Artigo, Fernão Lara Mesquita, Estadão - A caminho do confronto

Ao fim de oito meses procurando alternativas em vão até Dilma Rousseff já sabe que não há como o Brasil voltar ao mundo dos vivos sem reduzir drasticamente o tamanho do estado ou, ao menos, dar provas da decisão de ir nessa direção. Mas como o negócio do PT não é o Brasil, é o PT, ela acaba de fazer exatamente o contrário.

Como se pôde ver nas últimas “manifestações”, o partido está reduzido ao contingente dos funcionários que colonizam a máquina pública e às proto-milícias que, em recente demonstração de força dentro do palácio presidencial, avisaram que estão prontos a usá-la para nos arrancar o que for necessário para permanecer onde estão. É emblemática, portanto, a atitude dessa senhora de se aferrar tanto mais ao cargo quanto mais claro fica que a crise é exatamente essa insistência insana. Ao assumir a decisão de, com o país desmoronando, fritar Joaquim Levy para insistir no beco sem saída de uma equação confessadamente insustentável, o PT está sinalizando que desistiu da via política; vai partir para a outra.

O Congresso Nacional também está ciente, de cabo a rabo, de que não há alternativa para a cirurgia de emergência do estado que não implique a morte da galinha dos ovos de ouro. Mas recusa-se a pegar a bola que a Presidência lhe passou. É uma atitude temerária. Devolvê-la sob a forma de uma imposição da Casa que desse ao governo o álibi para algum tipo de ação menos inescapavelmente suicida pode ser a última chance do Brasil evitar o pior.

Enquanto for preciso eleger-se é a narrativa, e não as verdades que não aparecem na televisão, que pauta o comportamento dos políticos. As velhas raposas do Congresso – de situação e oposição – não perderam o faro.

Passaram do alinhamento explícito com a minoria privilegiada que ajudaram a constituir para apenas uma resistência surda à afirmação da única alternativa para deter a crise. Já entenderam o que, mais cedo ou mais tarde, terá de ser feito, mas precisam se sentir respaldados para fazê-lo agora.

Enquanto o país continuar contando como certo e pacífico que “rigidez orçamentaria” é um dado inalterável da natureza e, portanto, o seu é o único bolso estuprável da praça, isso não será possível. Já que, como sempre nesses casos, é com empregos e desgraças familiares que essa conta vai ser paga, a imprensa poderia oferecer a contribuição decisiva para dar ao processo a direção e a velocidade que a urgência da situação requer se apeasse da insana “neutralidade” com que passa adiante falsificações e mentiras patentes toda vez que alguém acha conveniente apresentar mais uma a uma redação e fizesse um esforço concentrado para informar à nação com a clássica ferramenta da reportagem quem ganha quanto para produzir o quê dentro e fora do universo estatal; que direitos e deveres têm os pais de família contribuintes e “contribuídos” e como isso afeta a vida de seus filhos; onde está localizada a gordura que resta no país; quais os custos e benefícios para a coletividade de cada alternativa sugerida ou sonegada em função de interesses escusos.

Isso poderia desbloquear o caminho para deter o incêndio criminoso que ameaça a segurança nacional.

Já para livrar o Brasil da sua miséria crônica, seria necessário encarar “a verdade inteira”, como agora diz querer o PMDB. É do Manifesto Republicano de 1870 esta síntese do expediente com que a monarquia, ameaçada pela revolução democrática de 1831, saiu-se pelo sistema corporativista em que estamos enredados até hoje: “O despotismo colonial procurou desde logo surpreender em uma emboscada política a revolução que surgia no horizonte da opinião (…) Disfarçar a forma, mantendo a realidade do sistema que se procurava abolir, tal foi o intuito da monarquia (…) A liberdade aparente e o despotismo real (…) são as características da nossa organização constitucional”.

Não foi diferente a transição do regime militar, sustentado pelas mesmas pessoas que hoje guardam as costas do PT, para a “Nova República”. Há o direito de voto e, para além dele, nada. Mas eleger para a inimputabilidade sem ter o poder de deseleger é distribuir cheques em branco e induzir os fiéis depositários ao estelionato.

A Constituição de 1988 não é “moderna” nem, muito menos, “cidadã”, é o diploma oficial da negação da democracia no Brasil. Tem, por enquanto, 250 artigos, incontáveis milhares de parágrafos, 84 emendas “ordinárias” e 6 emendas “de revisão”, quase todas versando sobre as exceções à “igualdade perante a lei” que define esse regime, que criam uma sociedade de castas com múltiplas gradações na camada minoritária dos brasileiros “especiais” no topo da qual imperam, intocáveis, os detentores do poder de outorgar privilégios aos demais, e uma massa de sub-cidadãos, quase súditos, por baixo, cuja única função é sustentá-la. O poder dos demiurgos do topo do “Sistema” é, como o dos imperadores, quase divino. Basta ser tocado por um deles e o bem-aventurado é alçado deste vale de lágrimas e para sempre indultado das consequências do “pecado original”. Fica, pelo resto da vida, dispensado de fazer o mesmo esforço e correr os mesmos riscos exigidos de todos nós na luta cotidiana pelo prato de comida de amanhã.


Não existe meio de evitar que tudo apodreça, mantido esse ponto de partida.

14 comentários:

Anônimo disse...

perfeito.. sem comentários.. só resta divulgar este artigo a todos os brasileiros...verdadeiro ATESTADO DE ÓBITO DO SOCIALISMO ATUAL....

Anônimo disse...

http://www.folhapolitica.org/2015/09/projeto-quer-tornar-obrigatorio-inserir.html?m=1

projeto, se passar, tornará obrigatório cpf para inserções internet.

Anônimo disse...

Sonia Racy informa que, desde janeiro, 42 empresas brasileiras abriram negócios no Paraguai. É que o país deve crescer 4% neste ano.

O PT conseguiu perder a Guerra do Paraguai.(oantagonista)

Anônimo disse...

DILMA COM APOIO DO PMDB FARÁ O POVO AINDA SOFRER MUITO ATÉ 2018.

MAS JUNTO A ISSO, PT SE "ENTRANHA" CADA VEZ MAIS, E PMDB HOJE APOSTA QUE PODERÁ REVERTER O QUADRO EM 2018, LERDO ENGANO.

Anônimo disse...

É UM BOM DIAGNOSTICO,MAS SÃO TANTOS OS GATOS E BOTAR OS GUIZOS NELES, "QUEM HÁ DÊ"

OS PETRALHAS MONTARAM UM ESQUEMA PERVERSO, QUE SE TORNAM HOJE, NO QUE OS NOBRES DE ANTIGAMENTE .SENHORES DO RAIO E DO TROVÃO, E O POVO CALAVA A BOCA.

OS PETRALHAS AMORDAÇARAM A ASFIXIARAM O POVO, NÃO SOUBERAM NEM MANTER VIVA A GALINHA DOS OVOS DE OURO,LULA E SUAS QUADRILHAS RESOLVERAM MATAR A GALINHA PARA OBTER MAS OURO,AGORA ...

Anônimo disse...

Esse artigo nos mostra de maneira didática como o Brasil se transformou numa URSS tupiniquim. Para os senhores com poderes políticos e seus asseclas todo o tipo de direitos e benefícios. Para o trabalhador decente e otário pagador de impostos somente os deveres. Esses privilégios os incomPeTentes não cogitam perder. Para elles cortar alguma benesse é o fim do mundo. O 7 de Setembro está aí novamente. VEM PRA RUA DE PRETO!!!!

Anônimo disse...

O Brasil e os brasileiros estão lascados com essa esquerda retrógrada.

Anônimo disse...

BRASILIA NÃO É DO PT. O PALACIO DO PLANALTO NÃO É PROPRIEDADE DA DILMA. É UM PRÉDIO PÚBLICO QUE PERTENCE AO POVO BRASILEIRO. E A POLICIA E A SEGURANÇA ESTÃO LÁ, ASSIM COMO "OS DRAGÕES DA INDEPENDENCIA", PARA PROTEGER A BANDEIRA BRASILEIRA E A CADEIRA DAQUELE QUE QUE ESTÁ SENTADO NELA, MAS NEM A CADEIRA PERTENCE A DILMA... ENGANAM SE ESTES DITADORES QUE SE APOSSAM DO QUE É PÚBLICO E NÃO QUEREM MAIS LARGAR....SE O POVO BRASILEIRO ENTRAR COM IMISSÃO DE POSSE DILMA TERÁ QUE SER DESPEJADA, POR BEM OU POR MAL... DILMA MENTIU AO SEU POVO, PRATICOU FALSIDADE IDEOLÓGICA E DEVE SER JULGADA INDIGNA DE REPRESENTAR NOSSO POVO POR TER FRAUDADO AS ELEIÇÕES DE TODAS AS MANEIRAS E PRINCIPALMENTE UTILIZANDO-SE DA MÁQUINA PÚBLICA E DOS APOSENTOS PÚBLICOS PARA FAZER USO DELES EM BENEFICIO DE SUA CAMPANHA E DE SUA REELEIÇÃO... FORA DILMA E SUA TROPA QUE ENVERGONHAM NOSSO BRASIL...

Anônimo disse...

A Dilma e o PT só não caíram ainda porque há um esforço descomunal da grande mídia de blindagem da quadrilha, as custas de bilhões de reais dos cofres públicos.

Anônimo disse...

>>

Um anonimo ai postou sobre um projeto de lei obrigando a inserção do CPF em comentários. Olha aqui a demonstração da inutilidade da tal lei:

Gerador de CPF

<<

Anônimo disse...

FAZ ANOS QUE EU AVISO O PERIGO COMUNISTA, ESTA ESQUERDA VAGABUNDA É TUDO VERME DE STALIN ODEIAM O BRASIL E NOS OS BRASILEIROS.....FORA COMUNISTAS ANTES QUE O POVO PERCA A CABEÇA......MARX LENINE STALIN MAO HITLER POLPOT FIDEL TUDO ATEUS VERMES DO CAPETA.

Anônimo disse...

FINALMENTE apareceu alguém mais para dizer que o problemas atuais decorrem da CONSTITUIÇÃO de 1988!

A produção desta Constituição, que de cidadã nada tem, foi gerada na desigualdade entre Estados e Regiões. Nordeste e norte tem eleitores com poder de voto superior aos do resto do País. Não existe um eleitor um voto.

Podemos dizer hoje que antes desta desgraça produzida o Código Eleitoral feito no infeliz período do golpista Getúlio Vargas.

Getúlio, antes desta CF/1988, alegou ter sido roubado na eleição e deu o golpe cooptando os políticos NORDESTINOS. Militares pioraram com o "Senador biônico".

Então, concluindo, a MERDA começou quando transformaram as CAPITANIAS HEREDITÁRIAS em estados da dita "FEDERAÇÃO".

Anônimo disse...

Alguém avisa o elemento das 16:07 que a economia do Paraguai é umas 10 vezes menor que a economia da cidade de SP. De população e de empresas também. As empresas que vão para o Paraguai é para aproveitar a mão de obra barata (quase que escrava) e, muitas delas de bugigangas.

Anônimo disse...

O ciclo econômico é um pouco mais lento do que tu pesas anônimo das 13:46.


Com esta constituição e a ptralhada nos nossos calcanhares, nos resta o Paraguai, pais fora do MERDASUL ainda não socialista.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/