Artigo, Celso Ming, Estadão - As epidemias, início e morte dos impérios

Episódios comprovam contribuição de doenças para o surgimento ou para a derrocada de superpotências globais.

Epidemias de tifo e desinteria derrotaram Napoleão na Rússia.

No dia 28 de abril, a edição em inglês da revista alemã Der Spiegel publicou preciosa entrevista do especialista em História da Medicina Frank Snowden, professor da Universidade Yale.

Lá ele menciona episódios que comprovam a grande contribuição das epidemias para o surgimento ou para a derrocada de superpotências globais.

Entre os casos citados, ele inclui os próprios Estados Unidos. No início do século 19, os escravos do Haiti, então colônia francesa, se revoltaram e constituíram governo próprio. Napoleão mandou para lá um exército de 60 mil homens que, no entanto, foram dizimados não pelos escravos, mas pela febre amarela. O fracasso da campanha do Haiti foi suficiente para levar Napoleão, então com planos expansionistas na Europa, a desistir de suas possessões na América. Foi quando se apressou a vender a Louisiana para os Estados Unidos, que, então, dobraram seu território, fato que marcou o início de sua ascensão a superpotência global.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Qual país tem e pode aumentar a produção de comida? Sem falar da água que está escasseando em várias partes do globo.

Anônimo disse...

No caso dessa pandemia no Brasil, queda do império bolsonarista e no mundo o império americano e não venham os bolsonarista falar em queda do imperio Chines pq a China "nunca" invadiu nenhum pais para roubar suas riquezas como os EUA. A China também não tem uma Legislação que pune empresas estrangeiras com filial nos EUA ou que operem na Bolsa da Valores de NY, que não cumpram a Legislação Americana, mesmo que com sede em outro país. A China também não faz "embargo economico" contra outros paises, como os EUA, no caso de Cuba, Venezuela, Irã, etc.

Anônimo disse...

Ta na cara que a China fez isso de caso pensado.
Matar o máximo possível de americanos e europeus e tomar o planeta.
Mas...o que homem mau planeja, pode não estar nos planos de Deus, do Cosmo, do acaso.
A China vai pagar em algum tempo, todo esse mal que despejou sobre um planeta inocente!
Já estão pagando de uma certa forma...o povo chinês são os escravos mais feios da história!

aparecido disse...

Já vi seicentas vezes a previsão do declinio americANO.... A CADA CRISE OS CANHOTOS PREVEM O FIM DOS AMERICANOS E ELES VOLTAM MAIS FORTES... a força da China é vender para os steites e Europa.. quebrando o mercado externo a China vai crescer de onde ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

A China precisa de comida, muita comida, nó e os USA podemos fazer eles terem que pagar o que quisermos, pois comem nas nossa mãos. Quem precisou de quinquilharias chinesas durante a quarentena? Ninguém. Agora quem não precisou para sobreviver ir toda hora no supermercado comprar comida e produtos de higiene brasileiros???.....kkk

A China perdeu qualquer credibilidade que tinha, é tão verdadeira quanto os macacos da Groenlândia, tão honesta quanto as galerias dos presídios e tão assassina quanto serial killers, ajudaram a matar centenas de milhares de pessoas inocentes, muitas delas médicos e enfermeiras!

Curioso que para muitos de nossos políticos e para o STF o problema é o Bolsonaro, mas lambem os beiços dos chineses!

Anônimo disse...

Quando um “sociólogo” metido a “economista” escreve sobre História da Humanidade é igual as previsões econômicas de Karl Marx: NADA.
É mais fácil de acertar a Mega-Sena do que as previsões do Ming terem alguma chance de darem em alguma coisa.
Pura estupidez de torcedor ...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/