Artigo, Eugênio Esber, Zero Hora - Iceberg

Não foram poucas as vezes em que ouvi de executivos, gestores e pessoas sujeitas ao escrutínio da opinião pública o receio de atender a demandas de imprensa que lhes pareciam contaminadas por viés – seja do veículo, seja do profissional. O relacionamento entre fontes e jornalistas é assunto espinhoso, minado por incompreensões de parte a parte. Mas entre tantos tópicos, variáveis e circunstâncias que cabem nesta questão, detenho-me, aqui, em uma abordagem que me parecee importante – o desafio da imprensa de refletir a diversidade de visões sobre os temas cruciais do debate público, de modo a evitar o alinhamento, por vezes passional, com grupos de interesse como partidos políticos, entidades de lobby e autoridades de governo ou de Estado.

Embora tenha resistência ao uso da rotulagem “esquerda” e “direita”, que me parece artificial e enganosa como grande parte do discurso político, sirvo-me, à falta de outro parâmetro, desta classificação que inspirou duas pesquisas sobre o perfil dos jornalistas. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

6 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de detestar essa gente da RBS dou parabéns a este jornalista. Belo ponto de vista. Deu nos dedos da empresa para a qual ele escreve. Muito racional em seu escrito.

Anônimo disse...

Por que a velha imprensa detesta tanto as redes sociais? Apesar de nelas haver lixo misturado há blogs, imagens,etc que mostram a verdade com muito mais qualidade e rapidez do que a velha imprensa. No endereço a seguir vê-se como ficou ontem a cidade de Sulfur, Oklahoma após um tornado. As imagens são claras, nítidas e sem os cortes elaborados para esconder coisas, ao estilo Rede Grobo.

https://www.youtube.com/watch?v=qemoIZH3FgU

Anônimo disse...

jabuti nao sobe em galho

Anônimo disse...



CENSURA MAIS CENSURA , DAI SURGE A PIRATARIA OU "ALTERNATIVA"
--------------------------------------------------------------D-

IMAGENS NÃO PROFISSIONALDE AMADORES SÃO REVELADORAS

SIM, IMAGENS REAIS ,VERDADE VERDADEIRA, BATON NA CUECA...DETALHES SEM ESCONDER NADA, DETALHES QUE NÃO SÃO ESCONDIDOS,VIERAM PARA FICAR.

SE CENSURAREM VAO SURGIR MEIOS PIRATAS, REDES PIRATAS QUE JA SE EXPERIMENTAM,

ASSIM COMO AS RADIOS DE INTERNET ESCAPULIRAM DE MUITAS CENSURAS

FREIOS E INFLUENCIA DE POTENTADOS PARA INDUZIR COMPORTAMENTOS E CONSUMO, TAMBEM SUFOCAREM CONCORRENCIA MAIS QUALI FICADA.

OLHARES ATENTOS PERCEBEM FOTOS E IMAGENS AMADORAS REVELAM A OLHARES ATENTOS OS AMBIENTES DESTAS IMAGENS E SUGEREM PRODUTOS E SERVIÇOS AO USUARIO.

Anônimo disse...

Para a esquerda o cidadão comum é ignorante e deve ser instruído pela imprensa militante e guiado pelo governo. O cidadão não precisa consultar outras fontes, pensar e tomar suas próprias decisões. Ele deve ser tutelado, par não trilhar o mau caminho.

Anônimo disse...

Aqueles, que se pressupõe serem mais bem informados, pelo visto são mais idiotizados. Isso confirma a desconfiança nos "formadores de opinião", pois estão na contramão da opinião publica. O politicamente correto já foi também amplamente rechaçado. Isso está acontecendo também com esses "profissionais".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/