Artigo, TitoGuarniere -Nem tudo épropina

Os procuradores do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato têm um problema: eles “se acham”. Tomados de vocação messiânica, estão convencidos de que vieram ao mundo para redimir o Brasil do mal e da corrupção. Para tanto se consideram revestidos de uma superioridade moral que os distingue dos comuns mortais. Um pouco de modéstia e humildade não lhes faria mal.

Assim, diante da crítica mais trivial, reagem de forma autoritária, atacam de volta e sempre com o mesmo argumento: querem acabar com a Lava Jato. É como se fossem profetas da verdade, como se nunca cometessem erros. Seria bom se fosse verdade.

Sempre fui a favor de que as delações premiadas deveriam fluir abertas. Decerto não estou entre aqueles que botam a mão no fogo pelos políticos citados. Podemos ficar indignados no limite com a bandalheira geral. Mas convenhamos, de que forma alguém pode se defender de acusações contra si se não as conhecem? Isso é coisa de ditaduras, de estados totalitários.

O sigilo se tornou um instrumento de poder, de acusar de nada e de tudo, de delitos graves e infrações leves, de crimes eleitorais e de enriquecimento ilícito, tudo no mesmo balaio e ao mesmo tempo.

CLIQUE AQUI para ler mais.

14 comentários:

Mordaz disse...

Realmente nem tudo é propina. Tinha acarajé, pixuleco, faz me rir, caído do céu. Caixa dois, dinheiro não declarado para o político e o partido usar aonde e quando desejar é propina sim. Imagina um servidor receber um dinheirinho de um empresário? Um presentinho?

Mordaz disse...

Por sinal, esta era a defesa do Collor e PC Farias.

Anônimo disse...

Enquanto a PF investigava somente os politicos do PT era aplaudida.
Agora que está descobrindo roubalheira de políticos dos demais partidos é massacrada

Anônimo disse...

na hora de roubar a gente nao via naquela turma todo esse apreço pelo "estado de Direito" e pelos garantismos juridicos de fazer inveja a suecos e dinamarqueses...

Anônimo disse...

Concordo:

50% por cento é propina.

50% por cento é lavagem de dinheiro.

Anônimo disse...


Senadores filhos de uma pocilga!


Em 2018 e em 2020

Os brasileiros irão

de VOTO NULO, BRANCO ou ABSTENÇÃO

Porque

político não representa o CIDADÃO.

político protege o LULLADRÃO.

Anônimo disse...

Esse é o verdadeiro morde e assopra,é lógico que os ladrões sabem do que estão sendo acusados os procuradores são sí os justos no meio de assassinos,orgulhosos,soberbos e ladrões da pior espécie.
Ditadura é o que o senado acaba de fazer,usar o parlamento em benefício próprio, para se livrar da cadeia, sabendo conscientemente do que são acusados. SENÃO PARA QUE VOTAR ESSA LEI?"QUEM NÃO DEVE NÃO TEME"

Façanha, o advogado do povo disse...

Processos fechados, é coisa que só existiu na SANTA INQUISIÇÃO, é uma maneira de ser antologicamente revelada por Franz Kafka.

Anônimo disse...

Só consegui ler o primeiro parágrafo.

Sei lá quem é este idiota, lambe saco de ladrão.

Unknown disse...

Da minha parte, estão perdoados... que sejam os meus Malvados Favoritos III (Jefferson I, Cunha II)!!!
E que as distorções sejam corrigidas, pós Lava jato!!!
Agora, é pau nos corruptos!!!
Prioridade nacional!!!

Anônimo disse...

POLIBIO. VOLTO A ALERTAR MAIS UMA VEZ SOBRE O PERIGO QUE CORRE O GOVERNO BRASILEIRO, SOBRETUDO O PODER JUDICIÁRIO E O MINISTÉRIO PÚBLICO, SOBRE O PROTECIONISMO POLITICO E JURISPRUDENCIAL, AOS CRIMES COMETIDOS PELO ANTIGO GOVERNO, QUE ATRAVÉS DE UM BANCO DE FOMENTO BRASILEIRO, O BNDES, E DOS CONTRATOS FRAUDADOS DA PETROBRÁS, PERMITIU QUE A MÁFIA INTERNACIONAL DA ODEBRECHT, TIVESSE AMPLA ATUAÇÃO EM OUTROS PAÍSES, CORROMPENDO GOVERNOS, AUTORIDADES E POLITICOS DE VÁRIOS PAÍSES.

A confissão do SUBCHEFE DESTA MÁFIA, Emilio Odebrecht publicada nos órgãos de Imprensa, onde se refere ao Ex-Presidente da República, como CHEFE, É DESCARADAMENTE REVELADORA!
ALI ELE CONFESSA CLARAMENTE A MANIPULAÇÃO DOS RECURSOS DO BNDES, PARA FACILITAR A ESTA MÁFIA A POSSIBILIDADE DE CONCEDER PROPINAS E CORROMPER POLITICOS E GOVERNOS DE VÁRIOS PAÍSES!

TAIS GOVERNOS, LIDERADOS PELA JUSTIÇA NORTE AMERICANA, PODERÃO APELAR A UM TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL SOLICITANDO A RESPONSABILIZAÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO. Existem boatos de que já há movimentos no Exterior que aguardam novas delações das outras Empreiteiras para ENTRAR COM UMA PETIÇÃO.

Anônimo disse...

GOVERNO CORRUPTO DO PT COBRE DE VERGONHA UM CONTINENTE.
Jornal El Pais: Sete Países da América Latina e Caribe envolvidos com Obras suspeitas da Odebrecht, financiadas da ODEBRECHT, FINANCIADAS PELO BNDS a mando de LULA.
"A operação Lava Jato, iniciada em 2014 para investigar uma trama de lavagem e evasão de dinheiro, se converteu na maior ofensiva contra a corrupção na história do Brasil. Porém seu impacto transcende as fronteiras e afetou a toda região, inclusive o Uruguai."

O trecho acima é de reportagem de hoje do jornal espanhol El País, na sua versão digital em português.

Leia tudo:

Sete países da América Latina e do Caribe já apresentaram solicitações ao Departamento de Cooperação Internacional da Procuradoria Geral da República (PGR) do Brasil, para receber os documentos e as informações recolhidas pela operação "Lava Jato". Argentina, Chile, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Perú e Uruguai.

No total, foram recebidas 28 solicitações de colaboração de 18 países."

Nas últimas décadas o Brasil mostrou-se como um sócio rico e exerceu seu poder para atrair aliados políticos em América Latina, no Caribe e África. Entre 2005 e 2010, os empréstimos do BNDES quase quadruplicaram em dólares. Num só ano, 2010, o banco brasileiro chegou emprestar quase US$ 12 bilhões de dólares, três vezes a soma investida pelo Banco Mundial (BIRD).


CLIQUE AQUI para ler mais.
http://www.elpais.com.uy/que-pasa/america-sufre-impacto-lava-jato.html

Anônimo disse...

Bip Bip Bip o navegador de internet alerta que encontrou aqui um sindicalista.

Anônimo disse...

Até parece que a lava jato está lidando com anjos!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/