Milton Friedman explica por que a LRF é rejeitada no RS

Eis o que Alfredo Marcolin Peringer lembra ao editor, hoje, em relação ao economista Milton Friedman, que  criou uma lei, conhecida como  as quatro maneiras de gastar dinheiro e que pode explicar melhor a rejeição à Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual:

1. Você gasta seu próprio dinheiro consigo mesmo.
2. Você gasta seu próprio dinheiro com terceiros.
3. Você gasta o dinheiro dos outros consigo mesmo (essa é uma das formas de gasto do governo).

4. Você gasta o dinheiro dos outros com terceiros ( e essa é outras das formas de o governo gastar).

3 comentários:

samuel disse...

A justiça americana se parece com a brasileira. A corrupção lá é menor porque A ECONOMIA É GERIDA PRIVADAMENTE. Se os EUA tivessem estatais pra tudo como no Brasil, a corrupção lá também seria suprema.

Anônimo disse...

Eu prefiro ser mais direto:

A Lei de Responsabilidade Fiscal é rejeitada no RS, porque as instituições estatais estão infestadas de parasitas gananciosos moralmente desqualificados.

Concurseiros bem sucedidos, burocratas e políticos formam corporações de "servidores" poderosíssimas, que se servem impiedosamente dos impostos achacados dos cidadãos vassalos do estado, em busca de supersalários e todo tipo de privilégios.

A passividade e a ignorância do resto da "politizadíssima" população do RS, permitem a manutenção do despotismo inescrupuloso dessas corporações de parasitas e a degradação generalizada no estado.

Simples assim.

Ricardo

Anônimo disse...

Explicando melhor os casos Políbio:
1) Você compra o melhor produto, de melhor qualidade, pelo menor preço possível;
2) Você compra pelo menor preço possível, mas qualquer coisa, algo não tão bom assim, sem pesquisar muito e não muito preocupado com a qualidade, o importante é o preço;
3) Você gasta o máximo que pode, com os melhores e mais caros produtos (essa é a forma de um governante (servidor, parlamentar, presidente, etc.) gastar);
4) Você gasta sem se preocupar com o preço e sem sem preocupar com a qualidade, já que o dinheiro não é seu, nem o produto vai ser para você (essa é a forma do governo gastar)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/