Análise, Cesar Maia - Saiba quem ganhou com a decisão do STF sobre o impeachment

Veio a decisão do STF. 

Fator tempo - Em relação ao fator tempo, que separava as táticas do governo e da oposição, venceu a oposição. E mais. Agora é a oposição que administra o fator tempo. Haverá recesso e depois disso os esclarecimentos necessários a serem solicitados ao STF, na medida em que a decisão veio na forma de ata e não por dispositivo. E mais ainda. A oposição tem a convicção de que conta com mais votos que o governo, mesmo que em proporção menor que na recente eleição da comissão do impeachment.
                
Se for assim, após a eleição que o NÃO venceria o SIM, será inevitável recorrer ao STF para saber qual o desdobramento. E, simultaneamente, negociar uma composição da comissão do impeachment que interesse a oposição na Câmara de Deputados. Outra vez o tempo será administrado pela oposição.
                
A oposição é composta por dois vetores em relação ao impeachment. Um deles que busca o impeachment de Dilma entendendo que com ela o país é ingovernável. Outra que acha que a probabilidade de que o impeachment não se consuma é muito grande e, assim, o fundamental é alargar ao máximo o tempo em que o processo de impeachment ocorrerá. 

Fator recessão - Simultaneamente, as condições econômicas vão se deteriorando e o desgaste de Dilma será terminal, construindo um quadro de sucessão inevitável, seja por decisão do TSE em relação à candidatura, seja por pedido de licença de Dilma, seja por renúncia.
               
Nesse sentido, esse segundo vetor da oposição comemorou a decisão do STF: agora quem comanda o tempo é a oposição, que vai empurrar o processo, no mínimo, para abril. E o governo sem autoridade, com uma nuvem carregada na sua cabeça com relâmpagos contínuos.
                
Nesse ínterim, os fatores econômico, político e social estarão descendo ladeira abaixo. Se esses fatores são suficientes para a troca de governo num sistema parlamentarista, num sistema presidencialista, constroem um impedimento de fato e uma solução necessária até por iniciativa da presidente, que não terá como resistir às pressões e a profundidade da crise

8 comentários:

Anônimo disse...

Entendí e entendo que o impiche de dilma não é bom para o Brasil, a longo prazo. Quanto mais ela ficar desgovernando o país, pior para o pete. O partido será destruído aos poucos devido a deterioreção da economia e os desdobramentos da Lava-jato, Isso é bem melhor para o país do que a saída agora de dilma ao mesmo tempo em que daria um discurso ao pete. Do ponto de vista político, quanto mais dilma durar, pior para o pete e melhor para o Brasil.

Anônimo disse...

Quando chega a hora da verdade, se percebe que o PT é uma grande farsa construída sobre pura demagogia. Destruiu e atrasou o Brasil e o Rio Grande do Sul, isto é inegável. Até na cidade de Rio Grande tudo desandou quando o PT assumiu; as obras estão paradas há 3 anos. O Centro de Saúde, o Teatro Municipal, a Casa de Cultura, o Ginásio de Esportes Municipal estão fechados desde que o PT chegou à Prefeitura. Todas as obras em andamento foram paradas e os constantes troca-troca de Secretários Municipais só revelam a incompetência e a incapacidade petista para governar ou administrar. Eles são um desastre em todos os níveis!

Pampeano disse...

Que tranqueira essa dilma, não faz, não quer que os outros façam, não sai da moita.
Não tem vocação pra governo, gerir (e com honestidade), cai fora minha filha!

Anônimo disse...

INFELIZMENTE TEREMOS QUE AGUENTAR MAIS 1 ANO COM A BÚLGARA COMUNISTA NA PRESIDENCIA FALANDO E FAZENDO SUAS MERDAS E O BRASIL SE DETERIORANDO DIA APÓS DIA.

Anônimo disse...

O vento mundial esta a nosso favor ;

Na Argentina os defendores da liberdade voltaram ao poder , na Venezuela os ditadores perderam a maioria no parlamento ,em breve os corruptos do PT tambem serao tirados do poder pelo povo e condenados a prisao .
Apenas o Brasil historicamemnte e' um pouco retrogrado, mas a liberdade tambem chegara aqui .

Vajra Pema disse...

Oxalá! Que assim seja! #DerrubarDilmaVez #impeachmentJá

Anônimo disse...

Neste vídeo o mestre Reinaldo Azevedo fala da decisão inconstitucional do STF sobre o impichi, e também aos 19min para que a Dilma fique amaldiçoada definitivamente o PT caia em desgraça para sempre, ela precisa ficar até 2018, a degradação do país até lá irá cair nas costas do PT..."para que essa gente asquerosa encontre o seu destino, boa parte na cadeia, é bom que ela fique até 2018...eu quero que essa terra seja esterilizada...o problema é que vai ser ruim para os brasileiros, vai ser ruim para os mais pobres...".
https://www.youtube.com/watch?v=aw71407buMA

Anônimo disse...

"uma solução necessária até por iniciativa da presidente"

DE QUEM NADA SE ESPERA, DELA NADA RESULTARÁ.

DILMA sempre foi isto, zero. É A NATUREZA DELA. ELA TEM UMA QUALIDADE pessoal que não serve para o País:

O CAVALO passou encilhado e ela montou. Ela se ferra no fundilho, se mantem solavanco do galope sabendo que sairá ferida. A NOJENTA não se coloca no lugar da população, é uma autentica PSICOPATA, é a mesma nos tempos que chafurdava a vida dos governantes militares e de outras pessoas inocentes daquela época! Ela tem revolta com a vida.






https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/