Artigo, Adão Paiani - Diplomacia brasileira: a habilidade de se colocar do lado escuro da força.

Se o governo brasileiro estivesse preocupado em manter um mínimo de respeito e credibilidade no cenário diplomático internacional, deveria ser enfático na denúncia contra terroristas que, covardemente, atacam o Estado de Israel e seu povo, escondidos atrás de escudos humanos compostos por civis palestinos não combatentes, principalmente mulheres, idosos e crianças inocentes, e não apenas classificar como “desproporcional” a ação de legítima defesa do povo israelense. Além de se manifestar sobre um conflito que não diz respeito ao Brasil, uma vez que aqui árabes e judeus sempre conviveram de forma pacífica, a chancelaria brasileira consegue se posicionar da forma errada, deixando claro que está ao lado não de um Estado democrático ameaçado de extermínio por terroristas sanguinários, mas destes últimos que, indignamente, sacrificam o próprio povo pelo qual dizem lutar, sem outro objetivo a não ser destruição e morte. Ao contrário do que afirma a diplomacia brasileira - que tem se notabilizado por se aproximar de regimes tendentes ao autoritarismo, como da Bolívia e Venezuela; claramente ditatoriais como Cuba; notadamente corruptos, como de alguns países africanos dos quais o Brasil tem perdoado dívidas milionárias; ou abertamente terroristas, como o Irã - a reação de Israel é legítima, proporcional e amparada pelo Direito Internacional.A nota do Itamaraty é carregada de uma vergonhosa cegueira política e ideológica, e, o que é pior, de indisfarçável antissemitismo, sem paralelo na diplomacia brasileira; além de não colaborar para o estabelecimento de uma paz justa para uma região onde vivem em conflito povos amigos dos brasileiros.

. Mas tudo isso é apenas reflexo das posições ideológicas de um governo que, internamente, não cumpre o seu dever de proteger seus cidadãos contra a criminalidade e os desarma, impedindo-os de exercer o direito a legitima defesa, deixando-os à mercê dos criminosos; e ainda quer ter a pretensão de querer ensinar a Israel como defender o seu povo e garantir sua própria existência como Estado e como nação.  

* Adão Paiani é advogado gaúcho.
Ele trabalha em Brasília/DF.

11 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito.

Anônimo disse...

VOTE NA DILMA

Os governos petista tem ao longo de seus 12 anos se aproximado de regimes autoritários, como da Bolívia e Venezuela; e ditatoriais como Cuba; de governos corruptos, como de alguns países africanos dos quais o Brasil tem perdoado dívidas milionárias; ou abertamente terroristas, como o Irã e de grupos terroristas como o Hamas.

Anônimo disse...

Esse Adão BOLA NAS COSTAS Paiani, prejudicou a Governadora Yeda, no caso das Escutas Telefonicas de inimigos Politicos da Governadora, entregando um CD para um promotor, ou seja, não é confiável.

Anônimo disse...

O texto do Paiani é uma salada mal resolvida.
Ademais,a defesa legítima de Israel cai por terra quando nos deparamos com o fato irrefutável de que o Estado judeu ocupa pela força das armas terras que não lhe pertence e está varrendo os palestinos para o mar.
Dúvidas? O Google tá aí prá isso...

chibato disse...

Como esta a bronca deste ex tucano na justiça sabes algo editor bem informado nunca esquecendo que ele traiu tua protegida ou esqueceste.

Anônimo disse...

Pela madrugada, mas o anônimo das 13:03 acredita em tudo que tá no google ?? è ali que vai ler "verdades" ?? Quem é que promete destruição de um povo ? Israel ?? Informe-se melhor, anônimo, antes de falar tanta bobagem...

Anônimo disse...

Anônimo das 13:03 Cristo era de que nacionalidade?Onde ele nasceu e onde morreu?Essa é uma briga de parentes que dura milênios.O Brasil não tem que se meter,se lá já morreu 700 aqui no Brasil tem 56000 homicídios anuais e pelo que me consta são da classe média baixa ou pobre que esse governo diz que proteje.Temos que cuidar primeiro de nossa casa para poder dar conselhos para outros. Qual o programa de Segurança Pública e de combate as drogas?

chibato disse...

Anonimo das 16.43 comentario idiota o seu 700 mortos na guerra imposta por Israel quantos morrem anualmente la sem guerra não se pode comparar homicidios com mortos em guerra e sim homicidios com homicidios ou você acha que não existem homicidios em israel e muitos suicidios tambem indice muito alto alias motivo pesquisa para saber talvez no yutube como fazem os comentaristas tucanalhas deste blog

Anônimo disse...

Tem muito comentarista sem noção como esse chibato. E se acham donos da verdade. É claro que o Brasil, infelizmente, tem muito pouco de bom para mostrar em matéria de segurança do seu povo. Assim não pode querer ser um exemplo. Primeiro vamos cuidar da nossa gente. Não é por falta de dinheiro que nossa segurança, educação e saúde são deficientes e sim por falta de boa gestão do governo petralha.
Tá na hora de mudar.
IncomPeTentes fora.

Anônimo disse...

Sai daí, Chibato. Tu é uma vítima da propaganda esquerdalha.

chibato disse...

Quando se diz uma verdade os tucanalhas logo começam a cagar pela boca.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/