Saiba como se instalou o caos público quando a PM entrou em greve na Bahia (1972)

Forças do Exército foram chamadas pelo governo do PT para sufocar a greve da PM. -


No décimo dia de greve da PM da Bahia, que começou no início de fevereiro de 2012,  Salvador e região metropolitana registram 153 homicídios desde a noite do dia 31 de janeiro, quando começou a paralisação, até a manhã do dia 10. Os valores sinalizam um aumento de 106% em relação aos dez dias anteriores, período em que houve 74 mortes. O número mais crítico foi registrado na sexta-feira (3), quando 31 pessoas foram assassinadas na área.  

Os PMs reclamavam por melhores soldos. O piso dos soldados era de R$ 2.500,00 superior ao do RS.

O Exército e a Força Nacional foram chamados pelo governador Jaques Wagner. O caos instalou-se no Estado, que foi assaltado pelos bandidos, com saques a supermercados e lojas, motins, roubos em série e assassinatos. 

A população refugiou-se dentro de casa. 

Marco Prisco, o líder da greve, foi preso durante a desocupação Assembleia Legislativa de Salvador, que era ocupada por PMs grevistas desde o dia 31 de janeiro. Prisco e outro policial, Antônio Paulo Angelini, foram detidos e levados de helicóptero para as instalações da Polícia do Exército na capital baiana.

Além da prisão de Marco Prisco, líder da paralisação, outros PMS foram detidos. .

Na ocasião, a ppresidente Dilma Rousseff se mostrou categoricamente contra a anistia dos policiais grevistas da Bahia.


- Por reivindicar, as pessoas não têm de ser presas nem condenadas, mas por atos ilícitos, por crimes contra o patrimônio, crimes contra a pessoa e contra a ordem pública, não pode ser anistiado.

5 comentários:

Anônimo disse...

XI, ERA O QUE FALTAVA O POLÍBIO PETEZOU-SE.

Anônimo disse...

Caro Políbio, não estregue seu currículo.

Policiais estão a fazer ronda a pé, pois viaturas estão sem condições de trefegar pois impostos estão atrasados.

E outra sem condições de comparar com caso da Bahia, lá era para "aumento salarial", aqui é operação padrão para receber salário.

Anônimo disse...

Já disse se a coisa degringolar, forças estranhas pedirao uma intervenção parasitária.

É disso que o povo gosta! E, poderá ver tudo na telinha da Globo.

Não temos tradição democrática. O povo gosta mesmo é de golpe e torturadores.

Chamem eles de novo!!!

Anônimo disse...

O motivo da greve na Bahia foi por REAJUSTE SALARIAL e a greve no RS é para PAGAMENTO DE SALÁRIO. 100 % de diferença.

Alias, na mesma época da greve da PM na Bahia houve uma greve ainda maior e com mais repercução dos Bombeiros Militares no RJ, com várias prisões. COM UM DETALHE, a greve na Bahia foi lederado por um PM, vinculado ao PSDB e no RJ, por um Bombeiro Militar, ligado ao PSOL, depois eleito Deputado.

Carlos Edison Domingues disse...

POLIBIO. No Rio Grande do Sul não há condições de caos, mesmo porque as autoridades públicas ( militares e civis) não permitiriam chegar ao que ocorreu na Bahia. Carlos Edison Domingues

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/