Ex-diretores Ildo Sauer e Cerveró usam defesa para dizer que toda culpa por Pasadena é de Dilma e do Conselho da Petrobrás

Cerveró e Ildo Sauer queimaram o filme e acusam Dilma e o Conselho de Administração. Ele sabe mais do que parece. Até quando pagará a conta como bode expiatório ? A charge é do mineiro Aroeira.

A presidente Dilma Rousseff será o alvo da defesa dos ex-diretores da Petrobrás Nestor Cerveró e Ildo Sauer em sua argumentação contra a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de responsabilizar a antiga diretoria pela compra da refinaria de Pasadena em condições desfavoráveis à estatal.

Presidente do conselho de administração da empresa na época da decisão de compra da usina, Dilma foi inocentada de qualquer responsabilidade pelo Tribunal, que considerou que a presidente não teve o acesso devido às informações sobre as condições do contrato. Em contrapartida, o TCU responsabilizou, na quarta, os diretores pela aquisição e decidiu pelo bloqueio dos seus bens.

O argumento do advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, é que, pelo estatuto da empresa, o conselho de administração é o único responsável por qualquer aquisição. Ele cita trechos do estatuto que exigem do presidente do conselho tomar conhecimento dos detalhes das negociações. "O presidente do conselho pode pedir esclarecimentos sobre os contratos. O resumo executivo é meramente uma apresentação, um suplemento ao que é obrigatório", afirmou.

"O ministro relator foi induzido ao erro. Ele partiu de um pressuposto falso, que inúmeras vezes repetido, passou como se fosse verdadeiro. É falsa a declaração de Dilma de que o resumo executivo das condições de compra de Pasadena era técnica e juridicamente falho. Essa argumentação acabou responsabilizando quem não deveria ser responsabilizado, os diretores", argumentou Ribeiro. Ele diz que a diretoria, na época, encaminhou documentação sobre as condições do contrato à secretaria-geral da Petrobrás, que tem como obrigação encaminhá-la ao conselho para apreciação. "Se a secretaria não encaminhou, os conselheiros não poderiam ter decidido pela compra", contestou.

Além de atacar o conselho de administração da estatal, o advogado de Cerveró focou também no ministro José Jorge, relator do processo no TCU. Por meio de petição apresentada nessa quarta, ele tentará invalidar a decisão do Tribunal de responsabilizar os diretores com o argumento de que o ministro não poderia ocupar a posição de relator por já ter sido membro do conselho da Petrobrás. "Ele foi presidente do conselho de administração da Petrobrás em 2001 e 2002, tem interesses em sua decisão. Não basta o julgador ser um homem honesto e íntegro. Ele precisa parecer. Para isso, não deveria ser julgador", disse Ribeiro.

Nesta sexta ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
À la carte ao meio dia e no jantar.
Localização inédita em Porto Alegre: antigos túneis da Cervejaria Continental, shopping Total.
www.famigliafacin.com.br

11 comentários:

Anônimo disse...

Os diretores são subordinados logo, alguem manda neles. A responsabilidade do superfaturamento de Pasadena é única e exclusivamente dos conselheiros da Pedtrobrás, e Dilma está entre eles. De nada adiante o TCU isentar o conselho para tirar Dilma da reta. Futuramente, com o novo governo, ela será chamada à responsabilidade, juntamente com os demais. Nesses momentos podemos ver como esse pessoal trata a coisa pública e tenta se eximir. Mas não vai dar certo.

Anônimo disse...

vai ficar enrolando igual o careca do mensalão...

depois, quando ja estiver em cana e os petistas livres por ai, vai tentar fazer delação premiada...

mas ai a maquina de enlamear reputações do petismo entra em ação e diz que e tudo conversa de condenado pela Justiça e que so esta fazendo isso por magoa ou vingança...

o exemplo do careca do mensalão estai ai para quem quiser ver...

em cana e com a vida destruída...

quando tentou levar todo mundo junto com ele, principalmente O Chefe, ja era tarde...

Anônimo disse...

OS CULPADOS são aqueles que VOTARAM no LULA/DILMA. Elegeram incompetentes e ladrões(mensalão).


Anônimo disse...

ELES ESTÃO PENSANDO QUE CERVERÓ SERÁ UM NOVO VALÉRIO, LEDO ENGANO ESTE VAI ABRIR A PASTA PRETA E COMO BOM COMUNA VAI DEDURAR TODO MUNDO.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Se os conselheiros da Petrobras não tem a menor responsabilidade sobre nada, por que o contribuinte precisa lhes pagar salários milionários?

Acorda Brasil.

Anônimo disse...

Bem feito, pois paguem o tropeço c/ seu patrimônio.Aquele do olho caído, safado, foi pra TV defender a Dilma. Agora que a culpa recaiu sobre ele, pois, que trate de restituir o prejuízo financ. que causou.A Dilma se safou dessa.

Anônimo disse...

A culpa é de quem vota nessa turminha toda que está aí.Eu analiso durante 4 anos para quem vai merecer meu voto.Nunca votei em um deputado,vereador,prefeito,governador,senador ou presidente que foi envolvido em escândalos.Portanto o povo brasileiro tem que saber escolher seus representantes,tentem informações sobre cada candidato não importando o partido.Votem em quem está afinado com seus valores.

Anônimo disse...

O Cerveró e o outro não vão conseguir dar depoimento, lembram do Celso Daniel! Calaram ele antes que falasse, e quem mandou calar está por ai vivo, leve, e solto. O preso foi um laranja, para não ter o mesmo fim, está aguentando!!!

Luiz Vargas disse...

Se o efeito "mulher do namorado da Sininho" continuar vigorando algumas altas cabeças PeTralha$ vão ficar muito próximas da guilhotina.

Anônimo disse...

Cerveró voltou a ser o homem "bomba" da oposição.Affff...

Anônimo disse...

Cerveró voltou a ser o homem "bomba" da oposição.Affff...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/