Secretário de Marchezan acha correto dar calote nos fornecedores da prefeitura

Foi de uma indignidade atroz a afirmação do secretário da Fazenda de Porto Alegre Leonardo Busatto a uma emissora de rádio, nesta segunda-feira, de que "não achamos correto pagar dívidas de fornecedores que não foram geradas por nós", referindo-se aos muitos meses de atraso no pagamento de terceirizados pela gestão de José Fortunati.

O que ele esquece é que a prefeitura não é um homem. O prefeito é apenas um gestor temporário. Os compromissos foram assumidos pelo ente público prefeitura e os compromissos foram prestados a este ente, e não ao gestor que o dirigia. Portanto, a dívida não é de Fortunati, é da prefeitura. E negar-se a pagar essas contas atrasadas é dar um legítimo calote.

22 comentários:

Cesar Augusto Ilgenfritz disse...

De fato esse maluco deveria ser catapultado do cargo.
Ele não tem a menor idéia de com que está trabalhando.

Anônimo disse...

Que falta faz o conhecimento de direito público. Representantes da sociedade que falam em "nós fizemos" trazendo a pessoalidade ao serviço público. Mas ele poderia conversar com o pai em casa, Cézar Augusto Busatto que é economista, e pedir ensinamentos de quem fazia parte do governo anterior.

Anônimo disse...

Quais as sanções que o ex prefeito sofrerá? Pode um Prefeito fazer dívidas e empurrar para a proxima administração ou um governador dar reajustes nos extertores de seu mandato e deixar para um proximo governante? Onde está a responsabilização dos Gestores publicos?

Anônimo disse...

Mas o Sartori fez a mesma coisa que o Marchezan (cancelou pagamentos) e o senhor aplaudiu.

Dr. FAÇANHA disse...

Legítimo calote, não, todo o calote é ilegítimo, é sacanagem, é uma forma de se apropriar daquilo que recebeu em confiança. Bons tempos de justiça, em que caloteiro ia para a cadeia, BONS TEMPOS PATRIARCAIS!...

Anônimo disse...

Tá mais que claro que o eleito não tem o mínimo preparo para o cargo.

Anônimo disse...

Os mesmos do PMDB que estavam na Central de licitação do Fortunati foram mantidos para verificar os contratos inclusive o primo do Mendes Ribeiro. Tudo continua como antes.

Anônimo disse...


Aprendeu com o Polenta a dar calote, em breve vão parcelar os salários.

Anônimo disse...

Ele esquece que muitos que ajudaram a contrair estas dívidas estão ainda trabalhando nessa nova gestão.

Anônimo disse...

A Economia é uma ciência moral, declarou o Prêmio Nobel de Economia Amartya Sen.... Mas para isso precisamos de economistas que tenham ética e moral....

Anônimo disse...

Mas o Sartório não deu calote também? Alias, despedir CC não pode, despedir funcionários concursados pode? Acho que alguém tem de alinhar o discurso!!!

Anônimo disse...

O negócio é o seguinte: vender para a prefeitura somente com pagamento a vista.

Participar das licitações somente se a licitação informar de forma clara que o pagamento é A VISTA na retirada da mercadoria, e sem receber em cheque, se não for assim, não vender é o melhor remédio, já que político quando assume não quer pagar a conta do antecessor.

Anônimo disse...

É que por sua paixão ideologica, os calotes do Sartori e da Yeda são *diferentes* e o editor jamais os criticaria neste blog!!

Anônimo disse...

Como assim dívidas não feitas por nós? Mas mantém todos os CCs do PMDB, PP e PTB que como ordenadores de despesas estavam com o Fortunati e com o pai dele, é só olhar o diário oficial do Munícipio.

Anônimo disse...

O pai Bussatto foi membro do comitê gestor de 2a. Instância e eram eles que autorizaram as despesas. Além de secretário de governança do Fortunati também presidia o comitê de politica salarial. Tudo em casa, tudo em família.

Mordaz disse...

Não dá para ter muita esperança com a democracia. Apenas ela é a menos pior forma de governo.

Anônimo disse...

Ele não disse que não ia pagar. Ele disse que não achava justo.

Me diga uma coisa senhor Políbio: se você comprar um apartamento hoje e vierem te cobrar condominio e IPTU do ano passado você:
1. pagará sorrindo?
2. dirá que a divida é do proprietario anterior e nao pagará?
3. pagará quando der mas achará injusto tu estar pagando?

O secretario falou da terceira opção. Eu faria a segunda dependendo da comta

Anônimo disse...


Quem vende para entes públicos, já embute uma alta taxa de risco de atraso e de calote.

Esta prática do secretário é um tiro no pé da sua administração. Só vai aumentar a taxa de risco nas novas compras do município.

E, quando é que estas caras vão aprender que compras à prazo sempre ficam para os meses seguintes, inclusive o ano seguinte, no final de uma gestão.

Os entes públicos, caloteiros por direito divino, deveriam apresentar uma carta de fiança bancária para compras a prazo. Seria a forma de reduzir os preços a níveis normais de mercado.

Anônimo disse...

Pra ti ver como vc n sabe o minimo basico p comprar uma casa de cachorro. A divida de iptu eh propter rem. N existe a opção 2 'jenio'. E mais: no teu exemplo vv comprou.imovel sem ver a negativa de iptu? Kkkk q comparacaozinha de quem n sabe p. Nenhuma.

Anônimo disse...

A de condomínio tb eh propter rem kkkk

Anônimo disse...

Esta foi boa. Quer dizer que o secretario da fazenda do Marchesan que reclama da divida do governo anterior é filho do Cezar Busatto quem autorizava os gastos de forma irresponsável. Não vi tudo na política, é muita cara de pau. São todos uns farsantes. Marchesan por colocar o filho do Busatto e o filho do Busatto por falta de ética. Teve o governo que seu pai trabalhava esculachado pelo Marquezan e depois disto ainda foi trabalhar com ele. Ou vão me dizer que a relação é tipo assim Tarso e Luciana que brigam somente na frente das cameras e em casa tiram onda com a ignorância do povo.

Anônimo disse...

Quando vão exonerar os CC´s esquerdopatas de PSB, PDT, REDE, PPS, PMDB, PR, PSD, PRB que ainda estão na SMGAE, SMAM, FASC, DEMHAB, DEP, DMAE, CARRIS, EPTC E PROCEMPA ?

Estes que bateram e ofenderam Marchezan, Paim e Kevin Krieger na campanha a prefeitura de Porto Alegre !?

E que não fazem nada nestas secretarias e departamentos !!!!?????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/