2a. prévia da inflação do IGP-M (maio) revela alta de apenas 0,01%

Comportamento da inflação no atacado tem sido explicado por commodities e taxa de câmbio. 

Divulgada nesta manhã pela FGV, a segunda prévia do IGP-M de maio subiu 0,01%, ante deflação de 0,32% na primeira prévia deste mês. A reversão de sinal ocorreu em função da alta dos produtos industriais, influenciados por minério de ferro, cujos preços têm subido. Os produtos agrícolas amorteceram a deflação em relação à leitura preliminar, puxados pela alta da cana-de-açúcar e da soja.

Os resultados mostram uma influência do efeito do câmbio sobre os preços no atacado, o que deverá pressionar também a divulgação final do IGP-M do mês e também a leitura subsequente. Esse efeito, neutralizado pela ociosidade elevada, não é repassado na mesma magnitude para o varejo, de forma que a inflação ao consumidor continua comportada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro editor, não há o que comemorar. A falta da inflação é decorrencia direta da falta de consumo durante o período. Assim como a inflação pode ser decorrente de um descompasso entre oferta e demanda, a deflação ou a recessão também possuem este componente. Agora, devemos aguardar e ver a eventual retomada da economia. A falta de consumo também pode induzir o aumento de preços, embora seja o menos comum. Veja o caso do Brasil, o aumento da taxa de juros, que, na clássica tese de keynes, deveria reduzir o consumo pela falta de acesso a moeda, já gerou aumento concomitante de inflação. O mesmo movimento, em outra época, já gerou redução de inflação.
Outro detalhe: modernamente, os economistas já se deram conta de que a inflação ou a deflação são fenomenos multifatoriais. Logo, a relação de causalidade direta entre um movimento do governo e o resultado inflacionário NÃO EXISTE. Precisa-se avaliar centenas de dados. Ou seja, a mera avaliação de um único movimento, em um dado período, para fins de antecipar inflação, NÃO QUER DIZER NADA.

Anônimo disse...



AZARÃO DIZ:

ESTA INFLAÇÃO DIVULGADO PELO IGP-M É PRA ACOBERTAR A REALIDADE DA REVELIA DE QUE OCORRE NOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, BENS DE CONSUMO EM GERAL, E AÍ VAI UM SALVE-SE QUEM PUDER. UM EX- TOMATE ACIMA DE 8 REAIS, BANANA ACIMA DE 5 REAIS,
VÃO MENTIR DESCARADAMENTE LÁ NA CHINA PRA VER SE A CABEÇA NÃO ROLA.

Anônimo disse...

DA SEÇÃO PERGUNTAR NÃO OFENDE:
DA SEÇÃO PERGUNTAR NÃO OFENDE:
- Senhor trabalhador, a sua vida está melhor agora ou nos tempos do Lula?

DA SEÇÃO PERGUNTAR NÃO OFENDE:
DA SEÇÃO PERGUNTAR NÃO OFENDE:
- A economia brasileira melhorou depois da saída do PT?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/