Vendas reais do varejo recuaram em junho, mas expectativa não é ruim

As vendas reais do comércio varejista restrito recuaram 0,3% na passagem de maio para junho, na série com ajuste sazonal, conforme divulgado na sexta-feira pelo IBGE. O resultado surpreendeu negativamente o mercado (+0,1%) e a nós (+0,4%), após a retração de 1,2% observada na leitura anterior. 

Na comparação interanual, as vendas cresceram 1,5% (décima quinta alta consecutiva nessa métrica), também abaixo do esperado e do dado anterior. Setorialmente, na margem, seis dos oito segmentos registaram alta. Porém, o indicador agregado foi influenciado pela queda nas vendas de supermercados e hipermercados, revertendo o consumo preventivo observado em maio, em meio à paralisação no setor de transportes. O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que também considera os segmentos de veículos e de materiais de construção, registrou avanço de 2,5% ante junho, devolvendo parte da contração de 4,9% observada na leitura anterior. 

Por fim, apesar da surpresa negativa com os dados de junho, a tendência segue de uma recuperação gradual e volátil do consumo, em linha com a expectativa de expansão do PIB em 1,1% neste ano.

3 comentários:

Anônimo disse...

O editor é muito engraçado quando tenta dourar a pílula.

Anônimo disse...

E hilario

Anônimo disse...

Eu acredito ... e tb em papai noel coelinho da pascoa q o Lulladrao nao sabia d nada e que inter continentsl é mundial... aaaaa eu ACREDITO...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/