Rivera e Livramento já sofrem com a crise com onda de demissões em free shops


A cidade de Rivera, na fronteira com Santana do Livramento, considerada o maior centro comercial de venda de produtos importados do Uruguai, amarga uma das piores crises do setor nas últimas décadas e em decorrência dessa crise a cidade gaúcha também sofre com seus hotéis, lojas e restaurantes.




Após a alta do dólar e medidas de ajuste fiscal que mexeram no bolso dos brasileiros, entidades avaliam que a perspectiva é a situação piorar quando o limite de compras de importados sem imposto definido pela Receita Federal na portaria 307/2014 cair de 300 dólares para 150 dólares a partir de 1º de julho de 2015, para quem entra no país por via terrestre, fluvial ou lacustre.




Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Livramento (Acil), Sérgio Oliveira, a medida já era prevista, mas chegará em um momento de retração econômica e deve trazer consequências desastrosas. “Com o novo limite, muitos clientes calcularão o custo-benefício e pensarão duas vezes antes de viajar à Fronteira.”




Ele observa que 70% do que se ganha em salários no comércio de Rivera e em outros setores eram gastos em Livramento, mas, com a crise, os efeitos da retração já começam a ser percebidos em vários segmentos no lado brasileiro. Segundo matéria do Correio do Povo, algumas lojas de Rivera já adotaram medidas de contenção de despesas, demitindo pessoal, e outras fecharam as portas.

7 comentários:

Celso disse...

As lideranças da fronteira brasileira apostaram num freeshop em Livramento. Quiseram mudar as regras e agora estão como os portoalegrenses esperando o metrô.
A crise vai pegar muito forte e especialmente o setor hoteleiro de Santana do Livramento/Jaguarão/ Santa Vitória do Palmar.
Simplesmente não vale a pena ir na fronteira com a cota de 150 dólares.

Anônimo disse...

Nem precisa publicar algo assim,só cego,tapado,e aliado do PT corrupto pra não ver que o Brasil quebrou,começou com o lula,mas desde lá foi somente surfando em cima do plano real,mas o povo achando que eles estavam controlando a inflação,a economia...tavam nada,estavam é roubando,enchendo os bolsos...acho que este povinho tem que sofrer mais ainda,muito mais,pra aprender a votar,a cair na real de verdade.O PT é o partido mais maléfico na face da terra,o mais falso,que mais passa a lábia no eleitor.Usa de todas as artimanhas para ficar no poder.Retrocedemos uns 12 anos,tudo foi perdido.E o povo mal informado como sempre,continua votando em ladrão

Anônimo disse...

Prefeitos e entidades lojistas da fronteira, remetam documentos para Receita e Governo Federal, solicitando o imediato cancelamento desta redução (de U$ 300,00 para U$ 150,00), pois não haverá mais atrativos nas viagens. Tem que ter mobilização para mudança...

Anônimo disse...

Não tomo vinho importado nem whisky, nem como especiarias importadas, para mim não fará falta alguma!!

POA-RS disse...

Com a gasolina no patamar atual, o dólar à mais de 3,00 reais, a reduzindo cota livre a US$ 150, qual a vantagem rodar 1.000km em uma viagem desta ??? Só de combustível, considerando um carro mediano, fazendo 10km/l, de cara já vai 350 reais de gasolina. Olha, suspeito em dizer que vale a pena comprar por aqui mesmo. Vale a viagem apenas pelo passeio, sem as compras.

Anônimo disse...

O anônimo das 14;31, não sabe o que bom. Ou não pode...e tem um pensamento típico de chinelo...agora, Com o custo de ir até lá, vale o passeio pois da para comprar aqui mesmo....

Anônimo disse...

Esse é o Brasil: enquanto o Senado trabalha para abrir mais oportunidades para os Free Shops desenvolverem cidades fronteiriças , o Executivo em tempos de dólar alto, coloca IOF no cartão e reduz a metade a cota de compras.. Ninguém estuda coisa alguma. Ninguém trabalha numa mínima sincronia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/