Exclusivo, Renato Sant'Ana - Salvador Allende, 50 anos de inverdades

Renato Sant'Ana é advogado e psicólogo.

Há 50 anos, em 11/09/1973, Salvador Allende, presidente do Chile, foi deposto por militares liderados pelo Gen. Augusto Pinochet. Desde então, a história é contada como se houvesse sido uma luta entre o bem e o mal: Allende seria o anjo do bem e Pinochet, um demônio. Mas um olhar honesto enxerga duas verdades de fácil comprovação: uma é que Pinochet submeteu o Chile a uma tirania das mais opressivas; outra é que Pinochet impediu que Allende impusesse ao Chile a mais cruenta tirania.

Os inegáveis horrores do governo Pinochet são conhecidos de sobejo. Mas é preciso também desmascarar as narrativas mentirosas que escondem o mau caráter e os atos de alta traição de Salvador Allende, moleque de recado de Fidel Castro e, como se verá, um lacaio pago por Moscou.

O que segue é apenas um flash da truculência do odioso regime que ele impôs ao Chile...

CLIQUE AQUI para ler muito  mais.

8 comentários:

Anônimo disse...

Allende pediu pra morrer. Trouxe milhares de cubanos para o Chile , e quis por um desses comunas.no comando do exército. Deu no q deu. É q lá tinha militares patriotas, e com vergonha na cara, diferente de muitos da atualidade AQUI.

Delcio Tonin disse...

Dizem que muitos Chilenos aprenderam a nadar nesse período, não duvido.

Anônimo disse...

Lembremos que era isso o que nos estaria reservado,caso Bozó tivesse conseguido golpear.
Bozó seria um segundo Pinochet.
Talvez menos violento,mesmo assim fora da curva totalmente.
O episódio lembrado,ocorreu em plena Guerra Fria.
Hoje os tempos são outros.

Anônimo disse...

50 anos que salvaram o Chile
Os últimos estragaram em parte o feito Pinochet que tirou o Chile da miséria e balbúrdia para tornar o país livre das maracutaias de Alende e transformando o país quase primeiro mundo

Anônimo disse...

Tirania de Pinochet! Como se fosse possível combater a vasta subversão comunista no Chile com luvas de pelica! Mais um isentão a dar munição p a esquerda.

Anônimo disse...

Pinochet lutou contra um regime comunista instalado no Chile, haviam dezenas de células terroristas espalhando terror no Chile, lembro que numa estrada das montanhas tentaram assassinar Pinochet e foram todos presos, quando estavam no avião para troca de presídio eles pularam no mar e conseguiram fugir, até hoje não se tem noticias

Anônimo disse...

Não tem como ser diferente contra um inimigo invisível que mata, assassina, rouba e sequestra.

O Olavo tinha toda a razão. O comunismo não é um ideologia política, um sistema econômico ou social. É uma máfia, uma organização criminosa cujo único objetivo é tomar o poder por quaisquer meios para roubar a riqueza do estado. Quem se opôe é destruído ou morto.

Anônimo disse...

Vale a pena repetir: "Allende pediu pra morrer. Trouxe milhares de cubanos para o Chile , e quis por um desses comunas.no comando do exército. Deu no q deu. É q lá tinha militares patriotas, e com vergonha na cara, diferente de muitos da atualidade AQUI."

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/