Governo Bolsonaro lançará o Plano Nacional de Fertilizantes. Será este mês. Anúncio saiu ontem a noite.

 Em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, que ameaça a oferta de grande parte dos fertilizantes importados pelo Brasil, o governo federal vai lançar este mês um plano nacional para ampliar a produção do insumo no país. A informação é da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. 

"O Brasil, no passado, não fez um programa nacional para a produção própria de fertilizantes. Fizemos uma opção errada, lá atrás, de ficarmos importando nitrogênio, fósforo e potássio", afirmou a ministra durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais (VEJA vídeo mais abaixo).

Os fertilizantes, especialmente nitrogênio, fósforo e potássio, são largamente utilizados pelo setor agrícola brasileiro, mas 80% deles são importados, e a Rússia e a Bielorússia são dois dos principais fornecedores do produto ao Brasil. No momento, no entanto, em decorrência das sanções econômicas aplicadas contra russos e bielorrussos, por causa da invasão à Ucrânia, o Brasil não tem conseguido trazer os fertilizantes destes países. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente alguém pensa em algo que não é falcatrua para beneficiar cuba, china, Rússia etc.

Anônimo disse...

"HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM"!

Agora, finalmente, poderemos ser independentes de fertilizantes.

O QI baixo da população tem a ver também com deficiência de magnésio e iodo, logo, necessário também nas plantas estes minerais.


Anônimo disse...

É por essas razões e um milhão de outras também que queremos o Presidente Bolsonaro eleito em 2022 de novo. É o Presidente que não se curva à sabotagem do sindicato do crime contra nosso pais.

Anônimo disse...

Com o congressinho que temos?Só agem quando a água bate nos trazeiros, não representam as necessidades do povo brasileiros, ainda querem mais poder, Semi Presidencialismo, Deus me livre e Guarde, sou Parlamentarista, mas tem que mudar as regras como as dos países mais desenvolvidos e Parlamentaristas.

Anônimo disse...

Agora que o Leite derramou!!!!!!

Anônimo disse...

babaca vendeu as plantas da Petrobras para os Russos e sifu. Fez o mesmo que o Luladrão fez com as plantas de gás com a Bolívia.

Anônimo disse...

Cadê o Biba Nunes e seus oligarcas russos que iam construir o porto em Arrio do Sal?????

Anônimo disse...

Se fosse na época dos ladrões, já seria um pretesto para roubarem bilhões de pixulecos.

Anônimo disse...

NÃO VOTE EM LADRÃO:

L UIZ,
U M
L ADRÃO
A BASTADO !!!

elianemoura disse...

Mentira, vagabundo canalha!

Anônimo disse...

Ainda bem que esse governo tem um Plano para alguma coisa...
Antes tarde do que nunca !

Anônimo disse...



MINISTRA ESCONDE QUE FOI O GOVERNO DE BOLSONARO QUEM FECHOU AS EMPRESAS BRASILEIRAS DE FERTILIZANTES!

MINISTRA ESCONDE QUE FOI O GOVERNO DE BOLSONARO QUEM FECHOU AS EMPRESAS BRASILEIRAS DE FERTILIZANTES!


MINISTRA ESCONDE QUE FOI O GOVERNO DE BOLSONARO QUEM FECHOU AS EMPRESAS BRASILEIRAS DE FERTILIZANTES!

O fechamento de três fábricas de fertilizantes da Petrobras durante os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) aumentou a dependência do Brasil em relação aos adubos vindos do país presidido por Vladimir Putin.

A decisão foi anunciada em março de 2018 e atingiu as fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada no polo petroquímico de Camaçari, inaugurada em 1971, e de Sergipe (Fafen-SE), em Laranjeiras, ativada em 1982.

Em novembro de 2019, a Petrobras arrendou as duas plantas para a Proquigel Química SA. A empresa, entretanto, só conseguiu reativar a produção delas em 2021.
fechou a Fafen [Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados] no Paraná, não concluiu a fábrica do Mato Grosso do Sul e paralisou atividades em outras duas fábricas, uma em Sergipe e outra na Bahia, para depois arrendá-las”,

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/