A disputa pela expulsão da Ford pautará a disputa entre Lasier e Olívio ?

Afinal, mandou ou não mandou a Ford embora ?



Na sua coluna de hoje do jornal Correio do Povo, Taline Oppitz diz que a disputa pelo Palácio Piratini nas eleições de outubro irá dividir holofotes com a briga pela única cadeira em jogo ao Senado neste ano. Ela acha que a grande disputa será entre Lasier e Olívio, que disputarão votos em função das visões de mundo que já os colocaram em situações dramaticamente opostas, como foi o caso da Ford.

A eleição ao Senado promete ser uma das mais emocionantes dos últimos tempos. Além do fato de estar em jogo a cadeira ocupada por Pedro Simon, do PMDB, por 32 anos, sendo 26 consecutivos, as trajetórias dos candidatos dos principais partidos tornam a eleição ímpar. Considerado até recentemente como favorito, Lasier Martins, do PDT, que deixou a carreira de jornalista para se aventurar na politica, terá um adversário de peso. Olívio Dutra, que andava afastado das urnas, voltou à cena e topou encarar o desafio após apelos de lideranças do PT. Lasier foi um dos principais críticos da gestão de Olívio no Piratini, principalmente no episódio envolvendo a saída da Ford do Rio Grande do Sul. Lançado com o apoio de Simon, em articulação que causou ruído nas relações de Germano Rigotto com o PMDB, o socialista Beto Albuquerque entrou em campo com o desafio de romper a polarização que se desenha entre Lasier e Olívio. Ultima a ter a candidatura confirmada, Simone Leite, do PP, é articulada e conhecida no meio empresarial, mas uma novidade no cenário politico. Concorrerão ainda Júlio Flores, pelo PSTU, Rubens Goldenberg, pelo PRP, e Ciro Machado, pelo PMN.

17 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que a Ford se foi .Ela so ia trazer poluicao e favelas .Nao quero a proletarizacao do Rio Grande do Sul

Anônimo disse...

Voltaremos a uma discussao baixa, rasteira, Ford, corrupcao etc...
Mas o futuro serà de manesaloes,
Maquina ineficiente, impostos altos, falta de infra-estrutura, seremos eternamente um pais dos impostos padrao Fifa e serviços padrao Serra Leoa ???

Marcelo disse...

24 consecutivos. 1991-2015

ele(simon) foi governador de 1987 até 1991.

Anônimo disse...

Lasier era Politico na época da saída da Ford ou Jornalista? Resposta: Jornalista. Aquele que tinha um programinha na TVCOM, conhecido pela esquerda de "pelourinho", onde o PT ia para se explicar e os outros Partidos para se promover.

Então deve saber que a barrigada da Ford, ou seja, a quebra de contrato custou quase 1 bilhão aos cofres da Empresa na Justiça, além do mais até o Editor é contra a incentivos fiscais, haja vista que está dando pau direito nos incentivos fiscais dado pelo governo federal e estadual para a iniciativa privada.

Anônimo disse...

canalha fdp. uma pena as uvas não terem feito o serviço nesse vagabundo...

Anônimo disse...

Na época, eu acompanhei tudo o que o olívio fez com relação, as duas montadoras que o governo Brito trouxe para o estado. Depois que o desastroso olívio dutra foi eleito, já começou os ataques a vinda das montadoras.
- A GM, já estava com a planta quase pronta, 95% já instalada.
- A Ford não havia começado ainda.
-Lembro que essa figura atrasada comunista(é redundância chamar comunista de atraso) dava CHÁ DE BANCO NOS EXECUTIVOS DA FORD, ENQUANTO RECEBIA NO PALÁCIO ATÉ ESCOLARES E ÍNDIOS, deixava os executivos da Ford esperando duas, três horas e acabava não recebendo-os.
- Espertamente o ACM, aproveitou esse desprezo pela Ford e deu uma mansinha prá ela se instalar na Bahia. Lá a Ford vai bem, obrigado e aki nesse estado de gente de esquerda do atraso, como Raul pont, olívio, tarso, etc...estamos em franca decadência econômica, só o que escapa é a agropecuária.

Unknown disse...

So num estado progressista, como o dos gauderios, pra um jornaleiro que falava, ao vivo, na TV, com uma cachorro animado, receber espaco e, possivelmente, um amontoado de votos. E depois desancam a falar do eleitor nordestino.

Nélio disse...

Que futuro espera um estado onde Olívio Dutra, o exterminador do futuro, o homem que confundia cara feia com seriedade e amiguinho de Diógenes de Oliveira, o cangaceiro da esquerda, concorre à eleição com chance real de ser eleito?
Que futuro espera um estado em que os principais candidatos ao Senado são de partidos que nos conduziram a este caos institucional pofessando "ideias" que nunca deram certo em nenhum lugar no mundo e mataram mais do que qualquer epidemia, catástrofes ou guerras.

João Coragem disse...

A pergunta que não foi respondida e' quando Olívio e demais membros do governo de 1998 pagarão pelo dano causado ao povo gaúcho. A expulsão da FORD e' a ponta do icebergue, ejetar o RS da rota dos grandes investimentos e das cadeias produtivas globais este sim e' o legado mantido que Olívio e seus seguidores deixaram para a atual e principalmente para as futuras gerações de gaúchos. E' dever de Lasier como de todos nos gaúchos honrados expor este flagelo que foi o mandato de Olívio.

Anônimo disse...

Provavelmente não encontraremos nenhum documento assinado pelo Olívio mandando a Ford embora, mas até as pedras do Piratini sabem que ele fez de tudo para a Ford se mandar daqui. São famosos os chás de banco que ele deu no Presidente da empresa. Querem mais para ficar claro que ele mandou a Ford embora?
Basta ver o discurso dele e dos petistas na época. Será que ainda tem algum néscio que precisa mais do que isto?

Anônimo disse...

O Olívio pode não ter mandado a FORD para fora do estado. Mas é óbvio que não teve o mínimo de competência necessária para fechar esse negócio.

Anônimo disse...

Será muito engraçado ver o Lasier fugindo desse debate. Encarar a verdade dói né, editor? Queria ver a cara do Lasier quando o Olivio falar que a Ford fugiu do estado com dinheiro no bolso e foi condenada pela justiça a indenizar o estado do Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

Procura saber sobre a Autolatina. Ford + Volkswagen.

Wolfgang Sauer
Miguel Jorge
Mário Garneiro
Nec Brasil
Rede Globo
IADESIL
CUT
AFL-CIO
Stanley Gacek

Por isso todo mundo protegendo o Lula.

Quem sabe demais, é perigoso.

Anônimo disse...

Somos todos viúvas:

Da Fábrica Nacional de Motores, da Gradiente, da Troller, da Gurgel e da indústria nacional.

Ciência e Tecnologia onde?

Só tem um pouco no INPE, Embraer, ITA, IME, algumas poucas universidades públicas e privadas, IMPA e outros institutos.

Na UFC e Cefet durante toda a década de 2000 eu vi 3 ou 4 greves, faltava água, laboratório, professores, estudantes, funcionários fizeram greves.

Eu vi até o pai do meu cunhado que trabalha no fundos de pensão da Coelce falar sobre o Black Out de 2008/2009 de Itaipú e o real motivo da queda que foi a falta da construção de uma segunda linha de transmissão reserve de Itaipú até o resto do país.

E quem era a Ministra de Minas e Energia? Edson Lobão do PMDB, advogado e Dilma que era apadrinhada do Lula.

Anônimo disse...

O OLIVIO DEVE SER MESMO UM CANDIDATO DE PESO, O PESO NA CONSCIÊNCIA DE MANDAR MILHARES DE EMPREGOS EMBORA, ADQUIRIR DE FORMA NEBULOSA A SEDE DOS PETRALHAS,ESQUEMAS COM LETERIAS CONFORME BRIZOLA FILHO, DEVE SER UM PESO EXTRA.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

PELOS COMENTARIOS RAIVOSOS DE SGARBI SE PERCEBE A DIFICULDADE DE EXPERIMENTAR O NOVO, PREFERE FICAR COM OS LADRÕES, CORRUPTOS E MENSALEIROS DO QUE VER O PAÍS ALAVANCAR, ALIÁS ESSE VERME SEMPRE FOI UM BANDIDO E GANHA DO GOVERNO SEM TRABALHAR.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

O Olivio é aquele que na posse como governador colocou na janela
do palácio do governo a bandeira
das FARC-forças armadas revolucionárias COMUNISTAS da
Colômbia ao lado da bandeira do
Rio Grande! NUNCA NOSSO PAVILHÃO
TRICOLOR FOI TÃO ENXOVALHADO,
UM SIMBOLO DA LIBERDADE E DA ALMA
GAÙCHA COLOCADO LADO A LADO
COM UM SIMBOLO DO COMUNISMO!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/