Artigo, especial, Jerônimo Goergen - A política atravessou o samba: quando a festa vira propaganda oficial

Jerônimo Goergen é advogado e presidente do Instituto Liberdade Econômica (ILE)

O Carnaval é uma das maiores expressões culturais do Brasil. É arte, identidade popular, alegria e também uma gigantesca engrenagem econômica que gera empregos, movimenta o turismo e sustenta milhares de famílias. Por isso mesmo, deve ser respeitado como patrimônio cultural e preservado como espaço de criatividade e liberdade. O problema começa quando essa festa, que deveria ser do povo, passa a ser usada como instrumento político, especialmente quando há dinheiro público envolvido. A homenagem feita pela escola de samba Acadêmicos de Niterói ao presidente Lula poderia ser tratada apenas como uma escolha artística, se fosse espontânea, legítima e financiada por recursos privados, como ocorre em tantas manifestações culturais. Mas deixa de ser apenas cultura quando se descobre que existe participação direta de estruturas do governo, envolvimento da primeira-dama e financiamento público por meio da Embratur. A partir desse ponto, a discussão não é mais sobre samba, nem sobre gosto político. É sobre limites, responsabilidade e respeito à democracia.

CLIQUE AQUI para ler mais.


8 comentários:

Anônimo disse...

Trata-se de um " enredo relativo", dentro de uma"democracia relativa", sob os olhares de uma "justiça eleitoral relativa".
Enquanto isso , o INSS e seu sistema informatizado "relativo", continua massacrando e debochando do povo
TodEs fazendo o L

Anônimo disse...

Dinheiro público para show do Gustavo Lima , Zezé di Camargo, Sergio Reis pode. Nunca disse nada. Show enaltecendo uma pessoa pública pode, desde que não peça voto nesse candidato.
A Janja não tem cargo no governo, e só assistiu. Essa direita raivosa!

Anônimo disse...

Pela reação da extrema direita raivosa e burra e anti-patriota e atrasada, Lula saiu vitorioso nessa questão do desfile

Anônimo disse...

Podia fazer motociata com o Ddinheiro publico mas não pode fazer desfile com o dinheiro que todos recebem....lamentável esta colocação artigo para agradar o gado bolsonarista

Anônimo disse...

Podia fazer motociata com o Ddinheiro publico mas não pode fazer desfile com o dinheiro que todos recebem....lamentável esta colocação artigo para agradar o gado bolsonarista

Anônimo disse...

Um lacaio da DITADURA BOLIVARIANA comparece pra defender o CRIME ELEITORAL. Ou será sócio do NARCOTRAFICO?

Anônimo disse...

Kkkk antipatriota é piada linda. Um Assaltante de APOSENTADOS E INVÁLIDOS, um representante do NARCOESTADO, cujo CAPO declarou: Os TRAFICANTES SÃO VÍTIMAS DOS USUÁRIOS é uma piada diária.

Anônimo disse...

Credo! A petralhada voltou à ativa. O Sidônio pagou o atrasado kkkk motociata era manifestação espontânea , gratuita . Ninguém pagava milhões pra aparecer na Globonews ou em Carnaval. Vcs são bandidos pateticos, assaltantes de APOSENTADOS E INVÁLIDOS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/