Artigo, Claudio Lamachia - As razões do impeachment

A ilustração foi escolhida pelo editor.


Um amplo processo de consulta democrática à advocacia terminou na semana passada, quando os conselheiros federais da OAB, eleitos pelo voto direto dos quase 1 milhão de advogados do país, concluíram que o processo de impeachment da presidente da República tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil. 

Esta é a opinião técnico-jurídica da maior entidade representativa da advocacia no Brasil.

As razões do impeachment, elencadas em detalhado e extenso voto lido em uma sessão extraordinária do Conselho Federal da OAB, não incluem as polêmicas escutas de conversas telefônicas entre a presidente e seu antecessor. Levam em consideração, por exemplo, as pedaladas fiscais, as renúncias fiscais ilegais em favor da Fifa e a intenção de beneficiar um aliado, alvo de investigação judicial, atribuindo-lhe as prerrogativas de ministro de Estado.

Durante meses, a sociedade esperou um posicionamento da Ordem dos Advogados sobre o impedimento. Nesse período, a entidade estudou atentamente a questão. Integrantes do Conselho Federal e das OABs estaduais analisaram o assunto. O resultado desse minucioso trabalho foi uma decisão final quase unânime, mostrando o quão unida a classe está em torno da conclusão.

Antes que o assunto fosse levado para a plenária nacional, 24 das 27 seccionais da ordem organizaram suas próprias reuniões. Todas concluíram ser necessária a abertura do processo de impeachment da atual chefe do Executivo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

TEM-SE A IMPRESSÃO QUE O DR. CLAUDIO ESTÁ A DAR EXPLICAÇÕES AOS SEUS
PRÓPRIO COLEGAS. NÃO DEVERIA. É O PRESIDENTE DA INSTITUIÇÃO. SE MUITOS
MAIS NÃO QUERIAM O IMPEACHMENT EM PROL DOS SEU PRÓPRIOS INTERESSES, DEVERIAM TER SE MANIFESTADO QUANDO DA VOTAÇÃO.

ENTENDE-SE QUE PARA A SOCIEDADE É UMA COISA, NO ESCURINHO É OUTRA ???

Anônimo disse...

Será que havia um 'acordo prévio' para o não ???

Anônimo disse...

Depois dessa crise a situação dos advogados brasileiros devem ser colocadas a luz do dia...eles tem excesso de prerrogativas...além de podar muitas prerrogativas pelo congresso, a OAB vai ter que separar os bandidos dos demais profissionais...tem bandidos demais usando os escritórios para maracutaias...temos advogados demais no Brasil hum milhão de causidicos.. o Japão, pais muito mais pobre que o nosso, tem quinze mil....temos que formar bons engenheiros...são os profissinais que fazem a melhoria de vida do país...Os advogados só tiram de um e distribui para outros nada produzem...quanto mais advogados mais pobre é o pais....

Anônimo disse...

Dá-lhe lamachia ! Vai enfrente !!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/