Artigo, especial, Alex Pipkin - O que está por trás do embate entre Barroso e Fux

Alex Pipkin, PhD
- O título original deste artigo é "Luzes do camarim".

Ontem, sob o céu invernal de Brasília, o pôr do sol parecia anunciar mais do que o fim de um dia. Dentro do STF, dois ministros, Luiz Roberto Barroso e Luiz Fux, protagonizaram um embate que revelou não apenas divergências jurídicas, mas um choque de projetos e temperamentos. Para quem ainda insiste em pintar Barroso com o verniz romântico do “iluminista” — aspas inevitáveis — a cena de ontem foi um lembrete incômodo. A luz, quando é de camarim, serve mais para maquiar que para iluminar.

(...).

O episódio com Fux é exemplar. O motivo imediato — a disputa em torno da pauta e da forma como o presidente do STF conduz as sessões — é quase um detalhe. Ontem, Fux reagiu. E sua reação foi menos sobre procedimento e mais sobre princípio. Ele lembrou, de forma cortante, que há uma Constituição para ser cumprida, e que as luzes da ribalta não autorizam ninguém a reescrevê-la.

CLIQUE AQUI para ler mais.

8 comentários:

Anônimo disse...

a pergunta que não vai querer calar: Quem tem a aeronave mais segura??

Anônimo disse...

Decerto, a Constituição de 88 não existe mais em face de centenas de PECs. Apesar de tudo, ou se cumpre a Lei ou a interpretação pessoal das elites do judiciário.

Anônimo disse...

Membros do STF agem como os donos da favela onde os moradores são apenas viventes sem poder de intervir em nada.

Anônimo disse...

2 de setembro...ta chegando a hora!!!!!!

Anônimo disse...

Um STF que se arroga a julgar assistolia fetal patrocinada por partidos nazistas é digno de repulsa MUNDIAL.

Anônimo disse...

Estão chamando para si o direito de exercer os 3 poderes com atos monocráticos de acordo com suas vontades e ao arrepio dos códigos legais convencionados, inclusive os acordos, tratados, protocolos e convenções internacionais.

Anônimo disse...

Um querendo impor seus ideais particulares oriundos dos seres de adorados do lado escuro da força. Outro colocando seu juramento dentro dos princípios da letra da Lei em vigência.
Um, pisando sobre pilhas de escravizados, se dizendo ser o vestal defensor da "democracia". Outro apenas fazendo seu trabalho dentro dos princípios Democráticos e Republicanos.
Ideologias maléficas e ego insuflado são ingredientes de destruição dos seres humanos.
As pessoas de bem estão começando a acordar pelos seus direitos e pela sua própria vida. Oração com Fé e boa atenção.

Anônimo disse...

No debate narrado, na tentativa de interferir, um popular abertura de batráquio mostra sua real capacidade, embreagem estragada.
Morro abaixo todo santo ajuda. E quer mandar em nós e no Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/