Artigo, Renato Sant'Ana - A inconstitucionalidade do guardião da Constituição Federal

Diante das mazelas da pátria, Tom Jobim tinha certo desalento, mas nunca perdia o bom humor. E costumava dizer que o Brasil é um "país de cabeça pra baixo". E recomendava olhar o mapa e ver "aquela coisa enorme, tentando se equilibrar numa pontinha fina."

E era fácil imaginar o gigante que, desafiando a lei da gravidade, se permite a bizarrice de plantar bananeira.
          
Pois os sofistas do Supremo Tribunal Federal (STF) "recepcionam" a alegoria de Tom Jobim, promovendo cambalhotas jurídicas. Com o costumeiro malabarismo retórico, uma vez mais estão a rasgar a Constituição Federal (CF), ultrapassando as suas prerrogativas e atropelando o Poder Legislativo.
          
Para entender, imaginemos um hipotético movimento pela criminalização do não comparecimento ao culto religioso. E, porque o Congresso Nacional nunca pautou a discussão da matéria, ativistas pediriam ao STF a declaração de que não ir ao templo aos domingos é crime.
          
Parece bizarro..

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Se tivessem obedecido ao menos um dos requisitos do critério já existente ( q é pessimo) segundo o qual o indicado tem q ter NOTÁVEL SABER JURÍDICO, isso não estaria ocorrendo. A nomeação de todos que lá estão é indevida. Fosse um país sério.. .seriam sabatinados, atestada a ignorância das excelências; Aanuladas as nomeações e atos, com efeitos "ex tunc" ...dá muito trabalho...mais econômico ... 1 CABO E 2 SOLDADOS.

Mordaz disse...

É verdade. As vezes até o STF usa a constituição. Raramente. De resto até cria casamento entre homossexuais. No pensar do Ministro Barroso, por ter bom coração. Pode?

Anônimo disse...

Um país que já teve umas 4 ou 5 constituições não é sério. Todo governo o quando entra quer mudar tudo.

Anônimo disse...

MAGISTRAL!

Anônimo disse...

O STF é a próxima instituição republicana a ser civilizada seja com a colaboração honesta deles cumprindo as leis ou via impeachment de uns 3 que já passaram de todos os limites , aí os outros vão se comportar melhor e somente cumprir a constituição e as lei vigentes, sem muitos sentimentalismos, menos ainda ativismos e colocando ideologias no esgoto.

Anônimo disse...

Este problema institucional possui fácil solução. O STF, como consta na CF, é seu guardião. Ora, se em vez de dar a proteção devida, ela a destrói, fica evidente que o Senado deve agir e inclusive dispensar os ministros que não cumprem sua função. Ao cidadão cabe fazer a pressão necessária para esse fim.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/