Se for eleita, Dilma insistirá com sua fracassada política econômica. Ela não quer mudanças.

Em artigo que assina hoje no jornal Valor, a jornalista Claudia Safatle, geralmente alinhada com o que pensa e faz o governo, denuncia que os juros são altos por que governo gasta mais do que pode e avisa que Dilnma Roussef não promete fazer mudanças nos rumos da economia.

. Leia tudo:

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, chegou até aqui como favorita sem fazer concessão às demandas do mercado financeiro e das empresas do setor real. Também não cedeu às pressões do PT e do ex-presidente Lula, especialmente para que trocasse o comando da área econômica e se aproximasse do setor privado, de quem se afastou desde 2012. Ou, ainda, que fizesse uma "Carta aos Brasileiros", tal como Lula fez às vésperas das eleições de 2002 e acalmou os mercados. Sem compromissos firmados em troca de apoio político, Dilma estará livre para determinar as bases da política econômica do eventual segundo mandato. Até há pouco tempo, havia quem acreditasse que a presidente mudaria os rumos, se vencesse as eleições, ao constatar que a sua primeira gestão levou o país a um período de crescimento medíocre, inflação alta, déficit externo, deterioração fiscal sem precedentes, dívida crescente, juros elevados, investimentos em queda, o setor elétrico em frangalhos e baixa confiança de empresários e consumidores.

Hoje, a visão predominante é que ela, se reeleita, "dobrará a aposta". Não fará um ajuste fiscal relevante e continuará firme nas suas convicções. Algumas em especial, como: inflação no teto da meta (6,5% ao ano) é um bom objetivo; a indústria precisa de mais incentivos setoriais para voltar a crescer; o sistema de preços não funciona e requer a intervenção do governo; os bancos públicos têm que prosseguir ativos na expansão do crédito subsidiado. Não é condenável conceder subsídios desde que o seu custo seja claro, previsto no Orçamento aprovado pelo Congresso e haja uma noção mínima da relação custo-benefício. Exemplo disso é o credito agrícola a que todos do setor têm acesso e não uns poucos eleitos pelo governo.

A campanha eleitoral do primeiro turno chega ao fim sem que nela tenha se discutido o que realmente interessa: como o país voltará a crescer. Só com a retomada do crescimento será possível manter o emprego e a renda.


O debate entre os candidatos foi pobre.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Como pode a Dilma ter seu governo bem avaliado. Então o povo deve estar muito satisfeito com tudo que está passando. Ou somos todos loucos ou há um mistério nessas pesquisas. Todo mundo reclama da falta de investimentos, falta de infraestrutura, segurança um caos, a saúde nem se fala e a educação nas últimas posições entre os países emergentes, credibilidade do País em queda virtiginosa. Quem explica essa simples constatação?

Anônimo disse...

Bem... para 50 a 70 milhões de brasileiros, eles estão crescendo. Estão comendo melhor, podendo estudar, comprando coisas para suas casas, comprando até casas e automóveis.

Talvez por isso a Dilma esteja em primeiro lugar e talvez por isso o governo do PT vai para 16 anos de poder!

O governo do FHC poderia ter feito o mesmo com essa população "burra" (como uns dizem), afinal, seu projeto de governo era de 20 anos e inclusive conseguiu uma reeleição para se prolongar no poder!

Anônimo disse...

Tú és UM GRANDE MENTIROSO, a serviço da campanha safada, devem ser mais um dos funcionários dos Correios ou da PTROBRAS, anonimo PTRALHA das 12:27!

Quanto tais levando através do Franklin Martins e caixa PT (PETROBRAS)?

Anônimo disse...

De onde saem esses numeros? Setenta milhoes? ao que se sabe, o bolsa esmola atende 50.000.000 de pessoas que ganham pouco mais de 70,00. Isto não mata a fome de ninguem. Empregos da área privada nada tem a ver com o governo, porque as ações do governo quebraram com a industria nacional. É chute pra cá, chute pra lá.

Cap Caverna disse...

É muito simples essa PaTifaria não saber mais o que fazer. Tudo que eles fizeram até hoje foi copiando o que o ex presidente FHC fez e estava planejando fazer no futuro. Eles já fizeram tudo que copiaram, e agora devido a outros desafios, esss PeTralhada burra, ladrona e inconpetente, não sabe mais o que fazer. Pobre Brasil com um povo malandro e burro que vota nesta quadrilha de saqueadores da Nação!

Anônimo disse...

É evidente que Dilma vai continuar com o governo da mentira. A moeda de garantia é , sem dúvida, a bolsa família resposável pela turma do "nem nem" .É inaceitável o grau de corrupção deste país.

Anônimo disse...

Agora só falta uma coisa, cada
petralha ir a praça pública e
gritar suas qualidades: sou ladrão, viva! sou ladrão, viva!
Aplausos para o ladrão, aplausos
para o ladrão.

Anônimo disse...

Tudo pronto, então, pra instalar a "República da Brazuela". Que Deus nos acuda!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/