Prefeitura diz que o novo Hospital da Restinga é um novo tempo na saúde de Porto Alegre

O secretário municipal da Saúde, Porto Alegre, Carlos Casartelli, escreve no seu artigo de hoje no jornal Zero Hora que a inauguração do Hospital Restinga e Extremo Sul é mais uma prova de que há grandes avanços na sempre criticada área da saúde pública. Leia tudo, porque o hospital, inaugurado esta manhã, atenderá exclusivamente pelo SUS e será operado pelo melhor hospital privado da Capital, o Hospital Moinhos de Vento. Sua capacidade é para atendimento de 13 mil pacientes por mês. Ele possui 170 leitos. Há 40 anos a cidade não ganhava nada igual. O investimento total foi de R$ 110 milhões. O hospital está sendo inaguruado neste momento (10h37min) pelo prefeito José Fortunati, a presidente Dilma e o governador Tarso Genro. Os três entes públicos cobriram o investimento e pagarão as contas.  

É um momento histórico para Porto Alegre: há 40 anos não se construía um hospital público na capital. Este sonho da comunidade da região sul da cidade que agora se realiza mostra como é possível concretizar grandes ações de interesse social quando poder público e iniciativa privada trabalham juntos, com foco e empenho. A parceria entre o Hospital Moinhos de Vento, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e a União fez nascer um hospital completo, com padrão de  atendimento e equipamentos dentro dos conceitos mais modernos, incluindo critérios de sustentabilidade e formação de mão de obra na própria comunidade. Tudo numa estrutura inteiramente voltada para população que depende do SUS. Esta grande notícia se soma a outras que ilustram claramente que a saúde na gestão do prefeito José Fortunati saiu da estagnação das últimas décadas. O quadro das unidades de Saúde da Família está completo pela primeira vez, com 234 equipes em 119 unidades. O Hospital de Pronto Socorro, referência na região sul do país, passa pela primeira grande reforma em 70 anos de existência. Ganhou nova e sofisticada emergência e bloco cirúrgico, e está ampliando toda a estrutura de internação e áreas de apoio. O Samu tem uma nova e ampla sede.

. A zona sul ganhou a moderna USF Saúde Cohab-Cavalhada. Até o final do ano outras 25 unidades de saúde terão sido completamente reformadas, incluindo a informatização dos agendamentos. Também neste campo houve melhorias históricas: em mais de 70% da lista de especialidades médicas, o tempo de espera para marcação de consultas, que em alguns casos levava mais de um ano, hoje é de menos de um mês. Ainda há áreas críticas como a ortopedia, onde a demora é problema grave, mas a espera está diminuindo.

. Ainda há muito a fazer no campo da saúde pública, todos sabemos. Mas estamos no caminho. E Porto Alegre está mostrando ao país o quanto avançou.

4 comentários:

Anônimo disse...

"O investimento total foi de R$ 110 milhões."

isso ai é troco de pinga perto do que ja foi enfiado em apenas um estadio da Copa...

será que o eleitor não vê isso?

um complexo hospitalar inteiro, que beneficia toda uma população, custa uma merreca de 100 milhões...

já o estadio de Brasilia, construído em uma cidade que nem time de futebol expressivo tem, consumiu quase 2 BILHÕES!!!!

seria tao burro assim o eleitorado brasileiro para continuar caindo na conversa dessa gente?

custa o eleitorado ligar uma coisa com a outra pra ver a quantidade de dinheiro que sai pelo ralo e a mixaria que alardeiam como investimento?

Anônimo disse...

E os 200 milhões que vieram de uma ONG/Sarney/HMV???

Anônimo disse...

Parabens a este governo que teve coragem de investir em saúde pricipalmente num local esquecido como a Restinga governos militares afim de se livrarem de uma populaçao que crecia desordenadmente e sem assistencia e que a burguesia se sentia constrangida construiram a Restinga e neste local ermo e distante ali as jogaram para a sua popria sorte e ser um curral eleitoral.E os governos que os sucederam nada fizeram anão ser açoes paliativas a Restinga a muito ja poderia ter se emancipado de Porto Alegre pois possui hoje populaçao maior que muitas cidades e arrecadaçao superior a muitos municipios graças a sua populaçao e pequenos empresarios que la vivem."Tinga Teu Povo Ti Ama"não e apenas um grito de carnaval e um grito de revolta ao que quiseram impor a esta populaçao e um grito de resistencia.

GRamis disse...

Pelo que sabemos esse hospital agora aberto, nada tem da Prefeitura de POA. Pois, foi um ajuste de conduta com MP Federal, com o Hospital Moinhos de Vento, que se valia de benefícios de impostos federais, em valores expressivos, sem contudo dar a contra-partida.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/