 1959, tudo parecia correr bem. Tutorada pela antiga União Soviética, que lhe “comprava” o açúcar, produto principal da agricultura cubana, a um preço extraordinário, o governo conseguiu bancar o custo da ineficiente economia....

CLIQUE AQUI para ler mais.


8 comentários:

Anônimo disse...

E tem uns idotas aqui que ainda apoiam esse regime

Anônimo disse...

Cuba, na retórica canalha de comunistas, é o paraíso terrestre. Mas lá esses fdp não querem morar. COITADO DO POVO, miséria e sem perspectiva nenhuma. Não consegue nem alimentação. Sei q a " LIBRETA " concedia 370 gr de frango POR MÊS. Essa é a DEMOCRACIA CUBANA q Dilma ,Genoino, e Zé Dirceu queriam pra nós em 64. BANDIDOS.

Anônimo disse...

Esse Chiquinho trabalhou parelho contra o Bolsonaro. Só cliquei no post para comentar isso!
É um alkimista ou seja é 13!

Anônimo disse...

Deixa que o MST vai lá e resolve esse problema ! 😂😂😂

Anônimo disse...

Solução muito fácil : se as propriedades rurais são improdutivas, o governo popular e democrático do presidentO lulE deve despachar imediatamente o exército do stédile para cuba,pois só o mst pode invadir e tomar as terras da elite campesina!
Em caso de doença, a exemplar medicina popular da ilha chama os mais médicos e está tudo resolvido!
Essa esquerdalha não perde opotunidade de passar vergonha!
TodEs fazendo o.L

Anônimo disse...

Só fracasso agricola? E os outros? O comunismo é só uma grande, terrível e dolorosa farsa. É a prova cabal de que o socialismo só produz dor, pobreza, miséria e desgraça.

Anônimo disse...

E esse é o projeto que o PT tem para o Brasil, e para toda a América Latina, através do Foro de São Paulo. Pior que tem gente que não enxerga.

Anônimo disse...

E vem aquela máxima: por que ninguém quer fugir PARA Cuba? Só querem fugir DE Cuba....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/