Prefeitura de Porto Alegre derrota MPE e descongela imóveis do bairro Petrópolis

O prefeito de Porto Alegre, Marchezan Júnior,  obteve vitória sobre o Ministério Público (MP), que decidiu pedir em juízo o congelamento para venda e reformas  dos 5,2 mil imóveis do Petrópolis, listados burramente em 2016 pela equipe do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal da Cultura em estudo preliminar ao inventário do bairro.

Em junho do ano passado, a pedido do MP, a Justiça havia determinado o bloqueio preventivo em todas as construções que constam no inventário.

Em julgamento na tarde de quinta-feira, porém, a 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça reverteu decisão de primeira instância e derrubou o bloqueio, ao reconhecer a competência do município para incluir ou excluir imóveis na lista do patrimônio histórico.

A partir de agora, a prefeitura usará a nova legislação municipal, de maio, que trouxe critérios técnicos e objetivos, além de incentivos para os proprietários de imóveis listados.

10 comentários:

Anônimo disse...

Onde o MP mete a mão, dá merda. É um ativismo ímpar, sempre a mexer no bolso dos outros, de forma irresponsável, e normalmente motivada por inclinações ideológicas permeadas por atraso.

Anônimo disse...

Aliás, a lei federal que autoriza o tombamento de imóveis e que é da época do Getúlio - e que foi copiada pelos Estados e Municípios - não autoriza tombamentos a torto e a direito como é feito. Existem critérios! Os "bichos grilo" e o MP petista querem travar o patrimônio alheio, dando-lhes o maior prejuízo possível.

Anônimo disse...

Em outras palavras, mais espigões em breve pra alegria dos especuladores!

Anônimo disse...

Por vezes,parece-nos que o MP exacerba de suas funções.
Subiu-lhes à cabeça?
Por acaso consideram-se imortais?

Anônimo disse...

Há que se ter parcimonia para não comprometer a qualidade de vida e as casas antigas da cidade. Chega de prédios alto... vai virar um paliteiro por causa de interesse econômico de alguns.

Já basta aquela roda gigante que já estão fazendo lá na orla pra agradar o Jayme Lerner. Por que não colocá-la no fim da orla perto do Barra ao invés de bem no meio?

Anônimo disse...

Baita picareta esse tal de prefeito de POA. Igual ao mala e doente mental que ocupa a prefeitura de Cacias do Sul!

Gilson disse...

Esse negócio de "tombar" imóveis não passa de uma grande palhaçada! Se o imóvel é "histórico", a prefeitura que o compre a preço de mercado e o transforme em museu!

Anônimo disse...

Anônimo das 14.56

Então baixa um decreto proibindo pessoas de ter filhos.

Se não construir "paliteiros" na vertical vão ocupar mais o solo na horizontal como está sendo ocupado na região da Restinga. Com uma infinidade de casas uma ao lado da outra. O que não é nada bom pra natureza.

Anônimo disse...

Listar casas pra tombamento com quase nenhum benefício pra proprietários é babaquice de meia duzia.

Anônimo disse...

PARABÉNS por mais esta vitória, Marchezan!!

Nessa hora a turma do Veríssimo deve estar dando pulinho!!

Nelson Marchezan Junior, o melhor prefeito que esta cidade já teve!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/