Entenda com precisão por que foi muito reduzida a queda do desemprego no Brasil

O IBGE divulgou hoje cedo que a taxa de desocupação no trimestre encerrado em setembro ficou em 11,8%, o que corresponde a 12,5 milhões de pessoas. Esse novo balanço não difere muito do anterior (0,3 ponto percentual menor que o trimestre abril-junho). Ele também não dá boas pistas sobre o que virá pela frente porque é praticamente idêntico ao mesmo período do ano passado. No geral, as coisas seguem ainda lentas no mercado de trabalho. Um dos termômetros que comprovam essa tese é o estoque de população fora da força de trabalho: 64,8 milhões de pessoas.

Os desalentados são agora 4,7 milhões, um recuo de 3,6% em relação ao trimestre anterior e estabilidade estatística frente ao mesmo trimestre de 2018.

Já a população ocupada, formada por 93,8 milhões de pessoas, avançou tanto na comparação com o trimestre passado como com o mesmo período de 2018 (0,5% e 1,6%, respectivamente).

CLIQUE AQUI para examinar todos os números.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil é um país que criou a cultura do emprego. As pessoas precisam de um emprego, de carteira assinada. Elas não tem iniciativa, conhecimento, nem condições de empreender corretamente.

Por isso que migrações de outras culturas vem pro Brasil e rapidamente tornam-se comerciantes, pequenos empresários, prestadores de serviço, abrem lojinhas de tudo que é atividade.

Mas o Brasileiro tem dificuldade de fazer o mesmo.
O Brasileiro precisa ser empregado, porque não foi ensinado a empreender e empregar os outros.

As escolas ideológicas partidárias, não ensinam a criatividade empreendedora, nem administração de finanças pessoais ou familiar.
As escolas educam ideologias políticas deixando as pessoas presas no sistema que é satisfatório pra eles, a dependência e a visão fechada de um viés só.

Anônimo disse...

O povo está se virando do jeito que pode. Um retrocesso em pleno ano de 2019. Voltamos aos tempos do escambo, troca de mercadorias, comércio do produtos usados, etc... As pessoas se desfazendo do que tem em casa pra comprar comida e manter pagas a conta de água e luz. Assim vendem aspirador de pó, liquidificador, batedeira, ferramentas, roupas, etc... Outros fazem lanches pra vender de porta em porta e nas empresas que ainda estão abertas.

O PT e sua Turma destroçaram o país, poucos foram responsabilizados, e a maioria dos envolvidos continuam soltos rindo a toa da desgraça do povo brasileiro.

Anônimo disse...

Partido dos Trabalhadores trabalhou forte pra quebrar com o capitalismo brasileiro.

Eles detestam a iniciativa privada e a burguesia que produz e emprega as pessoas. Eles odeiam a burguesia que gera emprego e renda.

Eles detestam uma carteira assinada e um emprego formal.

Eles detestam tudo, inclusive você esquerdinha, que os defende tanto.

Anônimo disse...

Está faltando trabalho, tá faltando pão na mesa?

Culpa da esquerda que quebrou o país.

Se o dinheiro não circula, se a economia está em fragalhos, tudo culpa da esquerda.

O governo federal arrecada Trilhões ao ano. Devolve uma parte para os Estados e Municípios, gasta o restante com ela mesma, e o que deveria sobrar pra reinvestir no país, vai pros bancos credores da dívida federal.

O dinheiro fica retido e não circula. Menos dinheiro nas ruas, menos consumo, menos recursos no bolso das pessoas.

O brasileiro voltou a contar moedas, uma lastima, um retrocesso que não era pra acontecer.

Tudo culpa do PT, de seus amigos, e dos amigos dos amigos.

E o povo cego, ainda quer que retornem pra continuar o estrago que ainda não terminaram.

Acham bonito o que passou e passa a Venezuela, o empobrecimento generalizado, as pessoas comprando pão com quilos de dinheiro. Onde o dinheiro não é mais contado e sim pesado em gramas por que a inflação derreteu tudo. Onde não há comida, não há dinheiro, não há nada.

Você esquerdinha é cúmplice e culpado por tudo isso.

Se hoje falta pão na mesa dos brasileiros, você esquerdinha é o maior culpado, porque defendeu, levantou a bandeira vermelha, e votou pra eles continuarem por 4 mandatos destruindo o sonho das pessoas e tirando o pão da mesa das famílias brasileiras.

Anônimo disse...

O emprego é algo que depende de muitas variantes. Na época do Lula foi a explosão nos preços das matérias-primas e nos produtos de segurança alimentar da população: carne, frango, porco, soja, trigo, por ai. Mas o Brasil não estava bem, como se pensa. Emprego tem a ver com Leis claras e precisas, seja tributária ou trabalhista. Tem a ver com educação para a modernidade ( Inglês, Matemática, computação, maquinários), tem a ver com valor agregado aos produtos primários( a Holanda ganha muito dinheiro agregando sabores ao café), bem próximo a nossa exportação in natura. Tem a ver com essa política insana de dúzias de partido, que no final aglomeram-se num Centrão sem pé nem cabeça. É por ai. Dilma não teve essa culpa toda. Ela pegou a caneca quente de Lula. Temer nem pode se mexer, e ainda assim, fez mais que a Dilma. O dia que o político brasileiro realmente for inteligente, faz desse País, em 20 anos, a quarta economia do Mundo. Mas o imediatismo e a burrice não deixam.

Anônimo disse...

POLIBIO AJUDA AOS ESQUERDISTAS:

"QUEDA NO DESEMPREGO"
=======================,(FORMULAÇÃO NEGATIVA DA NOTICIA)
MODO NBEGATIVISTA PETISTA DE DIVULGAR O CAOS: DIMINUIR O NEGATIVO

DIMNUIR= QUEDA , NEGATIVO=DESEMPREGO; GERA PERCEPÇÃO DE COISAS RUINS


AO INVÉS DE


"AUMENTA O NÍVEL DE EMPREGO"
============================ (FORMULAÇÃO POSITIVA DA NOTICIA)

MODO POSITIVO DE DIVULGAR OTIMISMO: AUMENTAR UMA COISA BOA!

AUMENTAR COISA BOA=AUMENTAR NIVEL DE EMPREGO, = CRIAR OTIMISMO!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/