Neste podcast, Gustavo Geyer conta como os governos do PT destruíram a Varig
20 comentários:
Anônimo
disse...
CONTAGEM REGRESSIVA PARA A MORTE POLÍTICA... TIRANDO HOJE (18), GRAÇAS A DEUS, SOMENTE FALTA MAIS UM ABENÇOADO DOMINGO (25) PARA BATERMOS O ÚLTIMO PREGO NO CAIXÃO DO MALDITO LULA LADRÃO QUE, AO CONTRÁRIO DO LENDÁRIO CONDE DRÁCULA, NÃO TEM A CAPACIDADE DE VOLTAR DO PÓ COM O AUXÍLIO DO SANGUE ALHEIO ! AOS QUINTOS DOS INFERNOS, LULA LADRÃO!
Do pioneirismo ao leilão: por que a Varig quebrou:
Declínio da companhia começou nos anos 1980 e culminou com demissões por telegrama
20/07/2021 - GZH
A Varig possuía um passivo de quase R$ 8 bilhões e em 2006, após 13 meses de recuperação judicial, a companhia foi a leilão
O mês de julho de 2006 representa um triste capítulo no mercado da aviação brasileira. A mais antiga companhia aérea do país estava mergulhada em uma turbulenta crise financeira que se arrastava desde o final da década de 1990. Mesmo com salários atrasados há quatro meses, os funcionários não deixaram de voar nas viagens confirmadas pela companhia. A Varig foi vendida em leilão no dia 20 daquele mês. As demissões começaram uma semana depois, totalizando mais de 5 mil postos de trabalho cortados em apenas um dia.
— O fim da Varig foi como uma morte em família. É uma dor que eu não supero e me sinto muito mal todas as vezes que lembro dos fatores que levaram ao seu fim. Aliás, não existe um único motivo. Trata-se da combinação de questões criadas dentro da companhia e de fatores externos — afirma Gianfranco Beting, especialista em aviação e autor do livro Varig, a Eterna Pioneira.
Os especialistas ouvidos por GZH afirmam que os primeiros sinais de declínio começaram na década de 1980. Mesmo com resultados positivos, a Varig sofreu com a elevada depreciação do cruzeiro, com a hiperinflação e com a inconstante política econômica do Brasil. Os planos do período pós-ditadura militar privilegiaram o congelamento das tarifas, já defasadas, provocando descontrole na gestão das aéreas.
— As companhias são instituições que quando a situação está sob controle já é difícil ganhar dinheiro. Quando você entra em um quadro muito alavancado de dívidas é ainda pior evitar a quebra, a falência ou a venda a um outro grupo — opina Beting.
A Varig foi a única companhia de bandeira brasileira a obter exclusividade na operação de linhas internacionais de longo percurso. A hegemonia durou 18 anos e terminou em 1991, na gestão Fernando Collor de Mello. A Vasp e a Transbrasil também passaram a ser contempladas com as rotas internacionais. Assim, se estabeleceu a reciprocidade para que as quatro empresas norte americanas — American Airlines, United Airlines, Continental e Delta — começassem a operar voos para o Brasil.
— O mal que o Collor fez para a Varig em dois anos, ninguém fez. Abrir o mercado para empresas estrangeiras sem nenhum estudo gerou uma concorrência muito desigual. Enquanto aqui tínhamos 200 aviões, eles operavam com dois mil — conclui a professora de história da aviação no curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Cláudia Musa Fay.....
E o Senador Paim petraglia agiu como sempre nas horas decisivas, agiu como "sorro manso" neste caso, plantou esperanças falsas nos aeroviários, fazendo reuniões com eles em Brasilia para "resolver o caso", que Paim sabia perdido, pois seu partido, o PT estava envolvido, pois era o pai na quebra de VARIG, mais ele fingia que "daria certo", pintando de mocinho no caso, enquanto na verdade era um SENADOR TRAÍRA EM OBRAS!
Confira alguns fatos que provocaram a queda da Varig:
12/07/2006 - DW MAde For Minds
Plano Cruzado, abertura do mercado de aviação, crise cambial, 11 de setembro e outros fatos agravaram a crise da companhia aérea. Confira alguns deles na seguinte cronologia.
Desde a sua fundação em 1927 até 2003, a Varig foi a companhia aérea líder no Brasil e na América do Sul. Crises monetárias, o 11/09 e a criação da Gol em 2001 foram alguns dos golpes sofridos pela empresa, cuja participação no mercado doméstico despencou de 40% para 16% só em 2004.
Em 2005, quando chegou à beira da falência, a companhia, que emprega nove mil funcionários, faturou 6,6 bilhões de reais, mas teve um prejuízo de 1,5 bilhão de reais. Confira alguns fatos da história e da crise da empresa.
7 de maio de 1927: Nasce a Viação Aérea Riograndense, operando a linha Porto Alegre-Pelotas-Rio Grande com um avião Atlântico.
1942: Já com o nome Varig, a companhia começa a voar entre Porto Alegre a Montevidéu, sua primeira rota internacional.
1965: A Panair, então aérea brasileira com maior malha internacional, vai à falência; a Varig assume as linhas da ex-concorrente para a Europa.
1986: O Plano Cruzado congela os preços das passagens, mas não os custos das companhias aéreas, que continuaram subindo.
1990: O ex-presidente Fernando Collor de Mello abre o mercado da aviação nas rotas internacionais, levando a Vasp, a Transbrasil e companhias estrangeiras a concorrer com a Varig neste trajetos.
1992: Depois de se endividar no ano anterior com a compra de novas aeronaves, a Varig tem seus prejuízos agravados com a recessão causada pela Guerra do Golfo. A empresa vende aviões para bancos e empresas de leasing e passa a alugá-los.
1993–1994: A companhia faz uma reestruturação, dispensa mais de três mil funcionários e fecha 30 escritórios no exterior.
1999: A crise cambial no governo Fernando Henrique Cardoso tem impacto negativo no balanço da empresa. A TAM, a esta altura já a maior concorrente da Varig no mercado doméstico, inicia suas operações para o exterior.
2000: Criação da Varig Log, que nasce como a terceira maior empresa do grupo.
2001: A Gol entra no mercado nacional, acirrando a concorrência. Com os atentados de 11 de setembro, as dívidas da Varig aumentam.
2002: Fundação Ruben Berta (dos funcionários) rejeita acordo com credores. O BNDES deixa de procurar uma saída para a crise da companhia.
2003: Varig e TAM assinam uma carta de intenções para se unirem e começam a compartilhar vôos. A Varig perde a liderança do mercado doméstico para a TAM.
17 de junho de 2005: A companhia aérea pede à Justiça o início do processo de recuperação judicial, mecanismo que substituiu a concordata.
Novembro de 2005: A TAP (Transportes Aéreos Portugueses) e investidores brasileiros formalizam compra das subsidiárias Varig Log e VEM, o que garante o pagamento a credores internacionais.
Janeiro de 2006: O grupo TAP e a Volo Brasil assumem a VEM e a Varig Log, respectivamente. A Justiça de Nova York prorroga liminar favorável à Varig, que impediu a tomada de aviões por empresas de leasing dos EUA.
Fevereiro de 2006: Credores aprovam plano de recuperação judicial da Varig, que prevê a criação de Fundos de Investimentos e Participação (FIPs), com o objetivo de captar novos investidores e permitir a conversão de dívidas em ações.
Abril de 2006: A Varig Log oferece US$ 350 milhões pela empresa. Os credores rejeitam a proposta.
Maio de 2006: Enquanto a Varig faz manobras para escapar do arresto de seus aviões por credores nos EUA, a Varig Log, ex-subsidiária de transporte de cargas da Varig, retira sua nova proposta de US$ 400 milhões para compra da empresa. O BNDES e o Banco do Brasil se dispõem a financiar o investidor interessado em capitalizar a Varig.
Junho de 2006: De acordo com a Agência Nacional de Aviação, a Varig cancelou 54% de seus vôos internacionais programados e 49% de suas rotas domésticas em junho. Trinta mil passageiros brasileiros no exterior tiveram dificuldades para retornar ao país....
Seja bonzinho, ou boazinha, vote no PT, PSDB e seus puxadinhos, mantenha raspada a nuca para não estragar o fio da guilhotina e aguarde a morte chegar, evidentemente depois da desgraceira. Tudo em nome da democracia e para o seu bem. Conforme Olavo de Carvalho, o aparelhamento das instituições começou já no tempo dos governos militares, em todos os níveis, incluindo a imprensa e magistério. Sob esse aspecto, Sarney foi um governo fraco, Collor se ajudou a ser removido, Itamar tentou, FHC ( o trairão) melhorou um pouco e preparou o poder ao PT. Na verdade o lado escuro da força nada de braçada há mais de cinquenta anos, sempre ficando mais rico, nos aplicando a sua nefasta ideologia, enganando a todos nós com a conversa de "em nome da democracia e para o seu bem".
Só se o povo brasileiro fosse completamente sem juízo para querer eleger o PT de novo. Essa turma de esquerdopsicopata persegue quem faz oposição a eles. É um partido que nomeou os ministros do STF com a intenção de impor uma ditadura ao povo brasileiro desprezando a aprovação deste povo.
Temos que liquidar de vez com esses partidos que se elegem, e depois de eleitos, se comportam como proprietários da instituições e as usam para defender os próprios interesses e perseguir quem discorda da ditadura deles. Há muitas pessoas no Brasil sendo perseguidas pelos dois partidos (PT e PSDB) que foram fundados para enganar o povo brasileiro. Ainda bem que apareceu o Presidente Bolsonaro que está libertando o Brasil e o povo brasileiro dessas máfias disfarçadas de partidos políticos.
O Gustavo Gayer, o Ed Raposo, Daniel Silveira, General Mourão, o ex Ministro Tarcísio, o Onix Lorenzoni e outros que precisam se eleger pra ajudar o Presidente Bolsonaro a conduzir o Brasil de volta para o caminho da Democracia, pois apesar deles encherem a boca e repetir a palavra Democracia à exaustão, eles são comunistas, sempre foram, desde as décadas de 60 e 70 e não democráticos. Essa é a maior mentira que eles vem contando para essas novas gerações, eles nunca lutaram por Democracia, sempre foi pelo Comunismo, mais precisamente a Internacional Comunista e eis porque são fantoches da NOM.
Esta é conversa fiada Polibio a Varig se acostumou mal com as mordomias que eram garantidas pelos governantes de 1964 a redemocratização.Eu não tenho mais simpatia com o PT mas esta ai é demais.
Como uma empresa privada, como a Varig faz um plano de Previdência para Pilotos, pagando na aposentadoria o mesmo que recebiam na ativa? culpa do Governo?
Dizem as más línguas que Varig é a única empresa aérea do mundo que servia Whisky Johnnie Walker The John Walker, o mais caro do mundo para passageiros durante a viagem, os estrangeiro adoravam.
Paulo Paim foi mais um covarde gaúcho que fez cara de paisagem e que não defendeu a VARIG, apenas atendeu os interesses de seu partido recheado de corruPTos.
As brilhantes exposições dos reais motivos da quebra da Varig,eximem o PT completamente. Não sou petista,mas entro em sua defesa,em nome da justiça e contra o fanatismo do editor. Acrescente-se que a Varig pertencia aos funcionários,como foi dito. E eles não queriam abdicar das enormes mordomias adquiridas,como por exemplo,os funcionários em férias,viajavam por toda parte sem pagar passagens,além dum plano de aposentadoria insustentável. Rezemos pela santa ignorância de quem vem dizer que a culpa disso tudo é do PT.
Mais uma vergonha internacional. Mas os estrangeiros sabem que nosso país não vale nada. É mais do mesmo. Mais uma vergonha. Esse v.a.g.a.b.u.n.d.o. miliciano fazendo campanha no velório da rainha.
15:47 não és carteiro dos correios???? Lá existe um fundo chamado POSTALIS, onde TODOS desembolsam dinheiro e contribuem A MAIS dos SEUS BOLSOS para terem MELHOR assistência médica e se aposentarem com valor SUPERIOR aos da aposentadoria do INSS! Este POSTALIS e outros fundos FUNCEF-caixa federal, PREVI-banco do Brasil, PETRUS-da Petrobras fazem o mesmo, na VARIG existia o AERUS com os mesmos objetivos, nada era de graça para seus funcionários, eles contribuiam mensalmente para tal! Todos estes FUNDOS foram GARFEADOS pelo PT, onde os funcionários do correio tiveram que pagar DOS PRÓPRIOS BOLSOS boa parte de seus salários mensais para pagar por ANOS E ANOS e assim cobrir a ROUBALHEIRA BILIONÁRIA DO PT nos mesmos. Esta semana o presidente dos correios, general Floriano Peixoto anunciou um lucro BILIONÁRIO dos correios nesta administração Bolsonaro, só não comentou se os funcionários ainda continuam pagando para tapar os furos provocados pelas roubalheiras dos governo Lula e Dilma!
A VARIG era um monopólio garantido pelo governo, nenhuma empresa podia competir com ela cobrando preços mais baixos, por determinação do governo, desde a época do regime militar. A VARIG dizia o preço da rota, de acordo com seus custos astronômicos, para financiar o pagamento de salários de seus nababos funcionários, e a VASP ou Transbrasil não podiam colocar um voo na mesma rota por preço muito inferior, o que era perfeitamente possível, pois eram empresas muito mais enxutas. Lembro que ali por 1996, paguei US$ 1.500,00 por uma ida e volta a São Paulo em classe econômica. Coisa de dois ou três anos mais tarde, depois de FHC ter quebrado o monopólio da VARIG, fiz o mesmo voo, agora pela GOL, e paguei R$ 100,00. Isso mesmo. CEM REAIS contra MIL E QUINHENTOS DÓLARES. Graças a Deus, a VARIG ACABOU. Comemoro até hoje esse dia!
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CONTAGEM REGRESSIVA PARA A MORTE POLÍTICA...
TIRANDO HOJE (18), GRAÇAS A DEUS, SOMENTE FALTA MAIS UM ABENÇOADO DOMINGO (25) PARA BATERMOS O ÚLTIMO PREGO NO CAIXÃO DO MALDITO LULA LADRÃO QUE, AO CONTRÁRIO DO LENDÁRIO CONDE DRÁCULA, NÃO TEM A CAPACIDADE DE VOLTAR DO PÓ COM O AUXÍLIO DO SANGUE ALHEIO ! AOS QUINTOS DOS INFERNOS, LULA LADRÃO!
Do pioneirismo ao leilão: por que a Varig quebrou:
Declínio da companhia começou nos anos 1980 e culminou com demissões por telegrama
20/07/2021 - GZH
A Varig possuía um passivo de quase R$ 8 bilhões e em 2006, após 13 meses de recuperação judicial, a companhia foi a leilão
O mês de julho de 2006 representa um triste capítulo no mercado da aviação brasileira. A mais antiga companhia aérea do país estava mergulhada em uma turbulenta crise financeira que se arrastava desde o final da década de 1990. Mesmo com salários atrasados há quatro meses, os funcionários não deixaram de voar nas viagens confirmadas pela companhia. A Varig foi vendida em leilão no dia 20 daquele mês. As demissões começaram uma semana depois, totalizando mais de 5 mil postos de trabalho cortados em apenas um dia.
— O fim da Varig foi como uma morte em família. É uma dor que eu não supero e me sinto muito mal todas as vezes que lembro dos fatores que levaram ao seu fim. Aliás, não existe um único motivo. Trata-se da combinação de questões criadas dentro da companhia e de fatores externos — afirma Gianfranco Beting, especialista em aviação e autor do livro Varig, a Eterna Pioneira.
Os especialistas ouvidos por GZH afirmam que os primeiros sinais de declínio começaram na década de 1980. Mesmo com resultados positivos, a Varig sofreu com a elevada depreciação do cruzeiro, com a hiperinflação e com a inconstante política econômica do Brasil. Os planos do período pós-ditadura militar privilegiaram o congelamento das tarifas, já defasadas, provocando descontrole na gestão das aéreas.
— As companhias são instituições que quando a situação está sob controle já é difícil ganhar dinheiro. Quando você entra em um quadro muito alavancado de dívidas é ainda pior evitar a quebra, a falência ou a venda a um outro grupo — opina Beting.
A Varig foi a única companhia de bandeira brasileira a obter exclusividade na operação de linhas internacionais de longo percurso. A hegemonia durou 18 anos e terminou em 1991, na gestão Fernando Collor de Mello. A Vasp e a Transbrasil também passaram a ser contempladas com as rotas internacionais. Assim, se estabeleceu a reciprocidade para que as quatro empresas norte americanas — American Airlines, United Airlines, Continental e Delta — começassem a operar voos para o Brasil.
— O mal que o Collor fez para a Varig em dois anos, ninguém fez. Abrir o mercado para empresas estrangeiras sem nenhum estudo gerou uma concorrência muito desigual. Enquanto aqui tínhamos 200 aviões, eles operavam com dois mil — conclui a professora de história da aviação no curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Cláudia Musa Fay.....
E o Senador Paim petraglia agiu como sempre nas horas decisivas, agiu como "sorro manso" neste caso, plantou esperanças falsas nos aeroviários, fazendo reuniões com eles em Brasilia para "resolver o caso", que Paim sabia perdido, pois seu partido, o PT estava envolvido, pois era o pai na quebra de VARIG, mais ele fingia que "daria certo", pintando de mocinho no caso, enquanto na verdade era um SENADOR TRAÍRA EM OBRAS!
Confira alguns fatos que provocaram a queda da Varig:
12/07/2006 - DW MAde For Minds
Plano Cruzado, abertura do mercado de aviação, crise cambial, 11 de setembro e outros fatos agravaram a crise da companhia aérea. Confira alguns deles na seguinte cronologia.
Desde a sua fundação em 1927 até 2003, a Varig foi a companhia aérea líder no Brasil e na América do Sul. Crises monetárias, o 11/09 e a criação da Gol em 2001 foram alguns dos golpes sofridos pela empresa, cuja participação no mercado doméstico despencou de 40% para 16% só em 2004.
Em 2005, quando chegou à beira da falência, a companhia, que emprega nove mil funcionários, faturou 6,6 bilhões de reais, mas teve um prejuízo de 1,5 bilhão de reais. Confira alguns fatos da história e da crise da empresa.
7 de maio de 1927: Nasce a Viação Aérea Riograndense, operando a linha Porto Alegre-Pelotas-Rio Grande com um avião Atlântico.
1942: Já com o nome Varig, a companhia começa a voar entre Porto Alegre a Montevidéu, sua primeira rota internacional.
1965: A Panair, então aérea brasileira com maior malha internacional, vai à falência; a Varig assume as linhas da ex-concorrente para a Europa.
1986: O Plano Cruzado congela os preços das passagens, mas não os custos das companhias aéreas, que continuaram subindo.
1990: O ex-presidente Fernando Collor de Mello abre o mercado da aviação nas rotas internacionais, levando a Vasp, a Transbrasil e companhias estrangeiras a concorrer com a Varig neste trajetos.
1992: Depois de se endividar no ano anterior com a compra de novas aeronaves, a Varig tem seus prejuízos agravados com a recessão causada pela Guerra do Golfo. A empresa vende aviões para bancos e empresas de leasing e passa a alugá-los.
1993–1994: A companhia faz uma reestruturação, dispensa mais de três mil funcionários e fecha 30 escritórios no exterior.
1999: A crise cambial no governo Fernando Henrique Cardoso tem impacto negativo no balanço da empresa. A TAM, a esta altura já a maior concorrente da Varig no mercado doméstico, inicia suas operações para o exterior.
2000: Criação da Varig Log, que nasce como a terceira maior empresa do grupo.
2001: A Gol entra no mercado nacional, acirrando a concorrência. Com os atentados de 11 de setembro, as dívidas da Varig aumentam.
2002: Fundação Ruben Berta (dos funcionários) rejeita acordo com credores. O BNDES deixa de procurar uma saída para a crise da companhia.
2003: Varig e TAM assinam uma carta de intenções para se unirem e começam a compartilhar vôos. A Varig perde a liderança do mercado doméstico para a TAM.
17 de junho de 2005: A companhia aérea pede à Justiça o início do processo de recuperação judicial, mecanismo que substituiu a concordata.
Novembro de 2005: A TAP (Transportes Aéreos Portugueses) e investidores brasileiros formalizam compra das subsidiárias Varig Log e VEM, o que garante o pagamento a credores internacionais.
Janeiro de 2006: O grupo TAP e a Volo Brasil assumem a VEM e a Varig Log, respectivamente. A Justiça de Nova York prorroga liminar favorável à Varig, que impediu a tomada de aviões por empresas de leasing dos EUA.
Fevereiro de 2006: Credores aprovam plano de recuperação judicial da Varig, que prevê a criação de Fundos de Investimentos e Participação (FIPs), com o objetivo de captar novos investidores e permitir a conversão de dívidas em ações.
Abril de 2006: A Varig Log oferece US$ 350 milhões pela empresa. Os credores rejeitam a proposta.
Maio de 2006: Enquanto a Varig faz manobras para escapar do arresto de seus aviões por credores nos EUA, a Varig Log, ex-subsidiária de transporte de cargas da Varig, retira sua nova proposta de US$ 400 milhões para compra da empresa. O BNDES e o Banco do Brasil se dispõem a financiar o investidor interessado em capitalizar a Varig.
Junho de 2006: De acordo com a Agência Nacional de Aviação, a Varig cancelou 54% de seus vôos internacionais programados e 49% de suas rotas domésticas em junho. Trinta mil passageiros brasileiros no exterior tiveram dificuldades para retornar ao país....
Jurava que a Varig era uma EMPRESA PRIVADA e tinha quebrado pela má gestão...
Seja bonzinho, ou boazinha, vote no PT, PSDB e seus puxadinhos, mantenha raspada a nuca para não estragar o fio da guilhotina e aguarde a morte chegar, evidentemente depois da desgraceira. Tudo em nome da democracia e para o seu bem.
Conforme Olavo de Carvalho, o aparelhamento das instituições começou já no tempo dos governos militares, em todos os níveis, incluindo a imprensa e magistério.
Sob esse aspecto, Sarney foi um governo fraco, Collor se ajudou a ser removido, Itamar tentou, FHC ( o trairão) melhorou um pouco e preparou o poder ao PT.
Na verdade o lado escuro da força nada de braçada há mais de cinquenta anos, sempre ficando mais rico, nos aplicando a sua nefasta ideologia, enganando a todos nós com a conversa de "em nome da democracia e para o seu bem".
Só se o povo brasileiro fosse completamente sem juízo para querer eleger o PT de novo. Essa turma de esquerdopsicopata persegue quem faz oposição a eles. É um partido que nomeou os ministros do STF com a intenção de impor uma ditadura ao povo brasileiro desprezando a aprovação deste povo.
Temos que liquidar de vez com esses partidos que se elegem, e depois de eleitos, se comportam como proprietários da instituições e as usam para defender os próprios interesses e perseguir quem discorda da ditadura deles. Há muitas pessoas no Brasil sendo perseguidas pelos dois partidos (PT e PSDB) que foram fundados para enganar o povo brasileiro. Ainda bem que apareceu o Presidente Bolsonaro que está libertando o Brasil e o povo brasileiro dessas máfias disfarçadas de partidos políticos.
O Gustavo Gayer, o Ed Raposo, Daniel Silveira, General Mourão, o ex Ministro Tarcísio, o Onix Lorenzoni e outros que precisam se eleger pra ajudar o Presidente Bolsonaro a conduzir o Brasil de volta para o caminho da Democracia, pois apesar deles encherem a boca e repetir a palavra Democracia à exaustão, eles são comunistas, sempre foram, desde as décadas de 60 e 70 e não democráticos. Essa é a maior mentira que eles vem contando para essas novas gerações, eles nunca lutaram por Democracia, sempre foi pelo Comunismo, mais precisamente a Internacional Comunista e eis porque são fantoches da NOM.
Esta é conversa fiada Polibio a Varig se acostumou mal com as mordomias que eram garantidas pelos governantes de 1964 a redemocratização.Eu não tenho mais simpatia com o PT mas esta ai é demais.
Lula, ele em si, foi um imenso arrastão que passou no nosso país.
Como uma empresa privada, como a Varig faz um plano de Previdência para Pilotos, pagando na aposentadoria o mesmo que recebiam na ativa? culpa do Governo?
Dizem as más línguas que Varig é a única empresa aérea do mundo que servia Whisky Johnnie Walker The John Walker, o mais caro do mundo para passageiros durante a viagem, os estrangeiro adoravam.
O PT queria quebrar a VARIG, o bandido de duas caras José Dirceu exultou de alegria, pois não era uma corruPTora e corrupta empresa da vida.
O caso VARIG foi o maior, mas centenas de empresas como pequenos frigoríficos foram destruídos pelas empresas amigas do PT, no caso a JBS.
Paulo Paim foi mais um covarde gaúcho que fez cara de paisagem e que não defendeu a VARIG, apenas atendeu os interesses de seu partido recheado de corruPTos.
As brilhantes exposições dos reais motivos da quebra da Varig,eximem o PT completamente.
Não sou petista,mas entro em sua defesa,em nome da justiça e contra o fanatismo do editor.
Acrescente-se que a Varig pertencia aos funcionários,como foi dito.
E eles não queriam abdicar das enormes mordomias adquiridas,como por exemplo,os funcionários em férias,viajavam por toda parte sem pagar passagens,além dum plano de aposentadoria insustentável.
Rezemos pela santa ignorância de quem vem dizer que a culpa disso tudo é do PT.
A Varig era estatal federal?
Mais uma vergonha internacional. Mas os estrangeiros sabem que nosso país não vale nada. É mais do mesmo. Mais uma vergonha. Esse v.a.g.a.b.u.n.d.o. miliciano fazendo campanha no velório da rainha.
15:47 não és carteiro dos correios???? Lá existe um fundo chamado POSTALIS, onde TODOS desembolsam dinheiro e contribuem A MAIS dos SEUS BOLSOS para terem MELHOR assistência médica e se aposentarem com valor SUPERIOR aos da aposentadoria do INSS! Este POSTALIS e outros fundos FUNCEF-caixa federal, PREVI-banco do Brasil, PETRUS-da Petrobras fazem o mesmo, na VARIG existia o AERUS com os mesmos objetivos, nada era de graça para seus funcionários, eles contribuiam mensalmente para tal! Todos estes FUNDOS foram GARFEADOS pelo PT, onde os funcionários do correio tiveram que pagar DOS PRÓPRIOS BOLSOS boa parte de seus salários mensais para pagar por ANOS E ANOS e assim cobrir a ROUBALHEIRA BILIONÁRIA DO PT nos mesmos. Esta semana o presidente dos correios, general Floriano Peixoto anunciou um lucro BILIONÁRIO dos correios nesta administração Bolsonaro, só não comentou se os funcionários ainda continuam pagando para tapar os furos provocados pelas roubalheiras dos governo Lula e Dilma!
A VARIG era um monopólio garantido pelo governo, nenhuma empresa podia competir com ela cobrando preços mais baixos, por determinação do governo, desde a época do regime militar. A VARIG dizia o preço da rota, de acordo com seus custos astronômicos, para financiar o pagamento de salários de seus nababos funcionários, e a VASP ou Transbrasil não podiam colocar um voo na mesma rota por preço muito inferior, o que era perfeitamente possível, pois eram empresas muito mais enxutas. Lembro que ali por 1996, paguei US$ 1.500,00 por uma ida e volta a São Paulo em classe econômica. Coisa de dois ou três anos mais tarde, depois de FHC ter quebrado o monopólio da VARIG, fiz o mesmo voo, agora pela GOL, e paguei R$ 100,00. Isso mesmo. CEM REAIS contra MIL E QUINHENTOS DÓLARES. Graças a Deus, a VARIG ACABOU. Comemoro até hoje esse dia!
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