Opinião do editor - Chegou a hora da intervenção federal no Espírito Santo

Sem intervenção federal, nem o Exército assegurará o cumprimento da lei e da ordem no Espírito Santo.

O editor não entende por que razão o presidente Michel Temer ainda não decretou intervenção federal no Espírito Santo, afastando o incompetente governo local e nomeando um interventor federal. Já são 107 assassinatos em poucos dias, saques prosseguem, a economia continua paralisada e os cidadãos não podem sair de casa. 
Os Poderes do Estado não funcionam mais.
Os cidadãos vivem em meio ao caos e á desordem pública, promovida justamente por quem é pago para garantir a ordem e a lei.
A criminosa greve da PM não dá sinais de fracasso e continua desafiando as leis e a ordem pública.
A intervenção federal é ato de ofício do presidente, mas pode ocorrer também a pedido do STF ou do MPF, mas ninguém se mexe.
Eis o que diz o art. 34 da Constituição Federal:
34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:
I - manter a integridade nacional;
II - repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;
III - pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;
V - reorganizar as finanças da unidade da Federação que:
O inciso III é típico no caso.
Quanto à prerrogativa do presidente, basta saber que a intervenção federal efetiva-se por decreto do Presidente da República, o qual especificará sua amplitude, prazo e condições de execução, e se couber nomeará o interventor de acordo com o art.36 § 1º:
Art. 36 § 1º O decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação do Congresso Nacional ou da Assembléia Legislativa do Estado, no prazo de vinte e quatro horas.

19 comentários:

Justiniano disse...

Cortem o ponto da PM e vão se queixar pro bispo!!!

Isso não é greve isso é motim e deve ser penalizado, começando por acabar com as promoções.

Desarmaram a população e deu no que deu. Se a maioria tivessem armas, teriam morrido muitos assaltantes e ladrões. Agradeça ao PT por desarmar a populaçãoe hoje ser refém dos bandidos.

Datena postou um vídeo na Band em que mostra um carro atravessado na sinaleira pra roubar outro carro, quando foram surpreendidos pelo motorista que disparou três tiros e o ladrão saiu correndo e o do carro fugiu. Isso é autodefesa.

Anônimo disse...

Logo antes que vire o KAOS. Se fosse o Trump já tinha acabado com essa merd@ t. Cade as Ongs, o Papa, a Onu e o escambau. Se fossem os bandidos as vitimas tava todo mundo com mimimi mas é o povo que é a vitima, então se danem.

Anônimo disse...

parece que mandaram uns garotos de 19, 20 anos para as ruas...

pelas fotos onde aparecem com cara apavorada e olhos esbugalhados, da pra sentir a falta de preparo...

sem contar o armamento inadequado (fuzis longos), a farda pesada e os veiculos paquidermicos empregados nesse tipo da ação...

parece um elefante passeando numa loja de cristais...

um caminhao enorme rodando pelas ruas com soldados a bordo nao pode fazer nada, por exemplo, numa fuga feita de motos por esses meliantes e bandidos...

a Rocam paulista, que usa motos velozes e ageis e conta com policiais treinados para tal ja passa um sufoco danado para prende os bandidos que fogem em motos pelas vielas da cidade, imaginem um caminhão daquele tamanho que o exercito usa...

Anônimo disse...

PT e PSOL estao comandando amotinamento em espirito santo !!! ACORDEM

Anônimo disse...

Fácil dar opinião sem conhecer o que realmente está acontecendo no ES.
Quem sequestrou a lei e a ordem foi o "imperador", através de práticas sujas de corrupção escamoteada pelos três poderes públicos.
Os problemas que resultaram a situação vivida hoje no ES perdura há anos e ocorrem também em outros Estados, só que para tudo existe um limite.
A mídia tradicional há muito foi comprada e só serve aos interesses espúrios do crime organizado do Estado.
"Há muito mais sobre o céu e a terra capixaba do que sonha sua vã filosofia" caro editor e comentaristas.

Anônimo disse...

E porque não intervir no Rio Grande do Sul? Como se aqui fosse diferente. O Editor trás todo Santo dia noticias de assassinados na Grande Porto Alegre e cidades pequenas também é assim!!!

Anônimo disse...

Prezado Polibio
E ainda tem gente que fala dos anos de chumbo. Um bando de canalhas recebendo por terem sido "torturados" pela ditadura militar. E este pessoal do Espirito Santo? Veja que eles tem contra: os bandidos, os aproveitadores, A PM acompanhada das esposas. E NINGUÉM DOS DIREITOS HUMANOS SE MANIFESTA.
Esta na hora do Governo decretar a Lei Marcial no Espirito Santo antes que se alastre a balburdia pelos outros estados. Quem nos desarmou deve estar feliz.
Abraços.

Gustavo disse...

que intervenção que nada.. libera a população de bem p/ exterminar com a bandidagem, e de japa corta o ponto dos "puliça"..

Anônimo disse...

Nossa! A que ponto chegou o Brasil. Ainda querem atrair investidores?

Façanha, o advogado do povo disse...

Está na hora de intervir em Brasília, ó abestado. As F.Armadas têm de cuidar da CABEÇA e não ficar tratando unhas encravadas. Este o timing, a hora dos remendinhos já passou; fecha a boca e abre os olhos, ó Polibio!

Anônimo disse...

Protestos contra o aumento das passagens de ônibus ocorreram na tarde de hoje, 09 de fevereiro , em PORTO ALEGRE. Uma organização de nome BLOCO DE LUTAS reivindicou para si a autoria. Várias bandeiras foram vistas , vermelhas, de partidos conhecidos como o PT, PC DO B , e outros. Ao longo do percurso, foram quebrando vidraças, portas de bancos , de uma loja do Mac Donalds e depredando o espaço urbano. Foi o primeiro protesto de 2017. O que se destaca é que NÃO HOUVE AUMENTO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS EM PORTO ALEGRE , ATÉ O MOMENTO. ESSE AUMENTO ESTÁ SENDO DISCUTIDO NO ÂMBITO DA EPTC E DA PREFEITURA. ESSE PROTESTO , PERMEADO DE VANDALISMOS , INAUGURA UMA NOVA ESPÉCIE DE PROTESTO - O PROTESTO PREVENTIVO..!!!

Anônimo disse...



Este caos é só o começo, mais estados vão ter manifestações semelhantes.

Os PMs estão cansados.

Ou o Estado reconhece o trabalho deles, ou o bicho vai pegar.

O Temer não toma providencias porque é cagão, tem medo que as Forças Armadas tomem conta do resto do país.



Anônimo disse...

O que o filho de Bolsonaro estava fazendo, e onde, para o pai achar que ele iria para a Papuda?

09 Feb 2017: Kiko Nogueira - DCM

O flagrante do fotógrafo Lula Marques da troca de mensagens entre os deputados Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo é repleto de significados.

Lula postou em seu Facebook a foto. A conversa é a seguinte:

Jair: “Papel de filho da puta que você está fazendo comigo”.

Jair: “Tens moral para falar do Renan? Irresponsável” (O caçula de Bolsonaro se chama Renan)

Jair: “Mais ainda, compre merdas por ai. Não vou te visitar na Papuda”.

Jair: “Se a imprensa te descobrir ai, e o que está fazendo, vão comer seu fígado e o meu. Retorne imediatamente”.

Eduardo: “Quer me dar esporro tudo bem. Vacilo foi meu. Achei que a eleição só fosse semana que vem. Me comparar com o merda do seu filho, calma lá”.

O registro foi feito no plenário no dia da eleição para a Presidência da Câmara, na quinta passada, dia 2. Jair teve quatro votos, menos que os brancos.

A lista de presença não contém o nome de Eduardo, que não compareceu à sessão.

Mas isso é apenas uma parte da história.

A pergunta que não quer calar: o que Eduardo estava fazendo, e onde, para seu pai achar que ele iria para a Papuda?

A família brasileira, cujos valores são resguardados pelos Bolsonaros, aguarda ansiosamente a resposta.

PS: e o pobre Renan, hem?

PS1: É fácil descobrir qual crime o meliante estava cometendo se usarmos as novas velhas teorias do dallangnol. Prende o sujeito, faz ele cuspir os feijões, faz o "processo andar rápido", ou deixa ele preso até que resolva falar.Não é genial?Como que ninguém pensou nisso antes?

PS2: Pensei que só a finada Dona Marisa, que não tem curso superior e nem foi Dep falava "mer...", mas a fina flor da elite também, com a vantagem que Dona Marisa foi grampeada "ilegalmente" e vazada por um certo juiz. Já o Dep Bolsonaro foi flagrado pela imprensa, que tudo pode.

Anônimo disse...

A time to kill...

Anônimo disse...

Quem está por trás do movimento das mulheres dos PM's? Sindicatos. Os sindicalistas são esquerdistas que são mandados pelo PT, o qual é comandado por Lula. Lembram-se quando Lula falou que iria colocar seus exércitos na Rua? Estes são os comandados dele. Prendam o psicopata que faz comícios até em velório e seus principais assessores ainda não presos e o Brasil vai voltar a ordem.

Unknown disse...

Que os custos da Força Nacional sejam cobrados dos responsáveis pelo grevismo!!!
E que o ponto seja cortado!!!
Quem não trabalha não pode receber!!!

Anônimo disse...

Ta chegando a hora do Exército . A guerra civil já começou.

Unknown disse...

É mais que motim... é deserção!!!
Afinal, estamos em uma Guerra Civil Declarada pela Bandidagem!!!

Anônimo disse...

Será que isso aconteceria nos EUA ou na Suíça onde o povo não está proibido de ter sua arma?Qualquer ze roela do Brasil se sente a vontade para invadir um estabelecimento comercial e saquea-lo, agora muitos estão voltando e devolvendo.Se esse ze roela tivesse a preocupação de que o dono poderia estar armado ele se atreveria? Como diz o dito:"A ocasião faz o ladrão ".Não temos representantes no Governo nem no Congresso, só grupos de interesses próprios. O povo está órfão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/