Vereadora do PMDB quer convocar secretário da Fazenda de Fortunati

O secretário da Fazenda de Porto Alegre foi convidado para comparecer à Câmara de Vereadores para explicar as denúncias de uso do Fundo Municipal de Saúde para fazer superávit orçamentário , o que culminou com a demissão do vereador Carlos Casartelli da secretaria da Saúde. A denúncia foi feita pelo próprio Casartelli. O requerimento foi encaminhado à Mesa da Casa pela vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), que também pretende questionar Jorge Luís Tonetto sobre as rubricas utilizadas na contabilidade do superávit nas contas de 2014 anunciado pela Prefeitura de Porto Alegre.


Conforme a vereadora, desde última semana de janeiro, quando foi anunciado o saldo positivo de R$ 258 milhões, circulam informações de que o resultado foi alcançado por intermédio da chamada “contabilidade criativa” (uso de fundos municipais, venda da folha de pagamento e recursos carimbados). Lourdes acrescentou que agora a questão é trazida a público pelas declarações de Casartelli. Ela considera graves as informações do ex-secretário de que “a Fazenda usa os recursos do Fundo Municipal da Saúde, formado também por dinheiro do SUS, e não libera pagamentos de medicamentos, serviços e horas extras de servidores”. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Um make-up contábil. É isto que a vereadora denuncia e que é cobrado de outras administrações estaduais e federal.
Amargando dois déficits seguidos e com contenção máxima de despesas de custeio, pelo menos para o baixo clero do funcionalismo, Fortunati divulgou esta peça orçamentária.
Sabe-se lá se não tem muita purpurina, pó-de-arroz e otras cositas más nesta maquiagem.
Só para exemplificar, o DMAE reduziu sua gratificação de essencialidade de 16,62% para algo como 9,9%, alegando despesas muito altas.
Se o DMAE é quem, a boca pequena, paga boa parte da folha da PMPA, como pode estar com as contas combalidas e a PMPA com elas em superavit.
Cabem boas explicações.

Anônimo disse...

Olha o Arno Augustin fazendo escola com a sua 'contabilidade criativa', o papel aceita tudo, até m...

Anônimo disse...

Por que não chama o Sebastião Mello que é vice e sabe de tudo que está ocorrendo.
o PMDB quer posar de santo como quem de nada sabia do desvio do dinheiro do FMS...

Lourdes Sprenger disse...

Para dirimir estas dúvidas estamos convidando o Secretário Municipal da Fazenda para ir na Câmara. Municipal.Vereador Lourdes Sprenger

Radamanthys disse...

Este secretário Tonetto é um picareta incompetente, não dá para saber qual a motivação técnica para deixar a chave do cofre com este arremedo de profissional.. O Casartelli pode até não ser dos melhores profissionais, mas é servidor concursado e pior profissional que o "brilhante" Tonetto certamente ele não é..

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/