Comerciantes brasileiros estão menos confiantes. Conheça os números da CNC

Os comerciantes brasileiros estão menos confiantes e tem menos intenção de investir e de contratar funcionários, de acordo com dados divulgados hoje pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido mensalmente, recuou 1,3% em março em relação a fevereiro, fechando o primeiro trimestre do ano com queda acumulada de 1,12%.

Neste mês, todos os índices que compõem o Icec registraram variações negativas, com destaque para condições atuais, que recuou 1,6%, enquanto expectativas e intenção de investimentos apresentaram retrações de 1,2% e 1,1%, respectivamente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Polibio, a retração tem a ver menos com a confiança na economia e mais com a falta de esperança na qualidade da mão de obra disponível.
Estabelecimentos das mais diferentes especialidades abrem 10, 15 vagas para várias funções, mas não conseguem preenchê-las, por mais que se instrua, treine, ensine, contratados não conseguem fazer o chamado “ Ó com copo”.
Eu preciso de funcionários para uma pequena filial que abri, recebo candidatos que chegam dizendo que querem saber mais da empresa, mas a pergunta que fazem é sobre férias, 13º, FGTS, vale transporte, alimentação, refeição ou os dois, o que fez com que minha esposa reagendasse a nossa casa e passou a me ajudar, mas não dá para pagar um funcionário tudo o que ele custa e ter meus clientes atendidos com descaso, com falta de comprometimento. Por sorte meus clientes entendem pois sofrem o mesmo em seus estabelecimentos.
A última candidata mandou currículo para mim, uma gráfica, e para o cargo de promoter, ou hostess, acho que é isso, e diz que tanto faz, vai para quem aprovar primeiro. Certamente não serei eu, diga-se, estou disputando o segundo lugar com o “concorrente”.
Dá para ter confiança? Não, não dá…

Anônimo disse...

https://blog-airton-dirceu-lemmertz.blogspot.com/2022/03/mais-de-900-visualizacoes-no-1-dia-do.html

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/