Cuba abre caminho para a volta do capitalismo, mas mantém ditadura comunista

Novo texto constitucional foi aprovado por unanimidade em uma sessão ordinária da Assembleia Nacional. A Cuba de hoje é cada vez mais uma economia mista. Mais de 591.000 cubanos trabalham por "conta própria", o que representa 13% da força de trabalho.

O Parlamento cubano aprovou neste sábado o projeto consensual de uma nova Constituição, que reconhece o papel do mercado e da propriedade privada, sem renunciar ao comunismo como meta, e que será submetido a referendo em fevereiro.

O texto restitui o comunismo como meta da sociedade cubana - o mesmo tinha sido eliminado no projeto inicial -, e o PCC como "força política" dirigente, que "orienta os esforços comuns na construção do socialismo e no avanço para a sociedade comunista". Esta restituição irritou a oposição, que começou a convocar a "um maciço e sonoro NÃO" para "fazer fracassar" a nova Constituição.

CLIQUE AQUI para conhecer mais detalhes sobre a nova Constituição, inclusive a respeito do casamento, dos milionários e das eleições. 

15 comentários:

Anônimo disse...

Não acreditem em comunistas, Rússia e China continuam comunistas, é tudo farsa para engolir a democracia e a liberdade.

Anônimo disse...

É o que fez a China

Anônimo disse...

🇧🇷 Comunismo e capitalismo são antagônicos, quem irá investir num ambiente hostil aos negócios como a fazenda de escravos Cuba.

antenor silva disse...

Isso chama-se Síndrome da China. Rogério Mendelski

FAÇANHA, o ADVOGADO do POVO. disse...

Seguir o exemplo da China...

Anônimo disse...

>>

Esse 'capitalismo' em Cuba é obviamente uma píada!

O que acontecerá se um 'comerciante' cubano for mais talentoso para negócios e que tenha menos preguiça que os outros? Será permitido que ele cresça e prospere? E que tenha lucros, uma palavra maligna em regimes comunistas.

<<

Americo Ayala Jr. disse...

Pobres coitados...50 anos atrasados!

Anônimo disse...

Piada de ditadura esquerdista. É o neo-comunismo com pitadas de capitalismo. Isto não existe.

Esta mistura é igual cruza de jumento com vaca. Não dá resultado.

Anônimo disse...

É A CONTINUIDADE DA FARSA COMUNOFASCISTA PARA NÃO SEREM DEFENESTRADOS E NEM CRIMINALIZADOS PELAS ATROCIDADES NESTES 60 ANOS DE TRAGÉDIA! MAIS UM MODO DE CHUPAR O SANGUE DO POBRE POVO! VIA CAPITALISMO! VERGONHA! ANTES UM REI DECENTE DO QUE UMA CAMARILHA GENOCIDA COMUNISTA!

Anônimo disse...

Os 5% que mamam nas tetas do Estado não querem larfar o osso, querem continuar no poder, usando e abusando do dinheiro dos outros 95% do povo que trabalham e produzem.

Anônimo disse...

Os 5% que mamam nas tetas do Estado não querem largar o osso, querem continuar no poder, usando e abusando do dinheiro dos outros 95% do povo que trabalham e produzem.

Anônimo disse...

Foi o representante da China que sugeriu ao governo cubano copiarem o modelo deles,tanto que o eleito foi pela assembleia communista,ou seja os mesmos de sempre,o povo nao participou,portanto continua Comunista disfarçada com um pouco de capitalismo.

Anônimo disse...

Alguns já devem ter lido que.por trás da implantação do comunismo sempre há financiamento capitalista.Eu me perguntava porque até perceber que do ponto de vista prático faz sentido.Indo para o comunismo,o enredo é sempre o mesmo até hoje.No longo ou médio prazo o pais se desorganiza e sua estrutura produtiva entra em colapso.O que aontece com a população?Entra no modo subsistencia,consumindo o minimo de recursos.Lá na frente os capitalistas voltam e têem a sua disposição mão de obra farta,barata,mercado para explorar,ausencia de leis trabalhistas,sindicatos.Antes ,com isso,o regime mudava,agora não muda mais,continua o controle comunista,o que é melhor ainda do ponto de vista capitalista.

Anônimo disse...

Está faltando pão em Cuba, em Cuba não tem dinheiro para comprar Trigo.Estão dando calote no Brasil.

Ariel disse...

Quem dera, o povo cubano valtasse a nos brindar com a sua bela musica e seus inesqueciveis conjuntos musicais; parece-me, tiraram a alegria daquele povo que era FELIZ E NÁO SABIA!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/