Itália passa a considerar idosos só quem tem mais de 75 anos

No Brasil, idoso é quem tem mais de 60 anos.

Médicos italianos decidiram recalcular a idade partir da qual uma pessoa é considerada idosa. Um país que rejuvenesceu com uma notícia: na Itália, 63 milhões de habitantes, uma das nações mais longevas do mundo, um italiano agora só é oficialmente idoso depois dos 75 anos de idade.

A reportagem é do jornal O Globo.

O conceito da velhice aos 65, está definitivamente ultrapassado. A Sociedade Italiana de Gerontologia e Geriatria decidiu adiar a velhice em 10 anos, porque hoje, uma pessoa de 65 anos de idade, possui as condições físicas e cognitivas de uma de 40 ou 45, 30 anos atrás.

O representante da Sociedade Italiana de Geriatria Roberto Bernabei diz que uma pessoa de 70 anos hoje, faz aquilo que fazia quando tinha 50, só que com mais experiência e capacidade intelectual. A incapacidade, que é a ver.

CLIQUE AQUI para ler mais.

9 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito, é ridivulo chamar u homem ou uma mulher com mais de 60 anos de idosos e ficarem criando programas demagógicos, Condução grátis, meia entrada, vaga para idosos estavionarem etc...Deveria ter uma separação só,ser considerado deficientes físicos, idosos com dificuldade de locomoção. Meu quando tinha 81 anos subia em pé de manga de casa para colher mangas.Há N Empresarios, Médicos, Jornalistas etc... be, sucedidos que não pagam transporte público, por quê, o quê justifica tamanha demagogia?

Anônimo disse...

Verdade, o conceito de velhice é relativo. Nos anos 50/60 do século passado morria-se de certas doenças ou era considerado "velho" quem alcançava os 55 ou 60 anos de idade. É bom registrar também as condições socioeconômicas da população italiana, superiores as dos brasileiros, o que alteram índices de qualidade de vida e a longevidade.

Anônimo disse...

Correto!

Vamos colocar nossos velhinhos de 65 anos na picareta!

Anônimo disse...

na Itália, 63 milhões de habitantes, uma das nações mais longevas do mundo

é a dieta mediterrânea...

e os italianos ainda comem carboidratos a beça, fazendo cair por terra o terrorismo imposto por muitos medicos e nutricionistas...

só que eles fazem uma boa combinação desses duas dietas...

a massa da pizza italiana é fininha, contrastando com a da pizza americana, que é enorme e pode ainda vir recheada com vários tipos de queijos...

Anônimo disse...

Políbio : relação dos membros desta sociedade de gerontologia e idade ?

Anônimo disse...

quem tem um conceito muito bom sobre esses "idosos" de 60 anos, principalmente os espertos, é o Luis Carlos Prates...

tem um olhar "especial" sobre aqueles "velhinhos" que adoram passar na frente na fila do banco, na fila do ônibus...

Anônimo disse...

0s 65 anos da Itália é diferente dos 65 do Brasil. Lá pode ser até 75. Aqui é se aposentar e continuar trabalhando empurrando carrinho de muambas. Tem que tirar da sociedade os políticos e implantar regime parlamentarista ou a ditadura de antes.

Anônimo disse...

Estão azeitando as coisas pra mexer na previdência, esses caras não sabem o que é trabalho duro, pergunta se alguém do STF quer se aposentar, vivem no bem bom as nossas custas, não sabem o que é virar um concreto, nem capinar um lote, tudo depende da qualidade de vida de cada um, bando de hipocritas.

Anônimo disse...

60 anos já foi idoso no tempo do meu pai e olhe lá. Hoje tá cheio de gente com 60 anos correndo no Marinha ou batendo uma bolinha. Idoso, POR DEFINIÇÃO, já é alguém que tem até inclusive dificuldades de locomoção, não quem anda fazendo corrida por aí. No mínimo, 67 anos deveria ser a idade para considerar alguém idoso no Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/