Artigo, Paulo da Silva Pinto, Poder360 - Agricultores dos EUA são obstáculos para acordo Mercosul-UE


Bolsonaro confia nas boas relações com Trump para evitar retaliações ainda maiores.

Os agricultores da Europa são frequentemente lembrados como um grande empecilho ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Eles sabem  que o agronegócio dos sul-americanos é muito mais produtivo que o de lá.

É um equívoco, porém, pensar que isso só vale para os europeus. Os norte-americanos também se sentem ameaçados. Eles são mais parecidos com os brasileiros do que com os europeus na grande extensão das lavouras e na alta produtividade. Exatamente por isso veem os sul-americanos como ameaça. Se o Mercosul fechar um acordo com a Europa, perderão acesso a muitos compradores que têm hoje, como já perderam entre os chineses. Venderão para quem?

Demonstração eloquente desse risco é o tuíte do presidente dos EUA, Donald Trump, na segunda-feira, recorrendo ao protecionismo sem qualquer constrangimento. Ele anunciou que taxará o aço e o alumínio de dois países: Brasil e Argentina. 

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vejam esquerdalha burra, negócios são negócios... O Brasil está se tornando uma potência mundial e ninguém quer perder os seus mercados cativos para o Brasil.
A esquerda é muito burra....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/