Artigo, Bernardo Mello Franco - O sistema político pós-regime militar morreu. E agora, o que vai acontecer?

Nada será como antes. O furacão eleitoral levou o telhado e as paredes da casa que abrigava a política brasileira há três décadas. “O sistema partidário que nós conhecíamos morreu no aniversário de 30 anos da Constituição”, resume o cientista político Jairo Nicolau. 

Ele é um dos estudiosos que tentam entender as mudanças decretadas pela urna.

O eleitor resolveu apressar a morte do doente. Despejou o presidente do Senado, desempregou o líder de todos os governos e humilhou oligarquias que não desgrudavam do poder, como o clã Sarney. No Rio, deu uma surra nos filhos de Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, Jorge Picciani e Roberto Jefferson. E um ex-juiz desconhecido até a semana passada virou favorito para conquistar o governo do estado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

15 comentários:

Anônimo disse...

Morreu mas, os velhos coronéis corruptos continuam se elegendo com o dinheiro público via fundo partidário.
Esta eleição foi fraudada no momento em que o fundo partidário não foi dividido de forma igual entre os novos candidatos e os velhos coronéis eleitos fraudulentamente. Morreram mas não foram enterrados.

Unknown disse...

Caro Polibio,

O autor desse artigo é aquele que levou um saranda do candidato Bolsonaro no Roda Viva?

Grande abraço e boa semana!

Anônimo disse...

o eleitor, FINALMENTE, descobriu a sua força numa logica elementar...

demorou um bocado, mas entendeu que toda essa gente so estava na politica por anos por causa dele mesmo...

essa nova composição do Congresso é a mais entusiasmante dos ultimos 20 anos...

quero assistir as sessoes pra ver o circo pegar fogo com o Kim, a Joice, o Frota e com os irmaos Bolsonaros...

o pessoal da internet foi gigante...

encararam o desafio de uma candidatura, sairam da zona de conforto dos seus milhares de views e entenderam que pra mudar o sistema é necessario encara-lo de frente, indo alem de fazer videozinhos com cara de raiva...

desejo boa sorte a todos e acredito que farão uma trabalho de renovação maravilhos...

Anônimo disse...

É o efeito da ONDA AZUL , de BOLSONARO, em defesa da verdade e dos verdadeiros valores, contra a corrupção, a mentira e a hipocrisia . Renovou o Congresso Nacional e , em breve, renovará o Brasil. !!! Tia Glória

Anônimo disse...

Falta o STF agora mudar para atender aos novos tempos. Do jeito q está não atende. Não sensação julga os poderosos como os tem soltado algumas vezes. A sociedade brasileira deseja honestidade e decencia9

Anônimo disse...

Sou favorável ao Parlamentarismo com voto distrital ou distritatal misto.A America Latrina e toda Presidencialista e vive derrapando entre Ditaduras de Esquerda e ou de Direita.

Marcelo disse...

AFF ESSE VERME VIVE DE MIMIMI NO TWITTER

Heloisa disse...

Boa tarde, Unknown aí acima. O articulista é aquele mesmo que estava no Roda Viva. É vermelho da raiz dos cabelos até as unhas dos pés. Ele terminou esse artigo pedindo aos esquerdopatas militantes que parem de chamar os outros de fascistas porque isso não ajuda nada a conseguir mais votos para o despachante de presidiário.
Boa tarde, Polibio.Está circulando um áudio na internet pedindo aos eleitores do Bolsonaro para não irem de amarelo ou com qualquer símbolo que possa nos identificar, na votação do segundo turno. Eu já fiz isso no primeiro, porque raciocinei o seguinte: mesários são quase sempre professores ou bancários, categorias que não trabalham aos domingos, e portanto há menos problemas em convoca-los.Acontece que em sua imensa maioria são comunas, pois seus sindicatos são filiados à CUT. Portanto, se nos identificarem podem perfeitamente anular nossos votos. É isso o que o áudio diz. Eu fui de calça rosa e blusa off-white, e vou fazer a mesma coisa no segundo turno. Estou muito desanimada e acho que vai haver uma fraude monumental. Por favor, digam alguma coisa para levantar meu ânimo, porque estou lá no chão. Abraços.

Anônimo disse...

Ainda falta o PT, Jader Barbalho, Renan Calheiros.

Anônimo disse...

Concordo

Anônimo disse...

Não existe mais regime militar ou ditadura. Segundo o Ministro Dias Toffoli o que houve foi um movimento militar.!!! .

FALANGE PATRIÓTICA disse...

A NOSTALGIA do Regime de 1964 é imensa, o combustível que impulsiona a candidatura Bolsonaro, é esse mesmo. O Povo quer de volta os bons tempos do "verde oliva".

Anônimo disse...

SISTEMA POLITICO TEM QUE MUDAR:

1-O MUNDO É VELOZ E O SISTEMA É DE MIL ANOS ATRAS,INCOMPATIVEL

2- O MUNDO É DINÂMICO E TEM QUE SER GOVERNADO COM OPINIÃO POPULAR
...ON LINE, DE TEMPO EM TEMPO UMA CONSULTA PARA VARIOS ASSUNTOS, O POVO OPINANDO E GOVERNANDO JUNTO

3- CONSULTANDO ON LINE DE TEMPO EM TEMPO NÃO HAVERA "TSUNAMI" ELEITORAL, O SISTEMA TEM QUE FUNCIONAR COMO UMA PANELA DE PRESSÃO, CONSULTA SERÁ COMO VALVULA DA PANELA DE PRESSÃO, VAI MANTENDO A PRESSÃO DENTRO DE UM NIVEL ACEITAVEL E MUTANTE TANTO QUANTO OS INTERESSES DOS ELEITORES.

4- OS POLITICOS ATÉ OS MAIS IMPORTANTES TEM QUE FAZER UMA DECLARACÃO PÚBLICA AO ASSUMIREM CARGOS,DE QUE TEM CONSCIÊNCIA QUE SÃO EMPREGADOS DO POVO, PEÕES DO POVO,A ELE RESPEITARÃO E PRESTARÃO CONTAS.

5- NÃO PODEM TER PRIVILEGIOS COMO LULA CONDENADO ESTA FAZENDO MAL AO BRASIL TODO, PREJUIZO INCALCULAVEL AOS MAIS POBRES,CRIANCASE IDOSOS.
DEVIA SER ENFORCADO COMO EXEMPLO, ASSIM COMO SADAM HUSSEIN.

Anônimo disse...

BOLSONARISMO JÁ SE CONVERTE EM NAZISMO NAS RUAS DO PAÍS


Explode o número de crimes por motivações políticas cometidos por eleitores do candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro; nos últimos dez dias, houve pelo menos 70 ataques de eleitores de Bolsonaro, segundo levantamento realizado pela agência Pública; agressões envolvem principalmente mulheres e negros, como o mestre Moa do Katende, assassinado com 12 facadas nas costas após declarar voto em Fernando Haddad; dos casos contabilizados, 14 aconteceram na região Sul, 32 na região Sudeste, 18 na região Nordeste, 3 na região Centro-Oeste e 3 na região Norte; sob o olhar condescendente de grande parte da mídia, o bolsonarismo é cada vez mais semelhante ao nazismo e pode chegar ao poder

10 DE OUTUBRO DE 2018 ÀS 21:44 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube

Anônimo disse...

BOLSONARISTAS AGRIDEM JORNALISTA NEGRA E A CHAMAM DE MACACA


A jornalista Gabi Coelho, chefe dos colunistas do Voz das Comunidades, veículo de comunicação com foco nas favelas do Rio de Janeiro, é a mais nova vítima dos apoiadores do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL); Gabi foi agredida na tarde desta quarta-feira (10), no Centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais

10 DE OUTUBRO DE 2018 ÀS 18:17 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube


247 - A jornalista Gabi Coelho, chefe dos colunistas do Voz das Comunidades, veículo de comunicação com foco nas favelas do Rio de Janeiro, é a mais nova vítima dos apoiadores do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). Gabi foi agredida na tarde desta quarta-feira (10), no Centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/