Petrobras volta a campo com empreiteiras da segunda divisão

O Relatório Reservado desta sexta-feira, ionforma que meio que na moita, a Petrobras retomou a contratação de empreiteiras para tocar obras que só faltam gritar por socorro.

Leia tudo:

 Por enquanto, a estatal vai mesmo na versão "fusquinha": construtoras do segundo ou terceiro time chamadas para disputar as licitações. São três as pequerruchas que irão inaugurar a era pós- Lava Jato, informa o Relatório Reservado: Azevedo Travassos, Encalço Engenharia e Bueno Engenharia. Nem todas estas moçoilas são virgens no que se refere à Lava Jato. A Bueno Engenharia foi citada pelo "empresário" Mario Goes, um dos operadores de pagamento de propina à estatal, na nona fase da investigação, chamada de “My Way”. Pipocou em algumas páginas de jornal, mas livrou-se do alistamento no grupo das 23 empreiteiras sub judice. As três empresas foram convocadas pela Petrobras para disputar a construção do duto de 28 polegadas e 47 quilômetros que vai de Maricá, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, ao Comperj, complexo petroquímico da estatal que se encontra em estado de hibernação. Procurada pelo RR, a Petrobras não quis comentar o assunto.

Tudo indica que Aldemir Bendine quer fazer desta volta às obras um ato político. Só isso explica a convocação às pressas de empreiteiras acostumadas a assistir ao jogo sentadas no banco de reservas. A Petrobras marcou a abertura do envelope para o dia 24 de abril. Só que a obra está prevista para 2016. Com um pouquinho de boa vontade, a estatal poderia esperar que alguns dos titulares se redimissem nos próximos meses, de forma a contar com a participação de algumas das maiores indústrias da construção pesada. Nada contra trazer os peso-penas. Mas o certame de obras da Petrobras não é bem o espaço apropriado para a prática de justiça social ou democratização da concorrência.


E qual das convidadas vai dar um preço firme? A carta convite, aliás, continua sendo a gazua para o ingresso na Petrobras, onde não se pratica a boa e velha licitação. Desde a gestão Fernando Henrique Cardoso, a estatal está livre das amarras da Lei n° 8.666. FHC brindou-a com o expediente da escolha seleta, ou seja, ela chama quem quer para participar da concorrência pelas suas obras. Foi justamente esse sistema que acordou o Cade – o órgão antitruste identificou no expediente um convite à formação de cartel. Realmente, não há motivo no universo que impeça a combinação de preços entre os disputantes. Mas até essa questão, no momento, é menor. O importante é que a Petrobras e o país possam contar com os préstimos da elite empresarial do setor. Já demorou demais.

8 comentários:

Anônimo disse...

As empreiteiras são de segunda divisão. Mas as propinas, é claro, continuam de Série A...@fitzca

Anônimo disse...

fiquemos de olho nesse segundo escalão ai...

ao sinal de considerável enriquecimento repentino, vamos bisbilhotar porque ai tem...



Anônimo disse...

VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO.

A VELHA HISTÓRIA SEMPRE SE REPETE.

DEVE SER PRA TER UMA RUBRICA NO BALANÇO:

OBRAS EM ANDAMENTO

SERÁ QUE VAI TER TAMBÉM NO PASSIVO:

PROPINAS A PAGAR ???

Anônimo disse...

BEM QUEM COMPRA E CONSTRÓI USINA QUE NÃO É CAPAZ DE REFINAR PETRÓLEO BRASILEIRO, SE ESPERA DE TUDO.

Anônimo disse...

Será que vai acabar o Petrolão e ficar o Petrolinho?

Anônimo disse...

É a maior prova que a Petrobras não é nada. Só o nome !

Grande mesmo eram as prestadoras de serviço .

Saindo essas, cai a Petrobras no Ranking.

Talvez ela já estivesse privatizada e muitos não sabiam. Agora sabem !

Leandro Arona disse...

Evidentemente que há obras que precisam ser continuadas, e se essas empresas do terceiro time puderem completá-las, não vejo problema algum nisso; o que não pode em hipótese alguma continuar é a farra investigada pela Lava-Jato.

E não nos iludamos se empreiteiras estrangeiras pudessem atuar no território brasileiro, elas também são parceiras da corrupção nos E.U.A e na Europa.

Anônimo disse...

Quando chegar na sexta divisão
o blog ficará livres dos petralhas
ocupantes dos cargos bunda e que
também tem contas a prestar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/