Tesoureiro do PT teria cobrado propina também em Itaipu

Segundo denúncia de um dos operadores do mensalão, João Vaccari teria pedido até 12% de "comissão" para abastecer campanhas do partido

O site da revista Istoé de hoje informa que o  tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, acusado de arrecadar propina no esquema de corrupção da Petrobras que teria beneficiado a campanha de Dilma Rousseff em 2010, também estaria envolvido em operações irregulares dentro da Itaipu Binacional e do fundo de pensão da empresa, o Fibra, segundo reportagem do jornal “O Globo” desta quarta-feira .

. Vaccari Neto é membro do Conselho de Administração de Itaipu.

. Um dos seus colegas no Conselho é o ex-governador gaúcho Alceu Collares.

. De acordo com a publicação, a denúncia contra Vaccari foi feita pelo operador financeiro Lúcio Bolonha Funaro, identificado como um dos operadores do esquema do mensalão.

. Em pelo menos duas ocasiões, segundo o “Globo”, Funaro acusou Vaccari de cobrar propina em operações com fundos de pensão – na CPI dos Correios, em 2006, e na das ONGS, em 2010. Questionado pelo Ministério Público Federal, o operador disse que o tesoureiro do PT chegava a cobrar 12% de “comissão”. O dinheiro serviria para alimentar o caixa dois das campanhas políticas do Partido dos Trabalhadores.

. Em 2010, Funaro sugeriu à CPI dos ONGS que Vaccari - nomeado para o conselho de administração de Itaipu por Dilma em 2003, quando ela era ministra de Minas e Energia – fosse investigado por seus negócios dentro da empresa e de seu fundo de pensão. Na ocasião, segundo o jornal, o operador disse que o tesoureiro do PT tinha um relacionamento “umbilical” com o grupo Schahin, que tem contratos bilionários com a Petrobras e com Itaipu Binacional.

. A empresa de Foz do Iguaçu cedeu terrenos e projetos para a construção da Universidade Latino Americana, a cargo do consórcio Mendes Junior/Schahin, ao custo de R$ 241 milhões, com aditivos posteriores de R$ 13,9 milhões. A obra foi paralisada pelo consórcio sob o argumento de “desequilíbrio financeiro”. O TCU conclui que a falha estava no projeto feito por Itaipu.

9 comentários:

Anônimo disse...

Não sei por que o espanto, já que qualquer um sabe (inclusive aqueles que votam no PT/3%) que petistas SÃO INCAPAZES DE FAZER UM NEGÓCIO LÍCITO!!!

Anônimo disse...

Impressionante a performance do PT! Onde estão metidos, tem rolo. Ou, como se diz no interior, cada enxadada, uma minhoca... Êta, inferno que pariu esses caras !!!

Pr.guima disse...

-Sabe de nada inocente... é tudo mera coincidência: Dilma no conselho da petrobras (deu no que deu); Vacari na Itaipú (queria o que/ que não desse frutos?). Dou um dólar furado pra quem descobrir algum lugar que tenha o dedo podre o pt e não tenha "rolo" hahahh

Anônimo disse...

pelo amor de Deus, chamem a Interpol, o FBI, a OTAN, sei la...

não da mais pra suportar tanto crime!!!

a nossa policia nao esta dando conta!!!

Anônimo disse...

Será que no ano que vem esse partido vai pescar?Cada enxadada uma minhoca.

Anônimo disse...

Essa quadrilha não poupa nada! Em tudo onde os petralhas estão com as mãos, se for investigado um pouquinho mais à fundo, com certeza acharemos sujeira!
O BRASIL PRECISA SER LIMPO DESSES BANDIDOS!

Anônimo disse...

Aí o "conselheiro Vaccari" disse
para o "conselheiro Collares":
Tudo bem, colega Collares?
Collares: Flor de especial, colega
Vaccari, se melhorar estraga.

Anônimo disse...

E o doutor Collares não sabe de nada?

Anônimo disse...

pelo amor de Deus, chamem a Interpol, o FBI, a OTAN, sei la...

Já chamaram, o Romeu Tuma e o Romeu Tuma Jr eram da Interpol.

Quer mais o que?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/