Artigo, Paulo Germano, Zero Hora - Para que serve um velho

Do editor desta página: 
Para segurar o controle da TV para a mulher, filhos, netos e cachorrinhos e gatos ?


Se os jovens agora gozam de poder e saber, que serventia têm os velhos?

 Sinto falta dos velhos. Eles sumiram. Há os que se esconderam, porque ninguém mais quer ouvi-los, e há os que se portam como jovens, na ânsia de serem ouvidos. O velho mesmo, o velho clássico, o velho sábio que nos fazia baixar as orelhas e sentar de perna de índio em volta da cadeira, esse velho nós estamos matando.

Ponha-se no lugar dele: quando era jovem, há algumas décadas, sua meta era entrar no mundo dos velhos – porque eram os velhos que detinham o poder, o saber e o sucesso na carreira. Agora que virou velho, sua meta é entrar no mundo dos jovens, porque são os jovens que detêm o poder, o saber e o sucesso na carreira. Quem aguenta uma rasteira dessas?

O publicitário Dado Schneider, 55 anos, repete em suas palestras que, justo na vez dele, justo na hora de ele ficar velho, houve essa transformação inédita na história da humanidade: um volume brutal de conhecimento passou a ser transmitido das gerações mais novas para as gerações mais velhas. E há um efeito hediondo nessa inversão de papéis.

Porque, se os jovens agora gozam de poder e saber, que serventia têm os velhos?

CLIQUE AQUI para ler mais.

10 comentários:

Anônimo disse...

O ideal é ler Ortega Y Gasset; o livro "A Rebelião das Massas".

Anônimo disse...

Ah,só agora o publicitário se dá conta do monstro que criou?
O culto à juventude foi cevado nos intervalos comerciais dos programas televisivos, você sabe de qual emissora, e depois migrou para a programação, para toda a programação! O requinte de crueldade ocorre quando o vocabulário é jogado no lixo em prol da cultura do "tá ligado?", do "hip hop" e da "rafuagem artística", grafites e outras coisas...

Anônimo disse...

É que pela primeira vez na história da humanidade, uma geração não tem mais o que ensinar à outra. Nenhum pai ou mãe de 30 ou 40 anos poderá transmitir e dialogar sobre sua experiência com redes sociais com seus filhos, porque isso não existia no tempo deles. Assim ocorre com os avós e seus netos. Não será possível a um neto pedir ao seu avô conselhos sobre como lidar com um tablet ou como se cuidar com a exposição nas redes sociais. Quais os ensinamentos sobre uma câmera digital GoPro ou um selfie, ou um aplicativo do UBER no smartphone? Nesse último caso é Android, Windows phone ou IOS?
E é justamente nessas redes sociais que estão as "relações sociais". Elas continuam ocorrendo no mundo real mas também no mundo virtual.
E quando um idoso consegue se conectar, entrar num mundo digital, aí vem o choque de gerações, pois os interesses serão díspares...

Anônimo disse...

Uma ova, eu nos meus 67 anos estou na ativa. Mesmo aposentado trabalho. Agora tem muita gente nova e velha que esta morta pois não participa. Continuo com meus princípios legado dos meus antepassados.
Joel

Anônimo disse...

Anônimo das 18:35 esta certo, restaria aos velhos ensinar moralidade, ser honesto, trabalhador . . . , mas mesmo isso a sociedade mostra que roubar, corromper e outras mazelas é que está no auge.

Anônimo disse...

Não é discriminação, mas os jovens de hoje não aprenderam as palavras mágicas: obrigado, com licença, por favor, isso sem falar que são surdo(som a mil), respeito não faz parte do vocabulário (que na maioria é sofrível),se consideram 'tudo' e sempre tem razão. Não tenho paciência e por essa razão fujo sempre que posso.

Anônimo disse...

Mas o grande objetivo do homem continua sendo o prazer sexual. Isso os smartphones, Google, etc. não ensinam como obter. Só afastam as possibilidades. A interação social é que viabiliza.

Anônimo disse...

OS jovens de hoje querem esticar a adolescência ao máximo.Antes começavam a trabalhar com treze anos,se tornava responsáveis e viravam homens formavam famílias e sabiam como deviam agir. Hoje além de preguiçosos,afeminados ainda tem o débil mental de 30 até 40 anos jogando pokemon go! ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE.

Anônimo disse...

Li com muita atenção essa reportagem e conclui que cada coisa tem seu tempo, tempo de brincar...tempo de namorar...tempo de trabalhar e em algum tempo envelheceremos, cada um deve viver seu tempo, uma criança adulta é tão ridiculo quanto um velho metido a guri...esses velhos devem agradecerem por estarem vivendo mais e não reclamando como se não tivessem vivido a juventude.
Quando começamos a chamar nossos professores de tia..prof, etc...ali começou o desrespeito...quando acabaram com moral e civica, ospb, proibiram o aluno de ser reprovado , ai começou a baderna...querem o que agora, restrinjam-se a suas limitações e morram com dignidade senhores.
Foram suas gerações que criaram o monstro..quiseram entregar a educação de seus filhos as escolas comandada por petralhas...esperavam o que...enquanto a mãe estava assistia novelas e o pai pela rua os filhos estavam soltos e viveram suas vidas sem limites, agora que a velhice bateu ficam chorando.

elias disse...

19:20
Realmente é o que ocorre. E já faz tempo.
Um misero bom dia, não existe mais.
Espero viver para vivenciar o ocaso dessa "civilização".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/