Plataformas P-58 e P-62, automatizadas pela gaúcha Altus, começaram a produzir gás natural

Ao lado a P-58, totalmente automatizada pela gaúcha Altus.

Selecionada para o projeto em 2011, a Altus desenvolveu os sistemas de automação de todas as FPSO utilizadas nos poços de exploração do Pré-Sal. Com milhares de pontos distribuídos em diversos painéis eletrônicos, os equipamentos Altus, como os controladores programáveis da Série Nexto, são responsáveis pelo controle dos processos gerenciais do navio e pelo sistema de extração de petróleo.

A P-66, terceira plataforma da Petrobrás totalmente automatizada com produtos Altus, já está em fase final de preparação e deve começar a operar no segundo semestre de 2016.

. Depois do início das operações no primeiro semestre deste ano, as Plataformas P-58 e P-62, da Petrobrás, fizeram sua primeira exportação de gás natural em agosto. As FPSOs (Unidades Flutuantes de Produção e Armazenamento de Óleo) totalmente automatizadas pela Altus têm capacidade de produção de seis milhões de metros cúbicos de gás natural e 180 mil barris de óleo por dia, cada. Em julho, a produção de gás natural da Petrobras já havia crescido 2,9% em relação ao mês anterior, passando de 66,4 para 68,3 milhões de metros cúbicos, o terceiro recorde histórico consecutivo de produção mensal de gás da companhia. Com o início das exportações da P-62, esses números devem aumentar consideravelmente.

.  O gás produzido pelas FPSOs é utilizado para diversas aplicações, como geração de energia elétrica nas plataformas, através de turbo geradores; injeção de gás na boca do poço – o chamado gas lift –, o que reduz a densidade e auxilia na subida do óleo da boca do poço até a plataforma; além do envio para o continente, através de uma malha de gasodutos, onde o gás natural é utilizado como fonte de energia por termelétricas e outras grandes indústrias.

5 comentários:

Anônimo disse...

da lhe dilma!!

Anônimo disse...

eles estão pagando seus fornecedores?

Anônimo disse...

Nossa editor, pensei que as Plataformas tinha sido construídas no exterior, como no Governo fh, de aécio, alkmin, serra, yeda e Marina, mas foi no RS do Brasil, do governo lula/dilma, tarso e olivio.

ops....Marina aderiu agora ao capital internacional e aos bancos.

Anônimo disse...

Parabens a Altus e a todos n´ps que somos integradores deste CLP.

Eng. Joel Robinson

Gilmar disse...

Dále João Cãndido, o navio naufragado/encalhado que o mula inaugurou sem navegar um palmo. Tem bobalhão que vai dizer que a Altus foi fundada pelo pt.Fazer o quê, tem lóque prá tudo nessa Terra arrazada pela boçalidade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/