Secretaria da Fazenda mostra que Sintergs mentiu sobre as contas públicas do RS

A secretaria gaúcha da Fazenda tirou consistente nota sobre a atual situação financeira estadual, desconstruindo a "premissa totalmente equivocada" do Sindicato dos Técnicos-Científicos do Estado do RS, Sintergs, que esta semana divulgou uma análise destinada a provar que o governo mente.

O Sintergs mentiu, mostra a secretaria da Fazenda.

Leia a nota:

O questionamento encaminhado à Secretaria da Fazenda pelo Sindicato dos Técnicos-Científicos do Estado do RS (Ofício-Sintergs nº 01/18, de 8/01/2018), parte de uma premissa totalmente equivocada e, com isso, busca induzir a uma interpretação distorcida sobre a realidade financeira que o Estado enfrenta.

Os números que a entidade faz referência são decorrentes do acompanhamento meramente da execução orçamentária desse período e de maneira estanque (de janeiro a novembro), desconsiderando todos os passivos de 2016 e de anos anteriores. O Balanço Orçamentário publicado mensalmente pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) é um demonstrativo que está previsto no Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), o que auxilia na transparência sobre as finanças públicas.


Não se trata, portanto, de um demonstrativo do saldo financeiro (demonstrativo contábil.

CLIQUE AQUI para ler, estudar, reler e passar adiante.

15 comentários:

Anônimo disse...

Depois que terminou a contribuição sindical compulsória e diminui o numero de cedências de funcionários para os sindicatos, tem sindicalista vendo "estrelinhas" demais. Estão desatinados.

Anônimo disse...

Se mentiu tem que haver auditoria e punição para os incompetentes.

Anônimo disse...

Pmdbosta

Anônimo disse...

Membros deste sindicato aparecem seguidamente em um programa de radio local, que tem entre seus anunciantes este mesmo sindicato.

O que eu acho interessante eh qual seria o motivo de um sindicato de funcionarios publicos fazer anuncio em um programa. Qual seria a explicacao?

Anônimo disse...

E isso que acontece quando "técnicos" tentam fazer trabalho de pessoas formadas em um curso superior ( no geral um lixo, mas ainda muito superior ao resto)...!!!

Darcy Francisco Carvalho dos Santos disse...

Esse pessoal de sindicatos, além de não entender nada da finanças públicas, tem um pensamento muito reduzido, para dizer o menos, da vida em geral. Qual governador que, podendo pagar os salários em dia, iria atrasá-los? Nada tira mais votos do que parcelar e atrasar salários.

Anônimo disse...

Os sindicatos estão confundindo a sociedade, porque não querem abrir mão de privilégios.

wilson1 disse...

Esses sindicatos, no geral, mentem descaradamente. O negócio deles é invariavelmente dar uma força para às esquerdas, principalmente ao PT, que são
muito mais pródigas aos mesmos.

Anônimo disse...

Sexta feira foi o último dia para aderir ao PDV do estado.Muitos aproveitaram a chance e se mandaram.99% aposentados e muitos com idade avançada.Foi a chance que caiu do céu,ou melhor,do Sartori.Graças a ele servidores que queriam pegar uma graninha,agradeceram, e ele também.Quase todos saíram com 20,30 mil ou até mais no bolso.Ou vão sair.Chance de ouro.Quem ficou na dúvida achando que tem que morrer dentro de um órgão público,vai se arrepender.Chega um momento em que tem parar.E parar com incentivo melhor ainda.
Bom findi a todos

Anônimo disse...

Duas coisas que torturam o pessoal da esquerda, a verdade e a Biblioteca. Já Roberto Campos, dizia que quem torturava o pessoal da esquerda era o Trabalho.

Anônimo disse...

Editor,

O senhor perdeu a razão, pois é só verificar no portal transparência e o portal da fazenda. Lá pode verificar nos balancetes o aumento em várias contas dos ativo, também há nos balaços bimestrais fornecido pela fazenda em quais, exercício 2017, houve várias contingências para se fazer superávit(isso significa aumento dos saldos dos ativos, pois a receita foi maior que a despesa e esse saldo resultante, que saiba, vai para alguma conta), então não há como argumentar que tem desiquilíbrio financeiro. Vou soltar um canto, talvez há uma grande suspeição, já não bastam as renúncias fiscais, a Administração pode estar omitindo receitas realizadas, ou seja, é muito mais grave que as tais renúncias.

Cabe também observar que há muito desencontro de informações nos balanços apresentados e neste ponto a fazenda está correta.

Ressalta-se uma ponderação, o do princípio da entidade que, em contabilidade, significa dizer que não se deve misturar os patrimônios das pessoas jurídicas ou pessoas físicas.

Despesa

Entidade: Adm Direta
Mês/Exercício: Dezembro/2017 Acumulado
Dados Parciais



Total
Empenhado(*)
43.790.430.099,93

Liquidado-Orçamento Atual(*)
43.101.739.784,08

Pago-Orçamento Atual(*)

38.578.937.347,91

Retido-Orçamento Atual
999.953.204,71

Liquidado-Orçamentos Anteriores
576.353.772,69

Pago-Orçamentos Anteriores
2.091.895.433,54

Retido-Orçamentos Anteriores
1.160.399.480,02

Saldo a Pagar
3.753.972.792,08

Receita

Entidade: Administracao Direta
Mês/Exercício: Dezembro/2017 Acumulado

Orçado

46.388.572.312,21

Arrecadado

42.619.780.994,56

Agora demonstra-se que há recurso financeiro

Arrecadado

42.619.780.994,56

(-)Pago-Orçamento Atual(*)

38.578.937.347,91

(-)Pago-Orçamentos Anteriores
2.091.895.433,54

(=)Saldo Positivo

R$ 1.948.948.213,11

Esses dados foram retirados do portal transparência.

Então, precisamos da ajuda do Darcy para nos explicar ou de algum auditor do TCE.

Anônimo disse...

TODOS os sindicatos, notadamente os que congregam o funcionalismo publico, são movidos à escandalosas mentiras, todas destinadas favorecer as corporações, locupletando-se da sociedade. Um vermes, bandidos, pois conhecimento não lhes falta, o que os torna mais criminosos ainda. Noticias de sindicatos, análises de sindicato, credibilidade ZERO.

Anônimo disse...

Sindicato dos técnicos científicos representa os servidores de nível superior do executivo. Só para esclarecer.

Anônimo disse...

Da-lhe Sartori, primeiro Governador reeleito do Rio Grande. Vamos patrolar a esquerda corrupta e o sindicatos pelegos e partidarizados.

Anônimo disse...

Fica sem receber o seu salário coxinha retardado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/