Tamanho do IPCA-15 remete a cenário benigno da inflação

O IPCA-15 de julho, divulgado ontem pelo IBGE, registrou variação de 0,09%, abaixo da expectativa do mercado (0,13%). Com isso, o indicador acumulou alta de 3,27% em doze meses. 

Em comparação a junho, quando o IPCA-15 apresentou variação de 0,06%, os preços do grupo Alimentação foram vetores de alta, passando de deflação de 0,64% para elevação de 0,03% nesta leitura. Dentro do grupo, destaque para a aceleração de alimentos in natura. Vale ressaltar, ainda, a deflação de Transportes, acentuada por Combustíveis, responsável pela moderação da alta do indicador.

Os núcleos de inflação, por sua vez, continuaram recuando e acumularam alta de 2,8% em doze meses. Tal dinâmica de inflação de curto prazo mantém o cenário favorável de inflação ao consumidor

4 comentários:

Anti-Comunista disse...

VAI ACONTECER DEFLAÇÃO.

Anônimo disse...

Mas o custo de vida só encarece cada vez mais. Como que pode isso?

Anônimo disse...

Mascaram a inflação para baixo.
O Reflexo forçado é para economia no reajuste do funcionalismo e na aposentadoria do INSS.
O governo Petista fazia isso, para forçar a redução salarial e deixar o trabalhador assalariado pelo salário mínimo. Com o tempo os salários vão minguando até encostar no mínimo e ficar todos ganhando essa mixaria, enquanto os políticos (nobreza) se fartam com o dinheiro do povo.

Anônimo disse...

Velho, é verdade é que não tem consumo. O povão deixou de comprar e agora conta as moedas para passar o mês. Eu sou exemplo disso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/