Artigo, Bolívar Lamounier, Estadão - Política infantil, povo infantilizado

A desigualdade social e o desmazelo geral estão nos tornando um país estúpido, violento e cruel.

Duvido que algum país tenha um número de irresponsáveis por metro quadrado comparável ao nosso. Baseando o cálculo só no circuito institucional sediado em Brasília, excluindo o resto do País, nossa vantagem sobre o resto do mundo nesse quesito deve ser acachapante.

Para bem aquilatarmos a extensão da coisa, tanto faz começarmos pelo lado grotesco – lagostas, vinhos de qualidade, auxílio-paletó, auxílio-moradia – ou pelo lado teratológico, quero dizer, pelo contingente de 26 milhões de pessoas sem trabalho, por nosso sistema educacional, horroroso nos três níveis, pela corrupção de proporções amazônicas, pela taxa de homicídios subindo de patamar e agora, para nosso infinito espanto, pelo rompimento de barragens causando danos irreparáveis a algumas de nossas mais importantes bacias hídricas. Culpa de Deus ? Não, culpa da ignorância técnica, da falta de fiscalização e do desprezo pela natureza e pela vida das coletividades que vivem nas proximidades. A verdade é uma só: a desigualdade social e o desmazelo generalizado estão nos tornando um país estúpido, violento e cruel.

Se nossa renda por habitante crescer 1,5% este ano (o que não é trivial) e essa taxa se mantiver por um longo período, levaremos 47 anos para dobrá-la e alcançar o nível que Portugal já hoje desfruta. Repito: 47 anos. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

aparecido disse...

E com o congresso presidido pelo bost.alumbre amapaense e outro sujeito com a aparencia fisica de um suino e aparencia intelectual de um asinino...Com esses dois estamos no caminho certo para a barbarie...sem erro....

Anônimo disse...

Além do que, além de ignorantes, estamos criando uma geração de babacas. Todos, hoje, acham que têm infinitos direitos e, mais, que é obrigação dos outros - leia-se: Estado, patrões, pais, professores, etc. - satisfazê-los. Todos querem a felicidade - como queria o babacão mor Suplicy - como direito constitucional. Nessa geração, poucos acham que a procura da felicidade é direito e obrigação de cada um e não dos demais.

Cris disse...

A desigualdade social não é coisa que surgiu nos últimos 20 anos...
A explosão da violência...sim...
Então... uma não é "necessariamente" a causa da outra...
Prefiro pensar que a ausência de autoridade constituída que se dê ao respeito e atue com respeitabilidade ( a velha máxima do exemplo vir de cima) nos três poderes e em todos os níveis , aliado a leis que não mantem presos os marginais e não contribuem assim para a segurança de todas as pessoas honradas que acordam cedo para ir trabalhar , inclusive aquelas que possuem uma linda família apesar de estarem na base da pirâmide social ... , acrescido da falta de investimentos para construção de cadeias com segurança efetiva e de programas que façam a vagabundagem que por lá costuma dar expediente ...trabalhar , pode ser a causa de boa parte de nossos problemas...
Afastando estes problemas começa haver a sensação de segurança que os negócios "sérios" e os investimentos necessitam... e começa também a existir condições de pensar o Brasil em um horizonte maior do que dois ou três anos... que é o que estamos vivendo agora...

Anônimo disse...

Mente infantil e MENTE ESCRAVAGISTA! Estas duas juntas pelo fato de que somente mentalidade infantil pode ser escravizada por outros também de mente infantil SEM MORAL.

Anônimo disse...

Eu ainda acho que a culpa de tudo foi o fechamento dos hospícios! Depois disso, tudo desandou!

Anônimo disse...

Excelente esse artigo do Bolívar Lamounier, publicado no Estadão.. e preocupante também. Até parece um vaticínio para o Brasil.

Anônimo disse...

De 1964 a 1984, Democracia Militar, o Brasil cresceu em média 7,5%ao ano, de 1985 a 2018, "democracia civil, o crescimento anual foi de 2,4%, se seguirmos essa política Esquerda/Centrão, estaremos fadados a insolvência e a miséria, subdesenvolvimento.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/