A ferrovia para transporte de passageiros ligando Porto Alegre a Gramado já pode começar a ser construída pela iniciativa privada. A companhia responsável pelo projeto, a SulTrens, recebeu autorização para implantar a via e operá-la. Com investimento estimado em R$ 4,5 bilhões, integralmente oriundo da SulTrens, a previsão de início da operação é de sete anos. A outorga de exploração para a empresa terá validade de 99 anos. A estimativa é de que a obra gere 6.747 empregos diretos e outros 15.976 empregos indiretos, totalizando 22.723 postos de trabalho ao longo de sua implantação e operação.
A ferrovia ligará a capital a Gramado, direto, passando por 19 municípios, com área de influência em 22: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela.
As estações de saída e chegada estarão localizadas cerca de 700m do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Av. Das Hortênsias, entre Gramado e Canela.
8 comentários:
Que maravilha. O ruim é esperar 7 anos..Na China algo assim.seria uns 6 meses no.máximo
A notícia é ótima, muito nos alegra. Certamente esta ferrovia vai alavancar e potencializar ainda mais o turismo em nosso Estado e contribuir para um maior progresso da região da Serra. Mas nada é perfeito. Fico me perguntando porque esta ferrovia não irá até Canela. Pelo que entendi o fim da linha será na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela. Puxa, mas por que não irá até Canela??? Para finalizar, como estamos no Brasil, eu não duvido nada que esta obra que está prevista para durar 7 anos, acabe durando 10!!! Em todo caso é uma notícia a se festejar.
Essa conversa é uma piada q tem 20 anos. A coisa é ridícula no aspecto econômico/investimento até chegar à demanda necessária pra manter o custo diário da operação. Coisa de Braziu!
VAI SONHANDO POLÍBIO!
1 BILHÃO DE DÓLARES!
SAIRIA POR 10 BILHÕES.
7 ANOS; SAIRIA EM 15 ANOS.
ATÉ LÁ O SISTEMA ESTARÁ DEFASADO.
deve ser uma piada gastar isso para entupir de vez gramado. gramado n tem nem edifício garagem, e ainda querem mandar mais gente? n tem nem como andar de carro atualmente...rrrrr ja pensaram toda essa galera sem agua e fazendo c?
seria legal se pudessem transportar carga tambem
Obra absurdamente inútil, já um trem decente de POA a Rio Grande custará pouco mais e será valiosíssimo. Mais uma do leitão.
Outra piada deste governador canalha.
Postar um comentário