Artigo, Francisco Ferraz - A propósito de democracias: estáveis e instáveis

- O autor é gaúcho, cientista político e ex-reitor da UFRGS.

Democracia entre nós costuma ser definida exclusivamente de forma jurídico-normativa. Ignoram-se ou subestimam-se os aspectos históricos, sociológicos, culturais e políticos que constituem a tessitura social de uma nação e que se manifestam nos comportamentos.

Em termos abstratos, não há muita divergência sobre a natureza da democracia. Em termos históricos, sociológicos e políticos, há enormes diferenças.

(...)

Democracias instáveis estão sempre à beira do golpe de Estado, de cronificar sua instabilidade ou de se transformarem em formas autoritárias ou totalitárias de governo.

Democracias estáveis, ao contrário, são construções institucionais longevas, institucionalizadas e raras, isto é alcançadas por poucas nações.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Eduardo disse...

Quem vai acreditar em reitor da ufgs...mesmo parecendo verdade alguma coisa tem embaixo dessa farinha

Manoel Candemil disse...

Entre os valores a serem equilibrados para o regime democrático, constantes no artigo, somente constam obrigações do Poder Executivo. Não pode deixar de ser acrescentado que os Poderes Legislativo e Judiciário, que não podem desequilibrar, sem razão, o Executivo. Os dois Poderes desequilibradores tem obrigação de, em suas decisões, pensar no bem do País e não em vantagens próprias de seus membros. A oposição não cumpre seu papel, pois suas decisões não objetivam o melhor para o País mas visam ao mal do Brasil.

Anônimo disse...

" No meu governo Willian Bonner, a democracia será respeitada, quem falar mal do governo, será processado". Ass. Haddad, candidato do PT à presidência da república em 2018 em entrevista ao jornal nacional na campanha as eleições de 2018.

Esse é o VERDADEIRO DEMOCRATA...nessa hora é que acredito que DEUS é brasileiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/