Cade acha que contrato de R$ 243 milhões do Trensurb resultou de malfeitoria com o cartel dos trens

Dilma não viu nada de errado quando assinou com seus companheirinhos sindicalistas do PT a ordem de compra dos novos trens. Na foto, o governador Tarso Genro, outro que também não viu nada. 



As mesmas empresas acusadas de formar um cartel para fraudar licitações de trens em São Paulo e Brasilia, também praticaram irregularidades na última concorrência para fornecimento de trens ao Trensurb, Porto Alegre. O Trensubr faturou R$ 4,2 bilhões no ano passado, conforme balanço publicado hoje nos jornais da Capital.

. A informação é da Folha de hoje e tem como origem documentos em poder do Cade.

. O jornal diz falsamente que o Trensurb é controlado pelo PP, quando até as pedras das ruas sabem que o Trensurb é controlado por sindicalistas do PT. O PP possui apenas um dos três diretores da estatal e ele não mexe com dinheiro e nem com licitações.

. O Cade informou à Folha que falará sobre Porto Alegre na semana que vem.

. A licitação realizada em Porto Alegre pelo Trensurb resultou na vitória da Alstom e da CAP. Elas não tiveram concorrentes na disputa pelos contratos. A Siemens não participou. O que se estima é que o cartel combina quem participa e quem ganha em cada caso.

. Em Porto Alegre,foram 15 composições, a um custo de R$ 243 milhões. A Alstom ficou com 93% e a CAP com os outros 7%.

. A Trensurb conseguiu que a própria presidente Dilma Roussef participasse fisicamente dos anúncios das contratações. 



17 comentários:

Unknown disse...

Faca jornalismo, editor. Vc deeria ingressar numa agremiacao Politico Partidaria, como o Quinzao, pra fazer ativismo. O CADE, editor imparcial, encontrou indicios nos contratos do TRENSURB e do METRO DE MINAS. Mas ja sei: Minas e a terra do seu heroi, o Aecio PÓ para, governador Neves, logo, como vc e ativista, nao e adequado informar aos asnos que MINAS tambem superfaturou os contratos de TRENS.

Anônimo disse...

Mas sgabosta, e aqui, vc não fala nada é ? KKKKKKKKKKKK, pimenta é colírio nos olhos dos outros né ?
Nunca vi um cara tão incoerente que nem tu.

Anônimo disse...

Pois é MULA das 11:17! Carregas muita carga no lombo pro teu paizão Lula e tua maizona DILMA, vai se cansar com pouca alfafa que eles te dão.

Pais pastar em Cuba!






Anônimo disse...

Jumento Sgarbi, tu escreves tão mal que não tem como sequer interpretar o que estás tentando dizer. Retardado, já te disse, para de fumar essa bosta de crack e vai para manguaça, igual ao teu idolo alcagueta Barba que é um pinguço de primeira entre outras porcarias que faz.Sgarbosta, tu é a borra da ralé,anta pré histórica.

Anônimo disse...

Sgarbinet procure entrar no Site da Folha de São Paulo,Transmurb e outras estão sobre responsabilidade do Ministério das Cidades.Cada enxadada uma minhoca.A espingarda do Sgarbi é igual a do Mazzaropi,ele atira no que vê e acerta no que não vê,normalmente nos amiguinhos.

Anônimo disse...

Quem é este Carlos Sgarbi? Me parece um personagem, apenas interpretando o perfeito idiota, alienado e manipulado. Talvez escreva apenas para se divertir e obter atenção alheia, pois não é possível existir uma pessoa vivendo em total estado de entorpecimento.

Anônimo disse...

O Diretor-presidente da Trensurb Humberto Kasper (PT) não vê a concorrência realizada com preocupação, pois segundo ele a licitação, realizada em 2012, apresentou um valor de apenas R$ 244 milhões, o que dá uma média de R$ 4,0 milhões por carro. Embora na licitação tenha aparecido apenas um consórcio para fornecer trens (A Alstom deverá fornecer a quase totalidade do contrato, ficando a CAF apenas com os truques – que enorme necessidade de consórcio!!!).

Certamente a Direção da Trensurb desconhece que “O princípio da competitividade é, digamos assim, a essência da licitação, porque só podemos promover esse certame, essa disputa, onde houver competição.” Prof. Diogenes Gasparini (Advogado, Mestre e Doutor pela PUC-SP, Prof. da Escola Superior de Direito Constitucional - SP e ex Professor Titular e Professor Honoris Causa da Faculdade de Direito de São Bernardo).

E um detalhezinho: a contratação foi pelo Regime Diferenciado de Contratações – RDC, com a finalidade de ampliar a eficiência nas contratações públicas e competividade, promover a troca de experiências e tecnologia e incentivar a inovação tecnológica. Onde se enquadra e se justifica este processo de acordo com o RDC?

Anônimo disse...

Se não foram constatados neste processo de aquisição de trens pela Trensurb indício de fraude ou ocorrência de irregularidade pelos órgãos
• Controladoria-Geral da União (CGU)
• Ministério Público Federal (MPF)
• Tribunal de Contas da União (TCU)
• Conselho Fiscal da Trensurb
• Auditoria Externa da Trensurb
• Auditoria Interna da Trensurb

Será que só o CADE sabe auditar um processo como este da Trensurb?

Transparência disse...

Esclarecimento: O Diretor de Administração e Finanças é Leonardo Hoff, filiado ao PP e responsável direto por licitações.

Anônimo disse...

Não isentando de responsabilidades o Diretor de Administração e Finanças Leonardo Hoff, filiado ao PP e um estranho no ninho, mas esclarecendo que todos os cargos diretivos são ocupados pelo PT, inclusive a Auditoria Interna (Claudio Cesar Paim). E grande parte é indicado por Marco Maia.

O edital para compra dos trens foi elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento e Expansão (ocupada por Ernani da Silva Fagundes, do PT), que estabeleceu os condicionantes do edital.

Transparência disse...

Quem assinou o contrato foram Humberto Kasper (presidente da Trensurb), Leonardo Holff (Diretor de Administração e Finanças da Trensurb), Luis Fernando Ferrari e Wagner Tadeu Ribeiro (Alston), Agenor Marinho Contente Filho (CAF).
Alguém aqui neste Blog assinaria um contrato sem saber o que estaria assinando?

Transparência disse...

Não acredito que os gestores da Trensurb tenham levado propina nesta negociação, mas que são irresponsáveis com dinheiro público isso eles são. E são facilmente enrolados por empresas privadas por pura incompetência. Um exemplo é um contrato que está para ser assinado, pelos mesmos diretores, da implantação de um software, que custará a empresa a bagatela de 5 milhões de reais. É assim que são gastos os impostos que pagamos.

Transparência disse...

Geralmente, em uma empresa pública, num grande contrato, o edital de licitação é elaborado pela contratante com auxílio da contratada, porque as especificações do projeto básico são tão complicadas que eles não tem competência para fazê-lo sozinhos.
Era comum encontrar o pessoal da CAF e ALSTON nos corredores da empresa antes de sair o resultado da licitação e durante a confecção do edital. Reuniam-se cotidianamente com os dirigentes da Trensurb. Todos sabiam o que estava acontecendo inclusive o Auditor Interno.

Transparência disse...

Os diretores da TRENSURB visitaram a CAF e ALSTON seis meses antes de assinar o contrato.

Transparência disse...

É muito fácil saber quantas vezes o pessoal da CAF e da ALSTON visitaram a TRENSURB antes da assinatura do contrato e durante a confecção do edital. Eles utilizaram aviões de carreira, se hospedaram em hotéis em Porto Alegre e devem ter registros na portaria da empresa. Só não descobrem a maracutaia porque não querem. Quem sabe também poderiam interrogar os empregados que trabalham na Superintendência responsável por este contrato. É tão fácil...

Anônimo disse...

Concordo, Transparência. Mas não parece anormal que a Diretoria da Trensurb esteja especializada em contratações de vulto onde aparece apenas um proponente?

Em abril de 2011 a empresa T’Trans Sistema de Transporte S/A, foi vencedora e única participante da licitação para contratação da fabricação dos veículos do Aeromóvel. A proposta foi no valor de R$ 2.819.234,19.

Anônimo disse...

Na TRENSURB é o seguinte se botar uma lona ela vira um circo, se botar uma cerca ela vira um hospicio

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