O governo do PT tenta a mudança de regime por decreto

Em editorial de hoje, o jornal "O Estado de S. Paulo" informa que a presidente Dilma Rousseff quer modificar o sistema brasileiro de governo. Leia o que sobre isto diz o jornal:

 Dilma desistiu da Assembleia Constituinte para a reforma política - ideia nascida de supetão ante as manifestações de junho passado e que felizmente nem chegou a sair do casulo - e agora tenta por decreto mudar a ordem constitucional. O Decreto 8.243, de 23 de maio de 2014, que cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), é um conjunto de barbaridades jurídicas, ainda que possa soar, numa leitura desatenta, como uma resposta aos difusos anseios das ruas. Na realidade é o mais puro oportunismo, aproveitando os ventos do momento para impor velhas pretensões do PT, sempre rejeitadas pela Nação, a respeito do que membros desse partido entendem que deva ser uma democracia.

. A fórmula não é muito original. O decreto cria um sistema para que a "sociedade civil" participe diretamente em "todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta", e também nas agências reguladoras, através de conselhos, comissões, conferências, ouvidorias, mesas de diálogo, etc. Tudo isso tem, segundo o decreto, o objetivo de "consolidar a participação social como método de governo". Ora, a participação social numa democracia representativa se dá através dos seus representantes no Congresso, legitimamente eleitos. O que se vê é que a companheira Dilma não concorda com o sistema representativo brasileiro, definido pela Assembleia Constituinte de 1988, e quer, por decreto, instituir outra fonte de poder: a "participação direta".

. Não se trata de um ato ingênuo, como se a Presidência da República tivesse descoberto uma nova forma de fazer democracia, mais aberta e menos "burocrática".

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Esta noite, vá num dos dois Bier Markt. Endereços em www.biermarkt.com.br Pelo 5o ano o melhor de Veja na categoria.

9 comentários:

Anônimo disse...

FORA PETRALHAS!

Anônimo disse...

Já tentaram isso no famigerado PNDH/3. Mais ua tentativa de comunizar o país por decreto.

Anônimo disse...

Só vão tentar até o final do ano. Depois terão de procurar o que fazer.

NEWTON disse...

Nesta participação direta, estarão maciçamente presente, os de sempre, ou seja, beneficiários do bolsa família, sindicalistas carimbados, enfim, todos que não precisam trabalhar e tem todo tempo do mundo para dizerem amém ao grande dedo duro e ao poste.

Anônimo disse...

Vão reclamar de que, cambada de botocudos....??? vcs ganharam copa do mundo e olimpiada...!!!
- Democracia prá que...aki nessa pobre e miserável América Latrina, cheia de políticos corruptos, democracia é demais.
- Votaram na quadrilha do mensalão, agora querem democracia representativa.
- Se contentem com futebol, carnaval, BBB, novela, e já tá bom. Ah esqueci...e bolsa família.

Anônimo disse...

No governo Olivio isso foi tentado aqui, nao funcionou.

Anônimo disse...

é, mas o POVO adorou a medida

Erson Leal Ramos disse...

O "povo" beneficiado pelo PT e pelas malditas esquerdas caviar caro "rafael do céu"? O que vocês querem é criar o inferno para quem trabalha e paga impostos para inúteis com você se locupletarem... fora bandidos. O Brasil é nosso e não de vocês...

Anônimo disse...

Aproveito o espaço para comentar sobre a notícia de que países europeus vão incluir no PIB rendas de tráfico de drogas e prostituição. Se no Brasil for incluída a renda de subornos e corrupção, nosso PIB dará um salto...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/