Artigo, Silvio Lopes- Padrão ideal (a inspiração da Finlândia)

O autor é jornalista e economia, Porto Alegre.

A Finlândia foi, pelo sexto ano consecutivo, considerada a nação mais feliz do mundo. Situada no norte da Europa tem uma população de 5,5 milhões de habitantes, sendo 90 % deles, de religião protestante. Sentimento de felicidade pode ser muito relativo, variar de pessoa a pessoa, mas há indicadores sociais que permitem medir graus de felicidade coletiva. 

Três características dos finlandeses concorrem para tal: 

Primeiro ponto -  Adoção de padrões de felicidade individual. Ou seja: evitar a comparação com os outros. Maquiavel já profetizava: "Se quiséssemos ser apenas felizes, não seria difícil; mas como queremos ser mais felizes que os outros, se torna impossível, pois que julgamos que os são mais felizes do que realmente o são". 

Segundo ponto: Respeito à natureza..

CLIQUE AQUI para ler mais.

4 comentários:

Ariel disse...

A brava Finlândia e seus coquetéis MOLOTOV para resistir a invasão de seu sagrado solo...os russos que o digam!!!

Anônimo disse...

N ponto:
É uma gracinha,pois o país tem a multidão de 5,5 milhões de habitantes.
A maioria se não todos,da mesma raça,professam a mmesma religião,homogeneidade em tudo,pensamentos,hábitos,cultura etc.etc.
Por favor,me poupe.
Disso tô cansado.

Anônimo disse...

Essa esquerdalha tornou o Brasil um país de mimizentos e lacradores e essa piazada com omissão dos pais estão se tornando nutelas! E assim caminhamos pro fundo do poço sem valores e sem respeito!

Anônimo disse...

Não existe país protestante pobre. Pq os protestantes seguem o que diz na bíblia - COMERÁS O PAO COM SUOR DO TEU ROSTO. Os católicos pregam que - RICO NÃO ENTRA NO CÉU. Então todos querem ser pobres para terem uma cadeirinha no céu - os países pobres são todos católicos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/