Médico cubano não consegue entender português e é mandado embora de Bento Gonçalves

O médico cubano Luis Enrique Rodriguez Rodriguez (foto ao lado), integrante do Programa Mais Médicos, do governo federal, que atuava no município desde novembro de 2013, deixou Bento Gonçalves por não entender português. A coordenação regional do programa federal aceitou o pedido de substituição encaminhado recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ele atuava naUnidade Básica de Saúde do Bairro Vila Nova . William Faustino da Cruz, supervisor do Programa Mais Médicos vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, disse que um novo profissional será designado ao município em no máximo 30 dias.

. Além da substituição do médico cubano, Bento Gonçalves receberá mais quatro médicos do programa federal. Com a saída de Rodriguez, apenas a médica brasileira Caroline Bozzetto atende hoje no município através do Programa Mais Médicos. 

16 comentários:

Anônimo disse...

Também na gringolândia com porco can e porco ziu, o coitado tava mais perdido que cusco que caiu da mudança!!!

Anônimo disse...

É isso aí não se adptou volta para casa, por isso que o artigo publicado aqui no blog é suspeito:

"...Entre os cubanos tutelados por Vivian estão as médicas Yamila Valdes Gonzales e Yamile Mari Nin, que trabalham em postos de saúde da zona rural de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Em dezembro, o Ministério da Saúde foi avisado pela prefeitura de que Yamila e Yamile queriam desistir do programa e voltar para Cuba. Elas não se conformavam em receber menos de 1000 reais de salário, enquanto os outros dois profissionais do Mais Médicos na cidade, uma cazaque e um mexicano, ganham 10000 reais. Sem dinheiro para cobrir as despesas básicas em uma das cidades com maior custo de vida do estado, elas foram acolhidas por funcionários da prefeitura, que se revezavam para convidá-las para comer em suas casas e recebiam donativos para que pudessem mobiliar e equipar o seu apartamento, cujo aluguel é pago pelo município. Ao contrário dos médicos de outras nacionalidades, as cubanas não receberam o auxílio para as despesas de instalação previsto no programa, que varia de 10000 a 30000 reais. "Elas sofreram um impacto psicológico muito grande por causa dessa diferença de tratamento. Não havia uma semana que não reclamassem das dificuldades de viver aqui", diz Nádia Silva, coordenadora dos serviços de atenção básica da Secretaria de Saúde do município, onde um auxiliar de enfermagem recebe salário inicial de 1800 reais..."

Anônimo disse...

CONTA OUTRA, UM MÉDICO NÃO CONSEGUE FALAR PORTUGUÊS, LÍNGUA IRMÃ DO ESPANHOL, QUALQUER MOLEQUE FALA INGLÊS QUE É BEM MAIS DIFÍCIL, UM PROFISSIONAL DA ÁREA DE SAÚDE TEM A OBRIGAÇÃO DE FALAR NO MINIMO DOIS IDIOMAS, ATÉ MESMO PORQUE TODAS AS NOVIDADES VEM EM INGLÊS.



EDUARDO MENEZES

Unknown disse...

Porque vc, como a MAFIA DE BRANCO, nao relembram como o Abdelmassih, protegido pelos coleguinhas, ESTUPROU mais de 50 pacientes... Acho que este "bom" medico tapuia, deve ser o orgulho do Argolo e seus coleguinhas ne?

Anônimo disse...

sgarbi, o dono do McDonalds quer falar contigo... Vagou o cargo de palhaço, eles te querem, dizem que tu é mestre nisso.

Anônimo disse...

MAFIA DE BRANCO, com gravata e tudo está localizado no Instituto LULA. Então seu CARLOS SGARBI vá cuidar em São Paulo deste instituto antes que os teus cumpanheiros o roubem.

Unknown disse...

Anonimo das 12:57 Nao fique triste, meu caro, nossa diferenca e que vc acredita que os recursos publicos, desviados para o Ins do FHC, via "doacoes" de empresarios, vieram de Marte. Entendeu ou quer que eu desenhe? Ja eu, caro asno, acho que o dinheiro da sociedade, roubado por politicos, Min do STF, ou qualquer outro escroqui, deve ser devolvido e o ladrao punido. Entendeu novamente, anonimo?

Anônimo disse...

Independente de falar ou não o português, não se adaptou pediu para ir embora e foi. Não foi forçado a ficar como o editor insinua no caso de SC.

Anônimo disse...


Sgarbi,

Você já ganhou uma boa grana para defender o comunismo aqui no blog.

Pega teu dinheiro e vai para uma praia, e some daqui !

luiz pedro disse...

empre elogiei Bento Gonçalves participo de festas na Cidade mas acabou Bento para mim virou uma Latrina ou como dizia o Brizola Uma Cloaca..a cidade nao tem grana para contratar Medicos bem formados e apoia contratar medicos escravos de Cuba Bento virou uma MERD......

Anônimo disse...

Boa Pergunta Carlos Sgarbi,então responda por quê a polícia desse Governo não o prendeu antes dele fugir do Brasil como o Pizzolato?

Anônimo disse...

Eu acho que ele está vazando porque não é médico coisa nenhuma, e já estava muito difícil continuar enganando, só receitando dipirona!

Anônimo disse...

O Sgarbi acordou da soneca na repartição e resolveu mostrar serviço aqui no blog que ele odeia. Por que não vai para Cuba pleitear o cargo de "trocador de fraldão do Fidel"? Ah, não esquece de passar talquinho nas assaduras do velho gagá.

Anônimo disse...

" roubado por politicos, Min do STF, ou qualquer outro escroqui, deve ser devolvido e o ladrao punido"

Sejas coerente CARLOS SGARBI, NÃO SEJAS UMA MULA, deixe de doar dinheiro para o DIRCEU!

Anônimo disse...

Botaram lá um cubano que não fala português, quanto mais o bentogonçalvês

Alguns termos mais comuns do bentogonçalvês:

1- LEVAR: este verbo é 99% das vezes usado com o sentido de “trazer”. Por exemplo, se perguntarmos a alguém: Onde estão os teus livros? E a pessoa nos responder: Eu levei. Ela estará nos dizendo: Eu trouxe e eles estão comigo!

2- PENA: é uma palavra usada para se referir a um curto espaço de tempo com o significado de “recém”. Assim, ao falar: Eu pena cheguei. Se quer dizer: eu recém cheguei.

3- FAZER HORA: significa “a tempo” ou “ter tempo”. A frase: eu não fiz hora pegar o ônibus, significa que a pessoa não chegou na parada a tempo de pegar o ônibus. “Eu não vou fazer hora terminar”, significa: eu não vou terminar a tempo.

4-SE MEXER FORA: significa demandar tempo para resolver o que tem de ser resolvido. Por exemplo, essa expressão foi usada por uma aluna para dizer que pela manhã os afazeres domésticos e o atendimento às filhas demandavam muito tempo, a frase ficou assim: “Até que tu te mexe fora, já passou das nove” (da manhã).

Além dessas expressões, há uma pronúncia alterada:

5- Palavras escritas com dois erres (RR) são pronunciadas como se tivessem um e vice-versa: Assim a frase: “Uma carroça carregando areia” será pronunciada: UMA CAROÇA CAREGANDO ARREIA!

6- As palavras terminadas em OM ou ON são pronunciadas como ÃO. Assim “bom” é pronunciado BÃO, cupom é pronunciado CUPÃO, bombom é pronunciado BAMBÃO. Por outro lado, as palavras terminadas em ÃO são pronunciadas como OM ou ON: pão é pronunciado POM, sifão é pronunciado SIFOM, esfregão será dito ESFREGOM.

7- Finalmente, há certa tendência em trocar os tempos verbais, por exemplo, a frase: “Eles pegaram o trem” poderá ser dita “Eles PEGAREM o trem”, enquanto o imperativo “Esvaziem as malas” vira “ESVAZIAM as malas”.

Update:
8- PEDIR x PERGUNTAR: Outra alteração do uso de verbos é a troca do pedir pelo perguntar. Isso está se tornando menos freqüente, mas ainda é usado nas zonas rurais. Assim quando alguém quer saber que horas são ele PEDE as horas. Porém, se quiser o relógio emprestado ele PERGUNTARÁ o relógio.

9- FAZER DE MENOS: esta expressão significa, mais ou menos, um “deixar prá lá” ou “deixa estar”, mas ela é dita sempre com certa mágoa ou reprimenda no sentido de “NÃO GOSTEI, MAS NÃO ESTOU NEM AÍ PRA TI”, por exemplo, se alguém disser: “Se não quiser me emprestar então FAZ DE MENOS!” significa que não vai insistir no pedido, mas pretende pagar na mesma moeda. Também pode ser usada para aconselhar: Se não gosta do que ela te diz FAZ DE MENOS escutar! Ainda serve para comentários do tipo: Se ele não quer porque não FAZ DE MENOS?

Anônimo disse...

ESSE "MEDICO" TEM PEDIGREE POIS A LÍNGUA É PRESA...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/