CDL diz que Copa foi desastrosa para as vendas do comércio varejista de Porto Alegre

Balanço nem um pouco edulcorado que fez esta tarde o presidente da CDL de Porto Alegre, Gustavo Schiffino:

O faturamento do comércio no Estado durante os 31 dias de Copa do Mundo foi 14,5% abaixo do mesmo período do ano passado, registrando R$ 275 milhões. A variação inclui os R$ 90 milhões deixados pelos turistas durante os jogos em Porto Alegre. Os segmentos do varejo contabilizados foram tecidos, vestuário, calçados, lojas especializadas (material de escritório, informática, comunicação, eletrônicos, móveis). 

Parte desta venda deve retornar ao varejo durante o segundo semestre. O período foi marcado por acontecimentos que vão ficar como legado para a população. Nossa entidade apostou que o policiamento seria suficiente e eficaz para garantir a segurança e, realmente, percebemos que, com planejamento adequado, isso se tornou possível

A mobilidade urbana também funcionou bem, assim como a conexão de celulares, inclusive no Estádio. Sem falar da queridice do nosso povo, reconhecida e divulgada pelos estrangeiros

SINDILOJAS VÊ QUEDA DE 26%
NAS VENDAS
Levantamento final realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, com dados coletados após partidas da seleção brasileira e de jogos realizados na Capital pela Copa do Mundo, mostra que para 84% dos lojistas as vendas diminuíram em relação ao mesmo período do ano passado. Pesquisas parciais feitas ao longo do mundial já apontaram resultados semelhantes. Apesar do saldo positivo nos segmentos de gastronomia e turismo, para o comércio da Capital o torneio representou uma queda média de 26% nas vendas em dias de jogos do Brasil. Nos dias em que foram realizadas partidas do Mundial em Porto Alegre, 73% dos lojistas entrevistados registraram queda nas vendas, em média 20% menores sobre o mesmo período de 2013.
 Uma das razões que levou ao decréscimo nas vendas foi o fechamento das lojas durante os jogos.


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14 comentários:

Anônimo disse...

mas é claro que a mobilidade urbana iria funcionar...

com feriados decretados e frota extra nas ruas, como poderia não funcionar?

já no dia a dia, fora da época da Copa, sabemos bem como funciona a "imobilidade urbana" dessepaiz...

Anônimo disse...

Sabe, não consigo entender porque tanta surpresa com o tratamento que a população dispensou aos visitantes.
É algo tão natural que não precisava citar, a menos que estejam precisando de lago bom para falar e assim compensar o restante ruim que aconteceu...

Anônimo disse...

Qualquer trabalhador/empreendedor/profissional liberal que não seja petista ou funcionário publico sabe que do ponto de vista econômico a copa foi um horror. Foi bom pra boteco e hotel.
Nunca se trabalhou tao pouco nesse pais (que já não tem muito apreco pela labuta).

Anônimo disse...

MINHA VIDA TODA HOUVI DIZER QUE O CÃO MORDER O HOMEM NÃO É NOTICIA, MAS O HOMEM MORDER O CÃO SIM, DIZER QUE A POPULAÇÃO TRATOU BEM OS ESTRANGEIROS E DE MANHÃ INFORMAR QUE AS PRINCIPAIS AVENIDAS ESTÃO TRANCADAS DEIXOU DE SER NOTICIAS A MUITO TEMPO.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Sem dúvida nenhuma, os donos de "casas de tolerância" agradecem a realização da copa, só que, é um tipo de serviço que não tem como controlar quanto foi "faturado" e de saber ao certo o aumento nos "negócios", até porque é um entra e sai...

Anônimo disse...

São Paulo não ganhou nadica de nada com a Copa,turismo de negócios foram prejudicados pelo envento COPA.

Anônimo disse...

Polibio, foi por agua abaixo a unica chance da oposicao ganhar a eleicao, se tivesse sido um fiasco a organizacao da copa, a coisa seria diferente, mas deu tudo certo e a copa foi considerada pelo mundo todo a melhor de todas, dentro e fora de campo, a culpa pelo fiasco da selecao ja foi colocado na conta do Felipao.

Anônimo disse...

Alguém avisa o editor e o CDL que os turistas não vieram para comprar nas lojas do Porto Alegre e sim gastar em hoteis, restaurantes e bares.

Anônimo disse...

Se uma cidade sede registrou prejuízo, imagina as demais que tiveram os feriados e a redução de todas atividades produtivas e não receberam nenhum turista ou obra. O maior legado é a dívida...

matheus

Alberto Magno disse...

Como só compro em liquidação roupas, sempre marco o que vou comprar, e os preços, na primeira semana os lojistas, aumentam e vendem pelo mesmos preços, só lá no fim do inverno e que baixam, turista não compra nada no Brasil porque tudo é MUITO CARO, eles não são trouxas como como os nativos, pensem nisso seus comerciantes metidos a VIVOS.

Anônimo disse...

Mas e quem acha que estrangeiros comprariam bugigangas chinesas superfaturadas com impostos escrochantes - só brasileiro mesmo!

Anônimo disse...

Pois não precisa de pesquisa nenhuma. Qualquer estrangeiro acharia - e de fato acharam - os preços das mercadorias exorbitantes. E depois reclamam que não venderam nada. E nem vão vender. Não entenderam que a recessão é para valer.

Anônimo disse...

Simples. Os estrangeiros sabem o preço das coisas e no Brasil eles - vestiário, bazar, eletrodomésticos, eletrônicos - estão fora da casinha.

Anônimo disse...

Mas que choro mais idiota.
A venda está apenas represada.
Os números, se honestos, deverão apontar crescimento nas vendas até atingir o equilíbrio.

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