Opinião do editor - Moro não tem razão ao pedir censura à imprensa(o caso da Folha de S. Paulo)

A ombusman do jornal Folha de São Paulo, Paula Cesarino Costa, que ordinariamente coloca-se a serviço dos interesses corporativos dos jornalistas, reconhece na edição deste domingo que o físico Rogério Cesar Cerqueira Leite  pode ter usado "formulações que poderiam ser entendidas como estímulo à violência". Paula Cesarino referia-se ao corrosivo artigo no qual o físico criticou asperamente o juiz Sérgio Moro e deixou entreaberta a sugestão de que ele deveria ser punido fisicamente. Covardemente, Cerqueira Leite voltou atrás e disse que falou apenas no sentido metafórico, o que não é verdade (CLIQUE AQUI para ler o artigo do físico).
A opinião da ombudsman saiu depois que Sérgio Moro reclamou do artigo e sugeriu censura a este tipo de manifestação fascista.
A Folha alegou acertadamente que o jornal é plural, o que nem sempre é verdade no caso da Folha, já que seus chargistas, apenas para exemplificar, só atacam pelo lado da esquerda.
Paula Cesarino tem razão quando diz que o juiz não deve e não pode reclamar de censura a conteúdos que o jornal decide publicar. Isto é inaceitável. A reação a artigos caluniosos, difamatórios e injuriosos pode e deve ser reclamada em qualquer das varas criminais do País.

CLIQUE AQUI para ler a carta de Moro e mais informações sobre o caso.

31 comentários:

Anônimo disse...


Não seria ombudswoman, caro editor??

De acordo com o dicionário;
Ombudswoman = A female serving as an ombudsman.

Plural;
Ombudswomen

Anônimo disse...

tambem achei besteira rebater um artigo que pouquissimas pessoas devem ter lido...

o numero de leitores só deve ter aumentado um pouco exatamente por causa da resposta do juiz Moro...

sem isso, o artigo passaria batido sem causar nenhum efeito...

doutor Moro, nao perca tempo rebatendo artigos quem ninguem lê de gente que ninguem conhece...

Anônimo disse...

E se mentirem a seu respeito, Editor, através da Foia, imputando-lhe crimes diversos, o senhor vai engolir em seco e deixar pra lá? O petista SAFADO chamou Moro de criminoso, comparando-o a um dos maiores bandidos da história, mas o magistrado não pode sequer questionar o jornaleco que deu espaço para esse BOSTA encher o saco de uma autoridade do Judiciário!!! Além do mais, Editor, desde quando Moro censurou a Folha? Por acaso o juiz mandou a Folha fazer ou deixar de fazer algo? A não ser que o senhor considere uma reclamação de uma VÍTIMA de crime de calúnia, como "censura", juridicamente falando!!! Censurar um meio de comunicação NÃO É RECLAMAR DE UMA NOTÍCIA FALSA veiculada pelo jornal!!! Censura é OUTRA COISA, POLÍBIO!!!!!!

sao paulo disse...

q sera q esse fisico do b esta tao putinho?

Anônimo disse...

Moro foi camarada, pois a Folha e o tal "físico" deveriam levar um mega-processo no rabo e não uma simples reclamação pela Coluna do Leitor!! E o nosso bravo Jornalista Políbio confunde "reclamação" com "censura"!!! Ou Moro mandou fechar aquela pocilga vermelha da Folha e eu não estou sabendo?!!!

Anônimo disse...

O editor mais uma vez cai no truque da esquerdalha. E não é raro acontecer, como no exemplo quando publicava artigos do energúmeno do Lênio Esterco, e antes da provável crítica de que isto seria censura ou sectarismo, o editor publica quem quiser, mas quando a opinião contraria ou não se coaduna com os princípios editoriais do blog nem com a imensa maioria da opinião de seus leitores, e se não vem acompanhada de um comentário ou critica, fica parecendo que está a concordar com o que foi publicado. Como neste caso da ombudsman da folha, em que o editor cai na conversa mole e concorda com a jornalista. È mais uma armadilha e faz parte da cartilha esquerdopata para enganar os incautos a cantilena de liberdade de expressão e pluralismo. A ladainha de que se alguém foi atingindo tem a justiça para reparar o dano, á mais uma cortina de fumaça dos canalhas para encobrir as reais más intenções. Para que servem então os chefes de redações e editores e o conselho editorial? Então poderá se publicar qualquer coisa independente dos limites éticos, da responsabilidade jornalística e pública. Mais grave ainda, e por isto se reveste da opinião do jornal, é que de um membro do conselho editorial, mesmo que metaforicamente, estimula a violência contra uma pessoa, e gravíssimo contra uma autoridade pública que está julgando os maiores crimes da nação praticado por poderosos, e daí decorrem que vários interesse são contrariados e propulsor de raivas, palavras e atos criminosos. Vergonhosamente o jornal a serviço da ORCRIM estimula não só a rejeição ao juiz , que preside a operação lava jato, como publica uma instigação a violência, contra uma pessoa que se sabe, esta cercado de segurança pelas ameaças de que alvo e do risco de sofrer um atentado. A irresponsabilidade deste pasquim só é menor de que sua vigarice, infelizmente afiançada pelo jornalista.
TOME TENTO SEU POLÍBIO!

Pablo Z

Anônimo disse...

Menos prezado Políbio.

Estamos numa democracia, mas falta de respeito tem limite. Declaradamente esta corja marxista tem na sua concepção ideológica o objetivo maior de DESTRUIR NOSSO MODELO DE CIVILIZAÇÃO e substituí-la por um arremedo totalitário onde todos seremos escravos do Estado.
Quem não tem noção do que estou falando, leia este artigo:

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2401

Anônimo disse...

Moro não pediu censura; pediu HONESTIDADE INTELECTUAL da FSP. Moro sugeriu que um jornal sério deve evitar posturas tão parciais e infundadas como a de Cerqueira Leite. Moro continua CERTO!

Anônimo disse...

Moro não pediu censura, Moro pediu critério. Já vi casos mais graves que não tiveram essa repercussão. A esquerda deturpou e conseguiu pautar todos com sua análise..

Anônimo disse...

Políbio,

O ombudsman tentou dar uma "curva" e aliviar o lado do Cerqueira Leite.

Li e reli a carta do Moro. Ele NÃO censurou o Cerqueira Leite que não é um "colunista qualquer".

Ele "escreve" pela Folha, pois é membro do Conselho Editorial. Portanto sua opinião é a mesma da Folha.

O Moro pode processar o Cerqueira Leite pelas insanidades publicadas, mas a imprensa corporativa acusaria o Moro de censor.

A LIBERDADE DE IMPRENSA não é "habeas corpus" para jornalista mentir.

JulioK

ATENTO disse...

EDITOR,NÃO SEJA DEMAGOGO!

O sentido do que MORO falou é da panfletaria mentirosa e caluniosa a respeito de coisas e pessoas, e que graça livre , e que é confundida com censura!

A PENFLETARIA MENTIROSA E CALUNIOSA, IRRESPONSÁVEL , FOI UTILIZADA PELO PT,PELOS COMUNISTAS DO FORO DE SÃO PAULO PARA CHEGAREM AO PODER

SIM O PT CHEGOU AO PODER,MENTINDO CALUNIANDO, INJURIANDO, FOI AGORA DESMASCARADO, INCLUSIVE PELO EDITOR, BATALHADOR CONTRA A MENTIRA E DEMAGOGIA DE LULA,DILMA E BANDIDOS DO PT.

O EDITOR ESTÁ ENTRANDO NUMA CANOA FURADA, CONFUNDE CENSURA COM RESPONSABILIDADE DE DIVULGAÇÃO:

DEPOIS DE DIVULGAR CALUNIAS,DIFAMAR , PUBLICAR INVERDADES, A PESSOA PREJUDICADA,OU INSTITUIÇÃO, JAMAIS TERÁ SUA REPUTAÇÃO "CONSERTADA",E É EM CIMA DISSO O PT, LULA, O FORO DE SÃO PAULO JOGAM E APOSTAM,JOGARAM APOSTARAM E CONSEGUIRAM CHEGAR AO PODER E FAZER O QUE FIZERAM.

ATACAR MORO DETURPANDO O SENTIDO DO QUE DISSE, É O QUE LULA,DILMA,TODOS OS CRIMINOSOS PRESOS, SONHAM E QUEREM.

COMENTARISTAS DO BLOG,QUE CONHECEM O RENGO SENTADO E O CEGO DORMINDO, ""ENTREM EM CAMPO" PARA AJUDAR A ""ACORDAR" O EDITOR QUE ESTÁ EMBARCANDO NUMA CANOA FURADA,A DEMOCRACIA PERDE,JULIO K,OUTROS QUE PUDEREM...

O PREJUIZO QUE LIVRES CALUNIADORES E INFAMES PANFLETÁRIOS CAUSAM A UM PAÍS, É IRREPARAVEL, TEMOS QUE ESCLARECER QUE CENSURA A IMPRENSA É UMA COISA, MAS DIVULGAR MENTIRAS,CALUNIAS É OUTRA, E MERECE UMA AÇÃO, NÃO ADIANTA UM JOÃO QUALQUER DIVULGAR CALUNIAS ,MENTIRAS,DESTRUIR REPUTAÇÕES DE PESSOAS DE BEM, CONSEGUIR DIVIDENDOS POLITICOS COMO O PT LULA FAZEM E DEPOIS O JOÃO QUALQUER SE DESCULPA, MAS O MAL QUE CAUSOU SERÁ IRRECUPERÁVEL.

ALGUEM TEM IDÉIA DO PREJUÍZO QUE O PT CAUSOU AO PAÍS? E FOI POSSIVEL CHEGAR AO PODER SOMENTE GRAÇAS A CALUNIAS,DIFAMAÇÃO, TUDO PUBLICADO AS CUSTAS DA "LIBERDADE" DE DIVULGAR TUDO CRIMINOSAMENTE.

MORO TEM MEU VOTO, CHAMOU A ATENÇÃO CERTO,FOI,TALVEZ MALDOSAMENTE E DEMAGOCICAMENTE MAL INTERPRETADO.

QUEM GOSTA DA VERDADE E É CONTRA A INJUSTIÇA, É HORA DE BRADAR!



Anônimo disse...

CONTRA ISRAEL E CONTRA MORO É O MESMO CASO DE CALUNIA E MENTIRA DESLAVADA, PUBLICAR MENTIRAS E CALUNIAS SOU CONTRA.

IMPEDIR A PUBLICAÇÃO DE CALUNIAS E MENTIRAS É CENSURA? O MAL QUE CAUSAM QUEM VAI REPARAR?

UM LARANJA A SOLDO DO PT DIZ O QUE QUER CAUSA UM MEGA PREJUIZO SOCIAL; EM NOME DA CENSURA PODE TUDO?

EM NOME DA CENSURA PODE DESTRUIR REPUTAÇÕES CONSTRUIDAS EM TODA UMA VIDA, DE PERSONALIDADES QUE SÃO "CAPITAL SOCIAL" DE TODA UMA SOCIEDADE, PODEM SER DESTRUÍDAS EM NOME DA "LIBERDADE DE IMPRENSA"?

LIBERDADE DE PUBLICAR MENTIRAS E CALÚNIAS,PERMITIRAM CHEGAR AO PODER MONSTROS COMO PT E CAUSAR OS MAIORES DANOS E ROUBOS QUE A HUMANIDADE TEM NOTICIA EM TODOS OS TEMPOS?

Elizabete Duarte disse...

COMO???

SÉRGIO MORO TAMBÉM É CIDADÃO, e tem direito de dizer o que pensa!!

MORO É APROVADO POR 99% dos PATRIOTAS VERDE-AMARELOS!!

MEXEU COM MORO, MEXEU COM OS MOVIMENTOS POPULARES DEMOCRÁTICOS E JUSTOS!!

CADÊ OS MILITARES??
QUEREMOS ORDEM E SEGURANÇA NACIONAL, pois pagamos e temos ESSES DIREITOS!!!

Anônimo disse...

Quer dizer que esse comunista maluco e o ombudsman da Folha podem dizer qualquer coisa e o juiz não pode revidar? Que história é esta de "CENSURA NUNCA MAIS"? Se cada um tem o direito de dizer o que quiser, o ofendido também tem o direito de responder, ou não? Depois, a Folha é plural? Plural uma ova. Faça-me o favor.

Anônimo disse...

Quando alguém ousa aplicar a Justiça buscando a verdade dos fatos. Sempre aqueles que são investigados sentem-se perseguidos, e mais, buscam desqualificar o Juíz. Toda a população acompanha o trabalho conjunto da PF, MPF, STF e o Dr. Moro. O tamanho da delinquência de alguns dos nossos representantes políticos, agigantou-se. Negociavam propinas nos contratos com as empresas e praticamente quebraram a Petrobras, os Fundos de Pensões, BNDES, etc. Alguns políticos que saíram da extrema pobreza, são hoje milionários num curto espaço de tempo. E o pior, não querem dar satisfações a quem quer que seja. Devem ser sim investigados e presos, assim como toda população está sujeita. As novas " Elites " formandas pela corrupção investigada, são bandidos, pois saquearam o país tirando o suor do trabalhador e esse comportamento deve acabar. Hoje 12 milhões de brasileiros se quer tem emprego, saúde, educação e segurança. As investigações da Justiça e Receita Federal deve atingir a " todos " independente de ideologias ou qualquer coisa que o valha. Moro tem o apoio de toda a população, pois somos eleitores e exigimos respeito com o que é feito com o nosso voto.

frederico menezes disse...

Discordo de voce, polibio. Jornais deben ter responsabilidade com o que publica. Nao confundir liberdade de expressao com direito a ameacas e incitamento a violencia. Outfa coisa: Tem que se parar com esas coisa que jornalista pode escrever o que quiere. Tem que se ter responsabilidade. Nada tem a ver com censura.

Anônimo disse...

Ja imaginaram o tamanho da encrencaca se o Juiz Moro reclamasse em qualquer vara criminal do País, era tudo que o encantador de burro do abece precisava para se safar das maos do homem que esta limpando o Brasil da roubalheira, nao adianta, o Juiz tem faro canino.

Anônimo disse...

Moro não censurou nada, muito pelo contrário! Nem sugeriu nada neste sentido. Tu leste o artigo do Moro, Polibio? Pelo visto, não.

Anônimo disse...

Polibio, dessa vez não concordamos. Direito a expressão não significa querer intimidar e incitar a violência. No final do artigo ele escreve "Cuidado Moro......morreram queimados"!!! Isso não é mais passível de ser publicado. Para tudo há um limite, e este jornaleco deveria ser retirado de circulação. É uma ofensa as leis do nosso país, às instituições e ao povo brasileiro.

Anônimo disse...

Discordo inteiramente. Este artigo foi uma incitacao para se fazer violências físicas ao Juiz.
Moro apenas comentou que eles não deveriam publicar artigos caluniosos , difamatórios, e incitando violências físicas.
Ele está coberto de razão.
Você gostaria de ler na imprensa amanhã um artigo pedindo para queimar você ?
Então não venha com papo de censura quando são com os outros.

Anônimo disse...

Será que a ombudsman da Folha lê a Folha?

FERNANDO BRITO · 16/10/2016

É costumeiro o “murismo” que se encontra atualmente nas manifestações da ombusdman da Folha de S. Paulo.

Sendo assim, não era de esperar que saltasse, com a indignação que deveria ser própria aos jornalistas, frente à manifestação censória de Sérgio Moro à Folha diante do artigo do professor emérito da Unicamp Rogério Cézar de Cerqueira Leite onde este traça um paralelo entre o juiz e o frade Jerônimo Savonarola.

Manifestação censória é um exagero? ” A publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveria ser evitada por jornais com a tradição e a história da Folha” é, objetivamente, uma sugestão – e sugestão da mais poderosa autoridade hoje neste país – de que não se publique aquilo que Sua Excelência julga ser assim.

Sob qualquer ponto de vista que se examine é, cruamente, censura.

Deixo que outro articulista da Folha, insuspeito de esquerdismo, Elio Gaspari, o explique: “Não foi uma carta, mas uma sentença” (…) “A publicação de opiniões panfletárias-partidárias […] deveria ser evitadas”. Como? Savonarola publicava seus sermões e queimava os dos outros.”

O que a “critica interna” do jornal faz é ainda pior.

Só mesmo uma mente atrofiada pelo exercício exclusivo da tal “cognição sumária” tão empregada pelo juiz Moro poderia ver na metáfora com as fogueiras da Inquisição – devo explicar o que é uma metáfora? – uma incitação à violência.

Infelizmente a Ombudsman endossa essa visão mesquinhíssima:

A meu ver, a Folha acertou em publicar o artigo, em nome da pluralidade, mas talvez tenha falhado em não propor que o autor evitasse formulações que poderiam ser entendidas como estímulo à violência.

Francamente, Dona Paula, fiquei em dúvidas se a senhora – como se brincava com os desatentos nos tempos em que comecei numa redação de jornal, “lê o jornal em que trabalha” (talvez deva explicar, dada a “cognição sumária”, que isto não é uma afirmação literal, mas uma ironia (“figura que se caracteriza pelo emprego inteligente de contrastes literariamente, para criar ou ressaltar certos efeitos humorísticos“, maiores informações no Houaiss)

E o que é humorístico?

É que a Folha, como é de seu direito – e gosto não se discute – publica figuras como Reinaldo Azevedo, que a si mesmo chama de rottweiler, e Kim Kataguiri, que usa a exposição de seu traseiro como forma de argumentação política.

E sua Ombudsman vem falar de propor que se evite “formulações que poderiam ser entendidas como estímulo à violência”.

O jornal, na sua visão, deve se rebaixar à “cognição sumária” dos comentaristas que inundam suas páginas com o “mata e esfola” atual e com a beatificação – beato talvez lhe seja pouco – do Dr. Moro?

Ou pelo menos, para lembrar aqueles tempos inquisitoriais, propor que se mexa aqui e ali num texto autoral para que ele ganhe o “nihil obstat” e, afinal, o “imprimatur”.

Em matéria de lembranças, porém, talvez seja mais útil recordar de outra mulher, Evelyn Beatrice Hall, biógrafa de Voltaire, autora da frase que é a ele frequentemente atribuída: “eu desaprovo o que dizes, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo”.....

BOM,BOM, parece não haver dúvidas sobre esse verniz que Folha oferece a seu público ao instituir a figura o Ombudsman. Parece haver um acordo pra “pegar leve”, exceto se for contra o lula, dilma e o PT.

Anônimo disse...

Totalmente correto.

Anônimo disse...

Muito bom meu chapa! Será que o Editor está se bandeando pro lado de lá? Eu não posso acreditar! Quem sabe só uma recaidazinha, digamos, meio corporativista .

Alexandre Sampaio disse...

São Paulo, 17 de outubro de 2.016

Prezado Sr. Braga,

A Folha de São Paulo, é plural???? KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!! Desde quando??? Só porque mantém meia dúzia de gatos pingados liberais, no meio de um oceano de esquerdopatas???? A folha, de todos os jornais impressos é o mais comunista do Brasil! Nem a Hora do Povo, mantido pelo famigerado MR-8, consegue ser tão fanático.

Unknown disse...

Estou com Moro e não abro!!!
Mesmo errando ele acerta mais que o resto somado!!!

Anônimo disse...

Esse Cesar Leite deve se sentir também atingido pela prisão do seu amigo, o também físico almirante submarino atômico, movido a propinas - o amigo, não o submarino.

Anônimo disse...

Todos somos responsáveis pelo que escrevemos, seja na Internet ou na Folha de São Paulo, ninguém esta acima do bem e do mal (exceto Lula que é um deus!), portanto quem cometer crimes que pague por eles, ou querem ainda continuar com a impunidade bolivariana?

Rocco disse...

Por certo, o artigo do físico lunático e esquerdopata só foi lido pelos igualmente esquerdopatas que acompanham este jornal que há tempos deixou de ser sério... Portanto, ele fala o que essas massas querem ouvir, e não o universo de leitores providos de bom senso...
Nem pra forrar gaiola de papagaio eu usaria este jornal, pois tenho medo que o animalzinho comece a se comportar de forma pouco racional, repetindo aquele chavão " é gopi "...

Rocco disse...

Por certo, o artigo do físico lunático e esquerdopata só foi lido pelos igualmente esquerdopatas que acompanham este jornal que há tempos deixou de ser sério... Portanto, ele fala o que essas massas querem ouvir, e não o universo de leitores providos de bom senso...
Nem pra forrar gaiola de papagaio eu usaria este jornal, pois tenho medo que o animalzinho comece a se comportar de forma pouco racional, repetindo aquele chavão " é gopi "...

Anônimo disse...

Moro, tens o apoio de toda a população brasileira. Essa faxina no país é necessária e urgente. Não é mais possível trabalhar desesperadamente e ser honesto, buscando a méritocracia e outros levando milhões sem nada produzir. E o que é pior, não querem nem sequer dar satisfação a Justiça. Por muito menos os presídios estão superlotados. Queremos Justiça sim, porque o que aconteceu no Brasil nesses últimos anos é vergonhoso para todos nós brasileiros.

Anônimo disse...

A Veja também deu um chega para lá no Moro. Vai no mesmo caminho de Barbosa, não terá mais serventia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/