E-mails de Odebrecht revelam contatos no Itamaraty de Lula


As trocas de e-mails do maior empreiteiro do País, Marcelo Bahia Odebrecht, o 'MBO', e seus executivos durante os governos de Luiz Inácio da Silva (2003/2010) revelam os contatos com o primeiro escalão do presidente petista nas tratativas de negócios internacionais da empreiteira e até mesmo em suas desavenças em outros países, como no Equador. 

Em setembro de 2008, em e-mail enviado pelo executivo Roberto Dias, da Odebrecht, ele cita conversa em Nova York com o então presidente, com o ministro das Relações Exteriores à época, Celso Amorim, o 'CA', e com o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia, o 'MAG'.

 

O tema se referia aos problemas que a empreiteira enfrentava com o governo do Equador. Os dois membros do governo foram os interlocutores do assunto. "Após o jantar oferecido a Lula aqui em NYC conversei separadamente com Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia. Ambos tomaram a iniciativa de perguntar como estava o affaire Equador. Ficaram desapontados porque as informações que detinham indicavam o caminho da solução do problema", escreveu o executivo.

9 comentários:

Leo disse...

Só mais uns minutos e o "Xixi Petralha" virá aqui postar alguma coisa do Brasil247, Carta Capital, Valor, etc.... ele é só uma prova do pavor que os petebas estão vivendo, assistindo a utopia deles virar pó. Estão se afogando e ninguém joga uma bóia para eles!

Me pergunto quantos cometarão suicídio ou entrarão em depressão profunda quando a Dilmanta cair e o Nine for preso. Será tragi-cômico. E olha que tá por um fio hein, cambada!

Anônimo disse...

A questão não é mais se Lula e seus quadrilheiros são criminosos, mas por que o "judiciário" se nega a cumprir competente, rápida e imparcialmente suas funções constitucionais, o resto é conversa para boi dormir. O STF e o resto do judiciário tem que mostrar se são dignos de um país decente, ou se é um judiciário de republiqueta bananeira de 5ª categoria. Até agora se enquadra na 5ª categoria, mas quem sabe uma luz vem do céu e ilumina suas mentes tenebrosas e atrasadas.

Anônimo disse...

O vagabundo barbudo enquanto presidente, usava a sua influência para fazer lobby para a odebrecht e colocar algum dinheiro no bolso, por isso não podemos cansar de repetir: LULA NA CADEIA, É O MÍNIMO QUE ESSE LADRÃO MERECE!

Anônimo disse...

Será que o dr honoris causa própria está enrolado?

Luiz Vargas disse...

Os problemas com o Equador com a emPreiTeira preferida pelos PeTralha$ eram de ordem técnica, ou seja obras mal feitas em terreno com falhas geológicas. Mesmo assim as obras, para Sérgio Naya algum botar defeito, seguiram em frente. Quem cairá primeiro: a obra da emPreiTeira preferida dos PeTralha$ ou o bando quadrilheiro?

Anônimo disse...

A mídia não tem força tarefa para interpretar as notícias :

06/10/2015

Luis Nassif

Uma força-tarefa do Ministério Público significa um conjunto de especialistas em diversas áreas relacionadas ao tema, trabalhando de forma conjunta.

Já os jornais não conseguem trabalhar de forma compartilhada. O modo de produção continua anacrônico: cada repórter por si, e o diretor por todos.

Os bravos repórteres policiais divulgam aos borbotões as informações da Lava Jato. Mas não conversam com colegas da Internacional, com colegas especializados em diplomacia ou em economia para poder avaliar o teor das informações mais técnicas.

Surge, então, essas conclusões extraordinárias, de que executivos da Odebrecht tratavam com autoridades brasileiras "até mesmo de suas desavenças em outros países, como no Equador".

É assim mesmo. Quando uma empresa de qualquer país tem problemas com outro país, seguramente elas não vão se queixar ao bispo, mas solicitar a mediação da diplomacia do seu próprio país.

"As trocas de e-mails do maior empreiteiro do País, Marcelo Bahia Odebrecht, o ‘MBO’, e seus executivos durante os governos de Luiz Inácio da Silva (2003/2010) revelam os contatos com o primeiro escalão do presidente petista nas tratativas de negócios internacionais da empreiteira e até mesmo em suas desavenças em outros países, como no Equador.".

Do Estadão

(...)

Na semana passada, quando teve seu nome mencionado na Lava Jato, o ex-ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) foi enfático. “Eu fazia lobby pra todas as empresas brasileiras.”, disse, lembrando que a primeira visita da rainha da Inglaterra ao Brasil nos anos 70 foi especificamente para vender aviões ingleses, de uma empresa que depois foi uma das que formaram a Airbus. Acho que esse é o papel dos governantes, de realmente se esforçarem para ter um comércio exterior maior para os seus países.”

COM A PALAVRA, A ODEBRECHT:
“A Odebrecht Infraestrutura esclarece que os trechos de mensagens eletrônicas divulgados apenas registram uma atuação institucional legítima e natural da empresa. No caso do Equador, o executivo apenas atendeu a um pedido de informação feito pelas autoridades. A empresa lamenta a divulgação e interpretações equivocadas sobre mensagens sem qualquer relação com o processo em curso.”

Xi, editor e tias do jô, leiam a noticia "não sejam lidos" e postem quais as irregularidades? O que tem de ilegal? alguém pediu $ para alguém ou pelo menos deixou tranparecer? Por favor não sejem ingenuos úteis.

Rudnei Costa disse...

Não...não deve ser e-mail do Lula, deve ser coisa da CIA. Talvez do ET de Varginha...

Anônimo disse...



É nisso que dá votar em chinelão!!

Anônimo disse...

Nassif, vai tomar banho de caneca furada! Estamos fartos de conversa fiada, até parece que toda essa roubalheira é ilusão, são muitos bilhões roubados do povo brasileiro, e ainda falta Eletrobrás, Bndes e tantas outras, isso é trabalho de quadrilha organizada, não são amadores!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/