3.743 cubanos chegaram no brasil nos últimos dois anos, fugindo da ditadura comunista e da pobreza de Cuba

Cubanos fugindo de balsa para os EUA.

Os repórteres Marcelo Godoyu e Felipe Resk, contam na edição de hoje do Estadão que eles são homens jovens que fogem da miséria e da opressão do regime comunista e formam nos últimos dois anos o segundo maior grupo de estrangeiros a pedir refúgio no País, atrás só dos venezuelanos; rota passa pela Guiana e por Boa Vista (RR).

Leia a reportagem completa:

Javier Ramirez Vakdez chegou no dia 19 de dezembro a Bonfim, em Roraima, depois de cruzar em Lethem, na Guiana, a fronteira brasileira. Deixou em Cuba dois filhos, três irmãos e sua mãe para buscar trabalho, dinheiro e a liberdade que lhe faltava na ilha caribenha. “Cuba está em uma situação muito difícil, o salário mínimo é insignificante e o que se paga não dá para viver”, contou o motorista de ambulância.


A história de Vakdez resume a de outros 3.743 cubanos que entraram no País nos últimos dois anos e pediram oficialmente refúgio. Eles formam o segundo maior contingente de estrangeiros registrados no período pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério das Relações Exteriores, atrás somente dos venezuelanos, superando haitianos e angolanos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

25 comentários:

ganhatudo disse...

O Comunismo é a forma moderna de escravidão, onde o ditador de plantão comercializa a mão de obra da plebe. Ex. médicos cubanos do "mais médicos". Nesse caso 70% da renda do escravo vai para o seu "dono".

FAÇANHA, o ADVOGADO do POVO-OABRS 16694 disse...

Preferem a miséria do Brasil, onde podem ASSALTAR e TRAFICAR quase à vontade!

Anônimo disse...

Cadê os movimentos sociais para exaltar o socialismo e Cuba? A história registra e o presente confirma o fracasso dessa ideia.

Anônimo disse...

fugir da pobreza para o Brasil é o apice do surrealismo...

Anônimo disse...

Se os cubanos são realmente refugiados, tudo bem, contudo não poderiam se constituir num contingente de bolivarianos para estando aqui fazer o que as milicias de Maduro fazem atualmente na Venezuela? Temos que separar o joio do trigo, já temos problemas demais com os parasitas bolivarianos que infestaram nossas universidades que agora são muito mais centros de doutrinação de uma ideologia de inúteis em termos de desenvolvimento do Brasil.

Oswald disse...

Em Cuba também assaltam e traficam, so que quem faz isso lá é a elite comunista.

Anônimo disse...

O GOVERNO BRASILEIRO DEVERIA ENCAMINHAR OS REFUGIADOS CUBANOS AO PT PARA QUE SEUS MILITANTES DEEM ACOLHIDA EM SUAS RESIDÊNCIAS. AFINAL, OS COMUNISTAS PREGAM QUE TODOS DEVEM DIVIDIR TUDO QUE TEM.

Anônimo disse...

elogiar ditadura cubana NÃO É FAÇANHA nenhuma,É BURRICE!

BOTAR SIGLA OU NUMERO JUNTO AO NOME, NÃO DIGNIFICA NINGUÉM, A PESSOA DEVE SE DIGNIFICAR E NÃO TENTAR MOSTRAR SER ALGUÉM, SE DIGNIFICAR, SE ANEXANDO A ALGUMA SIGLA

PARA APARECER BASTA BOTAR UMA MELANCIA NO PESCOÇO OU COMO SE DIZIA ANTIGAMENTE, "CROMAR AS ORELHAS"! kkkkkkk

jorge.alves ribeiro disse...

O pior de tudo é que não temos emprego para os brasileiros, e com esse contingente de pessoas que vem pra cá, a situação fica cada vez mais difícil.

Anônimo disse...

Mas porque eles deixariam aquele paraíso socialista idolatrado por 10 entre 10 esquerdistas?

Anônimo disse...

Canalhas vermelhos, corruptos e mentirosos: vão cortar cana em cuba pra ajudar a tiranisar o povo.

Anônimo disse...

Por que não procuram refúgio nos EUA? Lá o governo costuma proteger e ajudar os cubanos que chegam ao território americano. E é bem mais perto do que vir até aqui.

Anônimo disse...

O comunismo não é bom esquerdalha que posta aqui?

Anônimo disse...

Que bom seria se 3.743 petistas fossem para Cuba!!!

Anônimo disse...

E os cubanos q morreram no Chuí? Já temos uma posição sobre sua situação no Brasil? Terroristas ou traficantes?

Anônimo disse...

Façanhento, em Cuba terneiro que é bom não berra, vai direto para o açougue sem um pio. Lá tem pena de morte! E o crápula que disser que não tem, que prove em contrário! Aliás, nem precisa provar, porque comunista mente para baralho!

Anônimo disse...

A escumalha da esquerda , de CUBA , VENEZUELA , que não consegue ir para os EUA , prefere o BRASIL , pois sabe que os governos brasileiros são generosos com o dinheiro do povo .!!! Vovó Cândida

Anônimo disse...

Essa imigração de cubanos está muito mal contada. Aí tem! E não é boa coisa.

Anônimo disse...

Políbio,

Deveriam acampar na casa da Moela Grávida........

Anônimo disse...

O ESTADO de RORAIMA sofre com surto de SARAMPO, importado da VENEZUELA , que enfrenta uma epidemia. Mais uma herança maldita de LULA, DILMA e do PT. !!! Vovó Cândida.

Anônimo disse...

Em contrapartida os Brasileiros foram embora do Brasil para se refugiar nos países da Europa. O Brasil perdeu porque esses eram profissionais graduados e prestavam Serviços de qualidade a Sociedade. Essas famílias que foram embora do Brasil já não suportavam mais ver o desgoverno do país. A falta de Segurança, de Educação, de Saúde, o Desemprego, os altos impostos que corroem nossos salários, fizeram os filhos da Pátria Mãe ir em busca de uma vida digna e melhor. Enfim, trocamos as famílias brasileiras pelos cubanos, venezuelanos, que desesperados com o regime do Comunismo, vieram trazer ao Brasil mais problemas e miséria ao país. É triste, mas é a nossa realidade.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Sei não.......

Pode ser uma "invasão" patrocinada.

Tem o caso de Chui, pela dúvida comentada acima, parece que não foi esclarecido.

Anônimo disse...

Para USA sao uns 50 mil por ano. La tei a lei dos pes secos. Se chegou na praia, pisou em terra firme, nao pode ser devolvido.
Aqui, so falta os maluco dizerem que estes cubanos pobres coitados sao soldados rambos travestidos de miseraveis, que com as senhoras gordas agentes de saude cubanas ja instaladas aqui, e os haitianos, formarao um esquadrao para libertar o lula da cadeia. A demencia mental aqui esta fazendo casa neste pais

Anônimo disse...

Estão fugindo ou estão sendo enviados?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/